Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde

Histórico do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde (PECS) se preocupa em seguir os conceitos próprios a este tema, processos pedagógicos adequados a sua peculiaridade, metodologias de ensino adaptadas à complexidade das ações em saúde. O conceito é 4.
Em 2010, a CAPES lançou o Pró-Ensino na Saúde com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de pesquisas na área. A Faculdades Pequeno Príncipe, selecionada em um projeto em Rede que conta também com as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Estadual de Londrina (UEL), criou a linha de pesquisa em Ensino na Saúde. Na mesma época, foi criado e registrado no CNPQ o grupo PENSA (Pesquisa em Educação na Saúde). Com isso, houve um fortalecimento da produção de artigos científicos dessas três instituições.
A extensa procura pela linha de pesquisa e a consistência do grupo de pesquisa PENSA, levaram à criação do Programa que tem por objetivo valorizar a formação do professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde, do modelo de trabalho em rede e do estímulo interpessoal como potencializadores da produção individual e coletiva, levando à condição necessária para consolidação das mudanças na atuação e contribuindo para novos conhecimentos no SUS.
O Programa tem como missão preparar profissionais de saúde para a docência, seguindo os preceitos contemporâneos da educação e saúde, a fim de que possam desenvolver pesquisas e ações estratégicas a partir de referenciais críticos e analíticos, aprimorando tanto o ensino quanto a pesquisa na área.
Objetivos
O objetivo principal é valorizar a formação de professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde.
Compromissos essenciais:
-Promover a produção de conhecimento sobre os desafios e as experiências de ensino nas ciências da saúde;
-Valorizar a visão bioética, antropológica e humanista com foco na diversidade e inclusão na formação de pesquisadores/educadores;
-Desenhar e propor projetos de pesquisa inovadores no ensino, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local;
-Coordenar e executar o desenvolvimento de linhas de pesquisa estratégicas no ensino na saúde;
-Aprofundar as concepções teóricas da área, buscando explicar os fenômenos observados na área do ensino em saúde;
-Desenvolver competências para a pesquisa em diversos contextos de ensino e saúde;
-Qualificar o programa para alcançar o nível de doutorado.
Área de Concentração
Ensino e Gestão nas Ciências da Saúde
A área de concentração visa pesquisar o Ensino nas Ciências da Saúde, considerando-se os processos de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais a partir do panorama brasileiro e mundial, a dinâmica das graduações em saúde no Brasil e o Global Consensus for Social Accountability of Medical Schools.
Os objetos de estudo partem dos paradigmas educacionais e das teorias de aprendizagem e avaliação, perpassam espaços de aprendizagem, formas de organização curricular e chegam à formação em docência universitária na área da Saúde. Intenciona também, investigar e compreender os desafios na organização e na gestão das instituições de ensino superior, em especial a gestão acadêmica do ensino de graduação e pós-graduação em tempos de mudança da sociedade. Aprofunda-se nos desafios e potencialidades das novas modalidades de gestão relacionadas à academia e aos serviços de saúde, nas estratégias de articulação entre ensino, serviços e comunidade, nas modalidades da educação permanente e nas parcerias público-privadas e com organizações do Terceiro Setor.
Linhas de Pesquisa
I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde
A Linha de Pesquisa propõe investigar e compreender as concepções teóricas e as práticas educacionais e pedagógicas aplicadas na área da Saúde. Os objetos de estudo são as diferentes concepções que embasam os referenciais curriculares, seu planejamento, implantação, desenvolvimento e implementações necessárias, como uma construção social do conhecimento, articulado com a formação acadêmica e o profissionalismo que se pretende. Busca referencial na construção de abordagens pedagógicas significativas e estratégias ativas de ensino-aprendizagem na perspectiva de produção de novos saberes necessários à formação para o trabalho em saúde. Mais qualificado e com maior cientificidade. Investiga o sistema de avaliação articulado com o processo de ensino e de aprendizagem visto como um trinômio, considerando a avaliação como um processo de continuidade e de constante reorganização de programas, projetos pedagógicos e do ensino. São consideradas na convergência desta linha as investigações sobre a pesquisa, a formação e a prática docente, com ênfase nas novas formas de relação institucional e no Mérito Acadêmico como proposta de valorização do ensino no contexto universitário. Ainda, incluem-se as pesquisas sobre o profissionalismo, a qualidade de vida, empatia, ansiedade e suporte aos estudantes e professores no processo de autocuidado e de cuidar do outro.
II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre o processo de educação na prática profissional. Serão acolhidas e estimuladas as pesquisas voltadas aos processos de mobilização das potencialidades dos profissionais de saúde e análise das estratégias de formação continuada e permanente e implantação de práticas educativas tanto nos serviços de saúde quanto no contexto acadêmico. Fazem parte dos elementos estruturantes dessa linha de pesquisa, as reflexões dos processos pedagógicos individuais e coletivos para o desenvolvimento de trabalhadores, com ênfase na análise de impactos nos modelos de atenção à saúde, nas práticas profissionais e suas consequências e na própria organização, com ênfase na interprofissionalidade, autonomia e segurança do paciente. Serão consideradas as influências dos espaços formativos de prática e a exposição ao cotidiano profissional na geração de inovações curriculares dentro das instituições formadoras como alvo de produção de conhecimentos, além da análise das políticas de educação e saúde com ênfase nos processos formadores em serviço.
III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde
