Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde
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O Programa
No Programa, antes dos objetivos: O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde (PECS) – tem como missão preparar profissionais de saúde para a docência, seguindo os preceitos contemporâneos da educação e saúde, a fim de que possam desenvolver pesquisas e ações estratégicas a partir de referenciais críticos e analíticos, aprimorando tanto o ensino quanto a pesquisa na área.
Objetivos do Programa
O objetivo é valorizar a formação de professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde tem como compromisso:
I. Formar docentes e pesquisadores para atuar no desenvolvimento de cursos de graduação e de pós-graduação da área da saúde;
II. Produzir conhecimento na área de ensino na saúde por meio da realização de pesquisas e Dissertações de Mestrado;
III. Apoiar o desenvolvimento científico-tecnológico e de inovações no campo do ensino das profissões de saúde.
Área de Concentração:
Ensino e Gestão nas Ciências da Saúde
A área de concentração visa pesquisar o Ensino nas Ciências da Saúde, considerando-se os processos de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais a partir do panorama brasileiro e mundial, a dinâmica das graduações em saúde no Brasil e o Global Consensus for Social Accountability of Medical Schools.
Os objetos de estudo partem dos paradigmas educacionais e das teorias de aprendizagem e avaliação, perpassam espaços de aprendizagem, formas de organização curricular e chegam à formação em docência universitária na área da Saúde. Intenciona também, investigar e compreender os desafios na organização e na gestão das instituições de ensino superior, em especial a gestão acadêmica do ensino de graduação e pós-graduação em tempos de mudança da sociedade. Aprofunda-se nos desafios e potencialidades das novas modalidades de gestão relacionadas à academia e aos serviços de saúde, nas estratégias de articulação entre ensino, serviços e comunidade, nas modalidades da educação permanente e nas parcerias público-privadas e com organizações do Terceiro Setor.
Linhas de Pesquisa:
I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde
A Linha de Pesquisa propõe investigar e compreender as concepções teóricas e as práticas educacionais e pedagógicas aplicadas na área da Saúde. Os objetos de estudo são as diferentes concepções que embasam os referenciais curriculares, seu planejamento, implantação, desenvolvimento e implementações necessárias, como uma construção social do conhecimento, articulado com a formação acadêmica e o profissionalismo que se pretende. Busca referencial na construção de abordagens pedagógicas significativas e estratégias ativas de ensino-aprendizagem na perspectiva de produção de novos saberes necessários à formação para o trabalho em saúde. Mais qualificado e com maior cientificidade. Investiga o sistema de avaliação articulado com o processo de ensino e de aprendizagem visto como um trinômio, considerando a avaliação como um processo de continuidade e de constante reorganização de programas, projetos pedagógicos e do ensino. São consideradas na convergência desta linha as investigações sobre a pesquisa, a formação e a prática docente, com ênfase nas novas formas de relação institucional e no Mérito Acadêmico como proposta de valorização do ensino no contexto universitário. Ainda, incluem-se as pesquisas sobre o profissionalismo, a qualidade de vida, empatia, ansiedade e suporte aos estudantes e professores no processo de autocuidado e de cuidar do outro.
II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre o processo de educação na prática profissional. Serão acolhidas e estimuladas as pesquisas voltadas aos processos de mobilização das potencialidades dos profissionais de saúde e análise das estratégias de formação continuada e permanente e implantação de práticas educativas tanto nos serviços de saúde quanto no contexto acadêmico. Fazem parte dos elementos estruturantes dessa linha de pesquisa, as reflexões dos processos pedagógicos individuais e coletivos para o desenvolvimento de trabalhadores, com ênfase na análise de impactos nos modelos de atenção à saúde, nas práticas profissionais e suas consequências e na própria organização, com ênfase na interprofissionalidade, autonomia e segurança do paciente. Serão consideradas as influências dos espaços formativos de prática e a exposição ao cotidiano profissional na geração de inovações curriculares dentro das instituições formadoras como alvo de produção de conhecimentos, além da análise das políticas de educação e saúde com ênfase nos processos formadores em serviço.
III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde
A linha propõe apoiar as práticas inovadoras na gestão da academia e dos serviços de saúde, promovendo projetos que sistematizam reflexões sobre experiências e aprofundem análises da literatura, gerando conhecimentos relevantes. É um espaço de acolhimento para os profissionais envolvidos nos projetos e processos de mudança, tanto na formação profissional como na prestação de cuidados de saúde, que tenham inquietações em torno de lacunas de conhecimento e disposição para enfrentá-las. Dizem respeito ao papel do planejamento estratégico na gestão, o desenvolvimento de lideranças, a comunicação, a disseminação e o trabalho em rede como conceitos e estratégias intrínsecas à gestão comprometida com as mudanças. Em especial as mudanças acadêmicas voltadas à implantação das DCN e aos novos modelos de atenção à saúde. Nesse campo, existem contribuições provenientes da área do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação (C,T&I) que deverão ser incorporadas. As modalidades de gestão nas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, e os desafios da construção de Redes de Saúde-Escola são temas que enriquecem a Linha.
Histórico do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde se preocupa em seguir os conceitos próprios a este tema, processos pedagógicos adequados a sua peculiaridade, metodologias de ensino adaptadas à complexidade das ações em saúde. O conceito é 4.
