O Programa

No Programa, antes dos objetivos: O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde (PECS) – tem como missão preparar profissionais de saúde para a docência, seguindo os preceitos contemporâneos da educação e saúde, a fim de que possam desenvolver pesquisas e ações estratégicas a partir de referenciais críticos e analíticos, aprimorando tanto o ensino quanto a pesquisa na área.

Objetivos do Programa

O objetivo é valorizar a formação de professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde. 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde tem como compromisso:

I. Formar docentes e pesquisadores para atuar no desenvolvimento de cursos de graduação e de pós-graduação da área da saúde;

II. Produzir conhecimento na área de ensino na saúde por meio da realização de pesquisas e Dissertações de Mestrado;

III. Apoiar o desenvolvimento científico-tecnológico e de inovações no campo do ensino das profissões de saúde.

Área de Concentração:

Ensino e Gestão nas Ciências da Saúde

A área de concentração visa pesquisar o Ensino nas Ciências da Saúde, considerando-se os processos de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais a partir do panorama brasileiro e mundial, a dinâmica das graduações em saúde no Brasil e o Global Consensus for Social Accountability of Medical Schools.

Os objetos de estudo partem dos paradigmas educacionais e das teorias de aprendizagem e avaliação, perpassam espaços de aprendizagem, formas de organização curricular e chegam à formação em docência universitária na área da Saúde. Intenciona também, investigar e compreender os desafios na organização e na gestão das instituições de ensino superior, em especial a gestão acadêmica do ensino de graduação e pós-graduação em tempos de mudança da sociedade. Aprofunda-se nos desafios e potencialidades das novas modalidades de gestão relacionadas à academia e aos serviços de saúde, nas estratégias de articulação entre ensino, serviços e comunidade, nas modalidades da educação permanente e nas parcerias público-privadas e com organizações do Terceiro Setor.

 

Linhas de Pesquisa:

I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde

A Linha de Pesquisa propõe investigar e compreender as concepções teóricas e as práticas educacionais e pedagógicas aplicadas na área da Saúde. Os objetos de estudo são as diferentes concepções que embasam os referenciais curriculares, seu planejamento, implantação, desenvolvimento e implementações necessárias, como uma construção social do conhecimento, articulado com a formação acadêmica e o profissionalismo que se pretende. Busca referencial na construção de abordagens pedagógicas significativas e estratégias ativas de ensino-aprendizagem na perspectiva de produção de novos saberes necessários à formação para o trabalho em saúde. Mais qualificado e com maior cientificidade. Investiga o sistema de avaliação articulado com o processo de ensino e de aprendizagem visto como um trinômio, considerando a avaliação como um processo de continuidade e de constante reorganização de programas, projetos pedagógicos e do ensino. São consideradas na convergência desta linha as investigações sobre a pesquisa, a formação e a prática docente, com ênfase nas novas formas de relação institucional e no Mérito Acadêmico como proposta de valorização do ensino no contexto universitário. Ainda, incluem-se as pesquisas sobre o profissionalismo, a qualidade de vida, empatia, ansiedade e suporte aos estudantes e professores no processo de autocuidado e de cuidar do outro.

 

II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre o processo de educação na prática profissional. Serão acolhidas e estimuladas as pesquisas voltadas aos processos de mobilização das potencialidades dos profissionais de saúde e análise das estratégias de formação continuada e permanente e implantação de práticas educativas tanto nos serviços de saúde quanto no contexto acadêmico. Fazem parte dos elementos estruturantes dessa linha de pesquisa, as reflexões dos processos pedagógicos individuais e coletivos para o desenvolvimento de trabalhadores, com ênfase na análise de impactos nos modelos de atenção à saúde, nas práticas profissionais e suas consequências e na própria organização, com ênfase na interprofissionalidade, autonomia e segurança do paciente. Serão consideradas as influências dos espaços formativos de prática e a exposição ao cotidiano profissional na geração de inovações curriculares dentro das instituições formadoras como alvo de produção de conhecimentos, além da análise das políticas de educação e saúde com ênfase nos processos formadores em serviço.

 

III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde

A linha propõe apoiar as práticas inovadoras na gestão da academia e dos serviços de saúde, promovendo projetos que sistematizam reflexões sobre experiências e aprofundem análises da literatura, gerando conhecimentos relevantes. É um espaço de acolhimento para os profissionais envolvidos nos projetos e processos de mudança, tanto na formação profissional como na prestação de cuidados de saúde, que tenham inquietações em torno de lacunas de conhecimento e disposição para enfrentá-las. Dizem respeito ao papel do planejamento estratégico na gestão, o desenvolvimento de lideranças, a comunicação, a disseminação e o trabalho em rede como conceitos e estratégias intrínsecas à gestão comprometida com as mudanças. Em especial as mudanças acadêmicas voltadas à implantação das DCN e aos novos modelos de atenção à saúde. Nesse campo, existem contribuições provenientes da área do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação (C,T&I) que deverão ser incorporadas. As modalidades de gestão nas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, e os desafios da construção de Redes de Saúde-Escola são temas que enriquecem a Linha.

Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde se preocupa em seguir os conceitos próprios a este tema, processos pedagógicos adequados a sua peculiaridade, metodologias de ensino adaptadas à complexidade das ações em saúde. O conceito é 4.