A linha propõe apoiar as práticas inovadoras na gestão da academia e dos serviços de saúde, promovendo projetos que sistematizam reflexões sobre experiências e aprofundem análises da literatura, gerando conhecimentos relevantes. É um espaço de acolhimento para os profissionais envolvidos nos projetos e processos de mudança, tanto na formação profissional como na prestação de cuidados de saúde, que tenham inquietações em torno de lacunas de conhecimento e disposição para enfrentá-las. Dizem respeito ao papel do planejamento estratégico na gestão, o desenvolvimento de lideranças, a comunicação, a disseminação e o trabalho em rede como conceitos e estratégias intrínsecas à gestão comprometida com as mudanças. Em especial as mudanças acadêmicas voltadas à implantação das DCN e aos novos modelos de atenção à saúde. Nesse campo, existem contribuições provenientes da área do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação (C,T&I) que deverão ser incorporadas. As modalidades de gestão nas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, e os desafios da construção de Redes de Saúde-Escola são temas que enriquecem a Linha.
Perfil do Egresso
O perfil do profissional que o curso pretende formar abrange as competências para participar, propor e pesquisar novas propostas e desafios do ensino na área da saúde, desde a efetiva implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nas carreiras da área da Saúde, até as condições de liderar iniciativas e movimentos voltados ao fortalecimento da área de Ensino das Ciências na Saúde, as quais podem promover intervenções no cenário nacional e internacional.
Ao final do curso, espera-se que o profissional esteja habilitado para desempenhar funções compatíveis à sua formação acadêmica, elaborar trabalhos científicos para publicações especializadas, e interpretar, avaliar e propor ações para a mitigação de problemas na área do ensino e da saúde.
Conheça mais sobre o PECS
Docentes
Processo Seletivo
Comissão de Seleção
A comissão de seleção será composta pelo coordenador e por professores representantes de cada linha de pesquisa ou seus suplentes. Os membros da Comissão de Seleção terão mandato de um ano, sendo obrigatória a renovação de 50% (cinquenta por cento) dos seus membros, por mais um ano.
Atribuições da Comissão de Seleção:
I. Elaborar o edital para o processo seletivo e submetê-lo ao colegiado;
II. Proceder à seleção dos candidatos, segundo normas constantes no edital de seleção e
outras normas vigentes;
III. Encaminhar ao colegiado as atas com o resultado do processo seletivo para apreciação
e homologação.
– As inscrições para o processo seletivo serão abertas mediante edital elaborado pela comissão de seleção do Programa.
– No edital constarão as normas de inscrição e seleção, a documentação exigida, o número de vagas, as formas de avaliação, o cronograma das atividades, a natureza e os critérios das avaliações e de classificação e demais instruções que se façam necessárias.
– A inscrição do candidato portador de diploma de curso superior em instituição estrangeira está sujeita à apresentação de aprovação no processo de reconhecimento e/ou reavaliação de equivalência.
Documentos necessários (deverão ser anexados no ato da inscrição para o processo seletivo, digitalizados em arquivo pdf e legíveis)
– Ficha de inscrição preenchida e assinada;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– RG e CPF (não serão aceitos outros documentos);
– Título de Eleitor;
– Certificado de Reservista (quando couber);
– Comprovante de Residência;
– Histórico Escolar da Graduação;
– Diploma de Graduação ou documento comprobatório de conclusão de Curso (frente e verso – a expedição do diploma de Mestrado será realizada mediante a apresentação do diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação);
– Certificado de suficiência em inglês (quando houver);
– Currículo Lattes em pdf (não serão aceitos outros currículos);
Etapas do processo seletivo
– Avaliação das competências do candidato(a), por meio de diferentes métodos (prova, portfólio, Memorial ou carta de intenção), definidos pela comissão de seleção;
– Análise e pontuação do Currículo Lattes do candidato(a);
– Entrevista;
– Exame de Suficiência em inglês.
- A seleção será válida para matrícula somente no período letivo para o qual o candidato for aprovado.
Informações sobre a matrícula
- O candidato aprovado e classificado no processo seletivo deverá realizar sua matrícula dentro dos prazos fixados pelo edital vigente.
– A matrícula deverá ser realizada pelo site da IES.
– A não efetivação da matrícula no prazo determinado implica na desistência do candidato, que perderá todos os direitos adquiridos pela aprovação e classificação no processo seletivo.
- A matrícula será efetivada mediante o envio dos documentos exigidos pelo edital (anexar fotocópia simples legível digitalizada em arquivo pdf), aceite do contrato de prestação de serviços e pagamento da taxa de matrícula (equivalente à primeira parcela).
Informações sobre o Curso de Mestrado
Duração do curso: 24 meses
Periodicidade
Atividades remotas síncronas → Sala de Aula Invertida, Discussão de Casos e Pesquisas – Aulas quinzenais: sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 8h às 12h
Atividades práticas → Metodologias Ativas – 1 x a cada 30 ou 45 dias: sexta-feira, das 18h às 22h e sábado, das 8h às 12h – 13h às 17h
Créditos
- O estudante de mestrado deverá completar o mínimo de 35 créditos (420 horas), sendo 20 créditos com disciplinas obrigatórias, 10 créditos com a apresentação da dissertação e 5 créditos obtidos através de disciplinas optativas, grupos de pesquisa e atividades complementares, além disso, deverá produzir artigos e/ou livros/capítulos de livros relacionados a sua dissertação/pesquisa, em parceria com seu orientador.
Investimento
30 mensalidades de R$2.184,00
(Valor válido para 2025)
Local: Campus Curitiba
Registre seu interesse: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br
Titulados
Documentos
Coordenação do Programa
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof.ª Dr.ª Rosiane Guetter Mello
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Izabel Cristina Meister Martins Coelho
Vice-Coordenação: Prof.ª Dr.ª Leide da Conceição Sanches
Secretária: Ma. Simone Capinski
Contato: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br
Biblioteca (consulte as dissertações defendidas)
Pesquisa de Diplomas
Ciclo de Debates

