Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde

Inscrições Prorrogadas até 06/12/2024

Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde (PECS) se preocupa em seguir os conceitos próprios a este tema, processos pedagógicos adequados a sua peculiaridade, metodologias de ensino adaptadas à complexidade das ações em saúde. O conceito é 4.

Em 2010, a CAPES lançou o Pró-Ensino na Saúde com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de pesquisas na área. A Faculdades Pequeno Príncipe, selecionada em um projeto em Rede que conta também com as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Estadual de Londrina (UEL), criou a linha de pesquisa em Ensino na Saúde. Na mesma época, foi criado e registrado no CNPQ o grupo PENSA (Pesquisa em Educação na Saúde). Com isso, houve um fortalecimento da produção de artigos científicos dessas três instituições.

A extensa procura pela linha de pesquisa e a consistência do grupo de pesquisa PENSA, levaram à criação do Programa que tem por objetivo valorizar a formação do professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde, do modelo de trabalho em rede e do estímulo interpessoal como potencializadores da produção individual e coletiva, levando à condição necessária para consolidação das mudanças na atuação e contribuindo para novos conhecimentos no SUS.

O Programa tem como missão preparar profissionais de saúde para a docência, seguindo os preceitos contemporâneos da educação e saúde, a fim de que possam desenvolver pesquisas e ações estratégicas a partir de referenciais críticos e analíticos, aprimorando tanto o ensino quanto a pesquisa na área.

Objetivos

O objetivo principal é valorizar a formação de professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde. 

Compromissos essenciais:

I. Formar docentes e pesquisadores para atuar no desenvolvimento de cursos de graduação e de pós-graduação da área da saúde;

II. Produzir conhecimento na área de ensino na saúde por meio da realização de pesquisas e Dissertações de Mestrado;

III. Apoiar o desenvolvimento científico-tecnológico e de inovações no campo do ensino das profissões de saúde.

Área de Concentração

Ensino e Gestão nas Ciências da Saúde

A área de concentração visa pesquisar o Ensino nas Ciências da Saúde, considerando-se os processos de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais a partir do panorama brasileiro e mundial, a dinâmica das graduações em saúde no Brasil e o Global Consensus for Social Accountability of Medical Schools.

Os objetos de estudo partem dos paradigmas educacionais e das teorias de aprendizagem e avaliação, perpassam espaços de aprendizagem, formas de organização curricular e chegam à formação em docência universitária na área da Saúde. Intenciona também, investigar e compreender os desafios na organização e na gestão das instituições de ensino superior, em especial a gestão acadêmica do ensino de graduação e pós-graduação em tempos de mudança da sociedade. Aprofunda-se nos desafios e potencialidades das novas modalidades de gestão relacionadas à academia e aos serviços de saúde, nas estratégias de articulação entre ensino, serviços e comunidade, nas modalidades da educação permanente e nas parcerias público-privadas e com organizações do Terceiro Setor.

Linhas de Pesquisa

I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde

A Linha de Pesquisa propõe investigar e compreender as concepções teóricas e as práticas educacionais e pedagógicas aplicadas na área da Saúde. Os objetos de estudo são as diferentes concepções que embasam os referenciais curriculares, seu planejamento, implantação, desenvolvimento e implementações necessárias, como uma construção social do conhecimento, articulado com a formação acadêmica e o profissionalismo que se pretende. Busca referencial na construção de abordagens pedagógicas significativas e estratégias ativas de ensino-aprendizagem na perspectiva de produção de novos saberes necessários à formação para o trabalho em saúde. Mais qualificado e com maior cientificidade. Investiga o sistema de avaliação articulado com o processo de ensino e de aprendizagem visto como um trinômio, considerando a avaliação como um processo de continuidade e de constante reorganização de programas, projetos pedagógicos e do ensino. São consideradas na convergência desta linha as investigações sobre a pesquisa, a formação e a prática docente, com ênfase nas novas formas de relação institucional e no Mérito Acadêmico como proposta de valorização do ensino no contexto universitário. Ainda, incluem-se as pesquisas sobre o profissionalismo, a qualidade de vida, empatia, ansiedade e suporte aos estudantes e professores no processo de autocuidado e de cuidar do outro.