Em 2010, a CAPES lançou o Pró-Ensino na Saúde com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de pesquisas na área. A Faculdades Pequeno Príncipe, selecionada em um projeto em Rede que conta também com as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Estadual de Londrina (UEL), criou a linha de pesquisa em Ensino na Saúde. Na mesma época, foi criado e registrado no CNPQ o grupo PENSA (Pesquisa em Educação na Saúde). Com isso, houve um fortalecimento da produção de artigos científicos dessas três instituições.

A extensa procura pela linha de pesquisa e a consistência do grupo de pesquisa PENSA, levaram à criação do Programa que tem por objetivo valorizar a formação do professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde, do modelo de trabalho em rede e do estímulo interpessoal como potencializadores da produção individual e coletiva, levando à condição necessária para consolidação das mudanças na atuação e contribuindo para novos conhecimentos no SUS.

Coordenação do Programa

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof.ª Dr.ª Rosiane Guetter Mello

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Izabel Cristina Meister Martins Coelho

Vice-Coordenação: Prof.ª Dr.ª Leide da Conceição Sanches

Secretária: Simone Capinski

Contato: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br

Informativos

 BOLSA TÉCNICO PARA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE INOVAÇÃOE EMPREENDEDORISMO (NIE FPP)
BOLSA TÉCNICO PARA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE INOVAÇÃOE EMPREENDEDORISMO (NIE FPP)

01 de março de 2024

Saiba Mais
 Processo Seletivo para Docentes Edital 22/2023 – Resultado Final
Processo Seletivo para Docentes Edital 22/2023 – Resultado Final

29 novembro de 2023

Saiba Mais
 Retificação do Edital 22/2023 – ALTERAÇÃO DE DATA DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES
Retificação do Edital 22/2023 – ALTERAÇÃO DE DATA DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES

7 novembro de 2023

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Processo Seletivo

  • As inscrições para o processo seletivo serão abertas mediante edital elaborado pela comissão de seleção do Programa.

– No edital constarão as normas de inscrição e seleção, a documentação exigida, o número de vagas, as formas de avaliação, o cronograma das atividades, a natureza e os critérios das avaliações e de classificação e demais instruções que se façam necessárias.

– A inscrição do candidato portador de diploma de curso superior em instituição estrangeira está sujeita à apresentação de aprovação no processo de reconhecimento e/ou reavaliação de equivalência.

 

Documentos necessários (deverão ser anexados no ato da inscrição para o processo seletivo, digitalizados em arquivo pdf e legíveis)

– Ficha de inscrição preenchida e assinada;

– Certidão de Nascimento ou Casamento;

– RG e CPF (não serão aceitos outros documentos);

– Título de Eleitor;

– Certificado de Reservista (quando couber);

– Comprovante de Residência;

– Histórico Escolar da Graduação;

– Diploma de Graduação ou documento comprobatório de conclusão de Curso (frente e verso – a expedição do diploma de Mestrado será realizada mediante a apresentação do diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação);

– Certificado de suficiência em inglês (quando houver);

– Currículo Lattes em pdf (não serão aceitos outros currículos);

 

Etapas do processo seletivo

– Avaliação das competências do candidato, por meio de diferentes métodos (prova, portfólio, Memorial ou carta de intenção), definidos pela comissão de seleção;

– Análise e pontuação do Currículo Lattes do candidato;

– Entrevista;

– Exame de Suficiência em inglês.

  • A seleção será válida para matrícula somente no período letivo para o qual o candidato for aprovado.

 

Informações sobre a matrícula

  • O candidato aprovado e classificado no processo seletivo deverá realizar sua matrícula dentro dos prazos fixados pelo edital vigente.

– A matrícula deverá ser realizada pelo site da IES.

– A não efetivação da matrícula no prazo determinado implica na desistência do candidato, que perderá todos os direitos adquiridos pela aprovação e classificação no processo seletivo.

– Para a realização de inscrição em disciplinas é necessária a completa efetivação da matrícula, exceto em casos especiais previamente autorizados pelo colegiado.

  • A matrícula será efetivada mediante o envio dos documentos exigidos pelo edital (anexar fotocópia simples legível digitalizada em arquivo pdf), aceite do contrato de prestação de serviços e pagamento da taxa de matrícula (equivalente à primeira parcela).

 

Duração do curso

24 meses

 

Periodicidade

Atividades remotas síncronas → Sala de Aula Invertida, Discussão de Casos e Pesquisas – Aulas quinzenais: sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 8h às 12h

Atividades práticas → Metodologias Ativas – 1 x a cada 30 ou 45 dias: sexta-feira, das 18h às 22h e sábado, das 8h às 12h – 13h às 17h

 

Créditos

  • O estudante de mestrado deverá completar o mínimo de 35 créditos (420 horas), sendo 20 créditos com disciplinas obrigatórias, 10 créditos com a apresentação da dissertação e 5 créditos obtidos através de disciplinas optativas, grupos de pesquisa e atividades complementares, além disso, deverá produzir artigos e/ou livros/capítulos de livros relacionados a sua dissertação/pesquisa, em parceria com seu orientador.

 

Local

Campus Curitiba

 

Investimento

30 mensalidades de R$2.090,00

(Valor válido para 2024)

 

Registre seu interesse: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br

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