Em 2010, a CAPES lançou o Pró-Ensino na Saúde com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de pesquisas na área. A Faculdades Pequeno Príncipe, selecionada em um projeto em Rede que conta também com as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Estadual de Londrina (UEL), criou a linha de pesquisa em Ensino na Saúde. Na mesma época, foi criado e registrado no CNPQ o grupo PENSA (Pesquisa em Educação na Saúde). Com isso, houve um fortalecimento da produção de artigos científicos dessas três instituições.
A extensa procura pela linha de pesquisa e a consistência do grupo de pesquisa PENSA, levaram à criação do Programa que tem por objetivo valorizar a formação do professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde, do modelo de trabalho em rede e do estímulo interpessoal como potencializadores da produção individual e coletiva, levando à condição necessária para consolidação das mudanças na atuação e contribuindo para novos conhecimentos no SUS.
Coordenação do Programa
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof.ª Dr.ª Rosiane Guetter Mello
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Izabel Cristina Meister Martins Coelho
Vice-Coordenação: Prof.ª Dr.ª Leide da Conceição Sanches
Secretária: Simone Capinski
Contato: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br
Informativos
![BOLSA TÉCNICO PARA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE INOVAÇÃOE EMPREENDEDORISMO (NIE FPP)](https://fpp.edu.br/wp-content/uploads/2024/02/fi-rr-notebook-1.png)
BOLSA TÉCNICO PARA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE INOVAÇÃOE EMPREENDEDORISMO (NIE FPP)
01 de março de 2024
Saiba Mais![Retificação do Edital 22/2023 – ALTERAÇÃO DE DATA DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES](https://fpp.edu.br/wp-content/uploads/2024/02/fi-rr-notebook-1.png)
Retificação do Edital 22/2023 – ALTERAÇÃO DE DATA DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES
7 novembro de 2023
Saiba MaisProcesso Seletivo
- As inscrições para o processo seletivo serão abertas mediante edital elaborado pela comissão de seleção do Programa.
– No edital constarão as normas de inscrição e seleção, a documentação exigida, o número de vagas, as formas de avaliação, o cronograma das atividades, a natureza e os critérios das avaliações e de classificação e demais instruções que se façam necessárias.
– A inscrição do candidato portador de diploma de curso superior em instituição estrangeira está sujeita à apresentação de aprovação no processo de reconhecimento e/ou reavaliação de equivalência.
Documentos necessários (deverão ser anexados no ato da inscrição para o processo seletivo, digitalizados em arquivo pdf e legíveis)
– Ficha de inscrição preenchida e assinada;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– RG e CPF (não serão aceitos outros documentos);
– Título de Eleitor;
– Certificado de Reservista (quando couber);
– Comprovante de Residência;
– Histórico Escolar da Graduação;
– Diploma de Graduação ou documento comprobatório de conclusão de Curso (frente e verso – a expedição do diploma de Mestrado será realizada mediante a apresentação do diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação);
– Certificado de suficiência em inglês (quando houver);
– Currículo Lattes em pdf (não serão aceitos outros currículos);
Etapas do processo seletivo
– Avaliação das competências do candidato, por meio de diferentes métodos (prova, portfólio, Memorial ou carta de intenção), definidos pela comissão de seleção;
– Análise e pontuação do Currículo Lattes do candidato;
– Entrevista;
– Exame de Suficiência em inglês.
- A seleção será válida para matrícula somente no período letivo para o qual o candidato for aprovado.
Informações sobre a matrícula
- O candidato aprovado e classificado no processo seletivo deverá realizar sua matrícula dentro dos prazos fixados pelo edital vigente.
– A matrícula deverá ser realizada pelo site da IES.
– A não efetivação da matrícula no prazo determinado implica na desistência do candidato, que perderá todos os direitos adquiridos pela aprovação e classificação no processo seletivo.
– Para a realização de inscrição em disciplinas é necessária a completa efetivação da matrícula, exceto em casos especiais previamente autorizados pelo colegiado.
- A matrícula será efetivada mediante o envio dos documentos exigidos pelo edital (anexar fotocópia simples legível digitalizada em arquivo pdf), aceite do contrato de prestação de serviços e pagamento da taxa de matrícula (equivalente à primeira parcela).
Duração do curso
24 meses
Periodicidade
Atividades remotas síncronas → Sala de Aula Invertida, Discussão de Casos e Pesquisas – Aulas quinzenais: sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 8h às 12h
Atividades práticas → Metodologias Ativas – 1 x a cada 30 ou 45 dias: sexta-feira, das 18h às 22h e sábado, das 8h às 12h – 13h às 17h
Créditos
- O estudante de mestrado deverá completar o mínimo de 35 créditos (420 horas), sendo 20 créditos com disciplinas obrigatórias, 10 créditos com a apresentação da dissertação e 5 créditos obtidos através de disciplinas optativas, grupos de pesquisa e atividades complementares, além disso, deverá produzir artigos e/ou livros/capítulos de livros relacionados a sua dissertação/pesquisa, em parceria com seu orientador.
Local
Campus Curitiba
Investimento
30 mensalidades de R$2.090,00
(Valor válido para 2024)
Registre seu interesse: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br
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