 

II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre o processo de educação na prática profissional. Serão acolhidas e estimuladas as pesquisas voltadas aos processos de mobilização das potencialidades dos profissionais de saúde e análise das estratégias de formação continuada e permanente e implantação de práticas educativas tanto nos serviços de saúde quanto no contexto acadêmico. Fazem parte dos elementos estruturantes dessa linha de pesquisa, as reflexões dos processos pedagógicos individuais e coletivos para o desenvolvimento de trabalhadores, com ênfase na análise de impactos nos modelos de atenção à saúde, nas práticas profissionais e suas consequências e na própria organização, com ênfase na interprofissionalidade, autonomia e segurança do paciente. Serão consideradas as influências dos espaços formativos de prática e a exposição ao cotidiano profissional na geração de inovações curriculares dentro das instituições formadoras como alvo de produção de conhecimentos, além da análise das políticas de educação e saúde com ênfase nos processos formadores em serviço.

 

III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde

A linha propõe apoiar as práticas inovadoras na gestão da academia e dos serviços de saúde, promovendo projetos que sistematizam reflexões sobre experiências e aprofundem análises da literatura, gerando conhecimentos relevantes. É um espaço de acolhimento para os profissionais envolvidos nos projetos e processos de mudança, tanto na formação profissional como na prestação de cuidados de saúde, que tenham inquietações em torno de lacunas de conhecimento e disposição para enfrentá-las. Dizem respeito ao papel do planejamento estratégico na gestão, o desenvolvimento de lideranças, a comunicação, a disseminação e o trabalho em rede como conceitos e estratégias intrínsecas à gestão comprometida com as mudanças. Em especial as mudanças acadêmicas voltadas à implantação das DCN e aos novos modelos de atenção à saúde. Nesse campo, existem contribuições provenientes da área do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação (C,T&I) que deverão ser incorporadas. As modalidades de gestão nas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, e os desafios da construção de Redes de Saúde-Escola são temas que enriquecem a Linha.

Perfil do Egresso

O perfil do profissional que o curso pretende formar abrange as competências para participar, propor e pesquisar novas propostas e desafios do ensino na área da saúde, desde a efetiva implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nas carreiras da área da Saúde, até as condições de liderar iniciativas e movimentos voltados ao fortalecimento da área de Ensino das Ciências na Saúde, as quais podem promover intervenções no cenário nacional e internacional.

Ao final do curso, espera-se que o profissional esteja habilitado para desempenhar funções compatíveis à sua formação acadêmica, elaborar trabalhos científicos para publicações especializadas, e interpretar, avaliar e propor ações para a mitigação de problemas na área do ensino e da saúde.

Docentes

Processo Seletivo

Comissão de Seleção

A comissão de seleção será composta pelo coordenador e por professores representantes de cada linha de pesquisa ou seus suplentes. Os membros da Comissão de Seleção terão mandato de um ano, sendo obrigatória a renovação de 50% (cinquenta por cento) dos seus membros, por mais um ano.

Atribuições da Comissão de Seleção:

I. Elaborar o edital para o processo seletivo e submetê-lo ao colegiado;
II. Proceder à seleção dos candidatos, segundo normas constantes no edital de seleção e
outras normas vigentes;
III. Encaminhar ao colegiado as atas com o resultado do processo seletivo para apreciação
e homologação.

 

– As inscrições para o processo seletivo serão abertas mediante edital elaborado pela comissão de seleção do Programa.

– No edital constarão as normas de inscrição e seleção, a documentação exigida, o número de vagas, as formas de avaliação, o cronograma das atividades, a natureza e os critérios das avaliações e de classificação e demais instruções que se façam necessárias.

– A inscrição do candidato portador de diploma de curso superior em instituição estrangeira está sujeita à apresentação de aprovação no processo de reconhecimento e/ou reavaliação de equivalência.

 

Documentos necessários (deverão ser anexados no ato da inscrição para o processo seletivo, digitalizados em arquivo pdf e legíveis)

– Ficha de inscrição preenchida e assinada;

– Certidão de Nascimento ou Casamento;

– RG e CPF (não serão aceitos outros documentos);

– Título de Eleitor;

– Certificado de Reservista (quando couber);

– Comprovante de Residência;

– Histórico Escolar da Graduação;

– Diploma de Graduação ou documento comprobatório de conclusão de Curso (frente e verso – a expedição do diploma de Mestrado será realizada mediante a apresentação do diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação);

– Certificado de suficiência em inglês (quando houver);

– Currículo Lattes em pdf (não serão aceitos outros currículos);

 

Etapas do processo seletivo

– Avaliação das competências do candidato(a), por meio de diferentes métodos (prova, portfólio, Memorial ou carta de intenção), definidos pela comissão de seleção;

– Análise e pontuação do Currículo Lattes do candidato(a);

– Entrevista;

– Exame de Suficiência em inglês.

