No segundo semestre de 2024, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) investiu mais de 150 mil reais na modernização de salas de aula da instituição, adotando um design que favorece a aplicação de metodologias ativas. Foram instaladas 186 cadeiras nas cores amarela e azul, além de 62 mesas, distribuídas em 3 salas. A disposição dos móveis facilita a interação e o trabalho em grupo, permitindo uma maior dinamização das aulas.
A FPP prioriza o uso de metodologias ativas, onde o professor atua não apenas como um transmissor do conhecimento, mas como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. As metodologia ativas utilizadas pelos docentes da FPP são:
- PBL (Problem Based Learning) – Aprendizagem Baseada em Problemas;
- Problematização;
- CBCL (Case Based Collaborative Learning) – Aprendizagem Colaborativa Baseada em Casos;
- Ensino na Comunidade;
- Simulação Clínica;
- TBL (Team Based Learning) – Aprendizagem Baseada em Times;
- Sala de Aula Invertida.
Segundo a Profª Dra. Mariana Xavier, vice-coordenadora da graduação em Medicina, a flexibilidade no arranjo do espaço é uma das principais vantagens: “É possível mudar o layout da sala conforme a necessidade da aula. O desenho da metodologia usada oferece várias possibilidades, o que ajuda os estudantes a trabalharem em grupo e torna a aula muito mais dinâmica”, afirma a docente.
Com essa nova estrutura, as salas de metodologias ativas da FPP proporcionam aos estudantes um espaço que estimula tanto a colaboração quanto o aprendizado prático e inovador, que são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades exigidas no campo da saúde.