O ciclo de debates do Programa de Ensino nas Ciências da Saúde (PECS) é uma atividade extracurricular iniciada em 2022, com encontros mensais virtuais. Seu objetivo é promover discussões com especialistas em ensino, inovação e gestão, fortalecendo as linhas de pesquisa do programa e proporcionando um ambiente de reflexão aprofundada.
A cada mês, um convidado externo nacional ou internacional apresenta uma temática específica, em três anos já participaram 24 convidados.
A dinâmica inclui um professor do programa como presidente da sessão e um egresso como mediador, incentivando a participação ativa dos egressos, mestrandos, estudantes de iniciação científica e interessados na área de ensino.
Durante os três anos, foram discutidos temas como a integração entre ciência, saúde e arte, avanços tecnológicos na formação de profissionais de saúde, ética em pesquisa, inclusão nos cursos de saúde, regulação do teletrabalho, avaliação institucional, diretrizes curriculares na saúde, inteligência artificial no ensino superior, e gestão da educação e pesquisa em saúde. Além disso, foram abordados temas como a transformação digital no autocuidado, a formação para Saúde 5.0, gestão de dados no sistema de saúde e o uso de simulações imersivas no julgamento clínico.
Os encontros são gravados e os links ficam disponíveis na página do programa, com a oferta de certificados aos participantes ao final de cada ciclo.
Debates gravados: CLIQUE AQUI
Data e Horário
27/05/2025 19h às 20h (link deste evento: https://meet.google.com/vzc-fxsc-ayx)
24/06/2025 19h às 20h
26/08/2025 19h às 20h
16/09/2025 19h às 20h
28/10/2025 19h às 20h
18/11/2025 19h às 20h
Link para participar: https://meet.google.com/vza-symd-etg
PENSA
INFORMATION IN ENGLISH
INFORMACIÓN EN ESPAÑOL
Sites de Interesse

CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da Pós-Graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.
Saiba Mais
PLATAFORMA SUCUPIRA
Sistema de coleta de informações, análises e avaliações a serem utilizadas como base padronizadora do Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileira. A Plataforma disponibiliza informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.
Saiba Mais
PLATAFORMA BRASIL
Ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
Saiba Mais
CAPES PERIÓDICOS
Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor.
Saiba Mais
COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA
O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades Pequeno Príncipe tem por competência avaliar projetos de pesquisas que envolvem seres humanos, acompanhar sua execução e promover a reflexão ética entre todos os envolvidos.
Saiba Mais
CNPq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil.
Saiba Mais
GRUPO DE PESQUISA PENSA
Importante espaço para o amadurecimento dos projetos de pesquisa dos mestrandos e também para a formação inicial de pesquisadores ainda não vinculados ao Programa. Continua sendo um espaço aberto aos profissionais e estudantes, principalmente de Pós-Graduação de outras instituições.
Saiba MaisInformativos

BOLSA TÉCNICO PARA ATUAÇÃO NO NÚCLEO DE INOVAÇÃOE EMPREENDEDORISMO (NIE FPP)
01 de março de 2024
Saiba Mais
Retificação do Edital 22/2023 – ALTERAÇÃO DE DATA DAS ENTREVISTAS DO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES
7 novembro de 2023
Saiba MaisPublicações

FPP abre inscrições para vagas remanescentes do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde
Temos bolsas de estudo de 100% pelo ProUni
Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

Conheça o FIES um programa do Ministério da Educação | *Exceto Medicina, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Saiba Mais#souFPP
COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE
A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.
+100
Anos do Hospital Pequeno Príncipe
+20
Anos da Faculdade Pequeno Príncipe
+ 400
Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição
Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe
Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

- Amplo Centro de Convivência e Alimentação
- Ambulatório Interprofissional Próprio
- Laboratórios Interativos
- Equipamentos e Simuladores de Última Geração
Últimas Notícias

Estudantes FPP marcam presença no maior Congresso de Nutrição da América Latina com projeto de horta comunitária

Estudantes de Fisioterapia realizam visita técnica ao CREFITO-8