  • A seleção será válida para matrícula somente no período letivo para o qual o candidato for aprovado.

 

Informações sobre a matrícula

  • O candidato aprovado e classificado no processo seletivo deverá realizar sua matrícula dentro dos prazos fixados pelo edital vigente.

– A matrícula deverá ser realizada pelo site da IES.

– A não efetivação da matrícula no prazo determinado implica na desistência do candidato, que perderá todos os direitos adquiridos pela aprovação e classificação no processo seletivo.

  • A matrícula será efetivada mediante o envio dos documentos exigidos pelo edital (anexar fotocópia simples legível digitalizada em arquivo pdf), aceite do contrato de prestação de serviços e pagamento da taxa de matrícula (equivalente à primeira parcela).

Informações sobre o Curso de Mestrado

Duração do curso: 24 meses

 

Periodicidade

Atividades remotas síncronas → Sala de Aula Invertida, Discussão de Casos e Pesquisas – Aulas quinzenais: sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 8h às 12h

Atividades práticas → Metodologias Ativas – 1 x a cada 30 ou 45 dias: sexta-feira, das 18h às 22h e sábado, das 8h às 12h – 13h às 17h

 

Créditos

  • O estudante de mestrado deverá completar o mínimo de 35 créditos (420 horas), sendo 20 créditos com disciplinas obrigatórias, 10 créditos com a apresentação da dissertação e 5 créditos obtidos através de disciplinas optativas, grupos de pesquisa e atividades complementares, além disso, deverá produzir artigos e/ou livros/capítulos de livros relacionados a sua dissertação/pesquisa, em parceria com seu orientador.

 

Investimento

30 mensalidades de R$2.184,00

(Valor válido para 2025)

 

Local: Campus Curitiba

 

Registre seu interesse: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br

Titulados

Confira os titulados pela FPP
Confira os titulados pela FPP
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Documentos

Regimento do Curso de Mestrado
Regimento do Curso de Mestrado
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Matriz Curricular
Matriz Curricular
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Coordenação do Programa

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof.ª Dr.ª Rosiane Guetter Mello

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Izabel Cristina Meister Martins Coelho

Vice-Coordenação: Prof.ª Dr.ª Leide da Conceição Sanches

Secretária: Ma. Simone Capinski

Contato: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br

Sites de Interesse

 CAPES
CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da Pós-Graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

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PLATAFORMA SUCUPIRA
PLATAFORMA SUCUPIRA

Sistema de coleta de informações, análises e avaliações a serem utilizadas como base padronizadora do Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileira. A Plataforma disponibiliza informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.

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PLATAFORMA BRASIL
PLATAFORMA BRASIL

Ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

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CAPES PERIÓDICOS
CAPES PERIÓDICOS

Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor.

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COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA
COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades Pequeno Príncipe tem por competência avaliar projetos de pesquisas que envolvem seres humanos, acompanhar sua execução e promover a reflexão ética entre todos os envolvidos.

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 CNPq
CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil.

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GRUPO DE PESQUISA PENSA
GRUPO DE PESQUISA PENSA

Importante espaço para o amadurecimento dos projetos de pesquisa dos mestrandos e também para a formação inicial de pesquisadores ainda não vinculados ao Programa. Continua sendo um espaço aberto aos profissionais e estudantes, principalmente de Pós-Graduação de outras instituições.

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Informativos

 BOLSA TÉCNICO PARA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE INOVAÇÃOE EMPREENDEDORISMO (NIE FPP)
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01 de março de 2024

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 Processo Seletivo para Docentes Edital 22/2023 – Resultado Final
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29 novembro de 2023

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 Retificação do Edital 22/2023 – ALTERAÇÃO DE DATA DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES
Retificação do Edital 22/2023 – ALTERAÇÃO DE DATA DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES

7 novembro de 2023

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#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Amplo Centro de Convivência e Alimentação
  • Ambulatório Interprofissional Próprio
  • Laboratórios Interativos
  • Equipamentos e Simuladores de Última Geração

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