O periódico “Espaço para a Saúde” ocupa agora uma das mais altas categorias da avaliação nacional.
A revista científica “Espaço para a Saúde”, da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), conquistou a classificação Qualis CAPES A2, uma das mais elevadas no sistema de avaliação de periódicos científicos do Brasil. O reconhecimento, que a coloca entre os periódicos brasileiros de maior impacto da área de ensino, foi divulgado nesta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A avaliação referente ao quadriênio 2021-2024 considera critérios como a qualidade editorial, o rigor técnico da revisão por pares, a relevância científica dos artigos e o grau de internacionalização.
Para a editora-chefe da revista, professora Camila Marques, a conquista representa um avanço expressivo para a publicação. “O estrato A2 indica que a revista passou a ser reconhecida como um periódico de alto nível científico, com processos editoriais consolidados, maior visibilidade, credibilidade acadêmica e capacidade de atrair pesquisas mais competitivas, inclusive interinstitucionais e internacionais”, afirma.
A docente também enfatiza como a classificação valoriza não somente a revista, como também o campo científico. “Na prática, isso significa que os artigos publicados passam a ter maior peso nas avaliações da CAPES, o que também fortalece os programas de pós-graduação, valoriza os pesquisadores e amplia o alcance da produção científica”, salienta.
Agora, a perspectiva para os próximos anos é conquistar a visibilidade global do periódico. “Estamos trabalhando para isso: a revista já está em dois idiomas no site, estamos publicando os artigos em português e em inglês, contamos com a participação de revisores internacionais de todos os continentes.. E com isso a revista passa a receber submissões de artigos de outros países”, conclui Camila.
Criada na década de 1980 por pesquisadores paranaenses, a Revista Espaço para a Saúde consolidou-se como um espaço importante para reflexões na área de Saúde Coletiva. Desde 2018, o periódico é publicado pela FPP e reúne artigos originais, de revisão, relatos de experiência e ensaios.