Edson Roberto Arpini Miguel
Permanente
–
E-mail: edson.arpini@professor.fpp.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1988142878691648
Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2019)
–
Português: Como médico intensivista pediátrico há 25 anos e especialista em ensino em Saúde, com ênfase em metodologias ativas e educação interprofissional, minha atuação profissional tem sido marcada pela interseção entre prática clínica e educação. Tenho dedicado minha carreira à formação de profissionais de saúde, com foco no desenvolvimento de habilidades interdisciplinares e na implementação de estratégias inovadoras de ensino, além da pesquisa em biotecnologia. Minha experiência clínica me proporciona uma visão prática e aprofundada das necessidades de cuidados intensivos pediátricos, enquanto minha atuação acadêmica se concentra em capacitar alunos e profissionais de saúde por meio de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas, e fomentar a colaboração interprofissional. Além disso, minhas pesquisas abrangem temas que promovem a integração entre academia e sistema de saúde, com foco na Gestão Acadêmica e no SUS. Isso inclui o planejamento estratégico, gestão de recursos humanos, organização de serviços, profissionalismo, gestão de carreira e cuidados paliativos, além da avaliação de novas tecnologias e da autonomia do paciente. Esses temas atraem profissionais de diversas áreas, promovendo um diálogo interdisciplinar essencial para o avanço do trabalho e práticas colaborativas.
–
English: As a pediatric intensivist for 25 years and a specialist in Health Education, with an emphasis on active methodologies and interprofessional education, my professional practice has been marked by the intersection between clinical practice and education. I have dedicated my career to the training of health professionals, focusing on the development of interdisciplinary skills, the implementation of innovative teaching strategies, and research in biotechnology. My clinical experience provides a practical and in-depth understanding of the needs of pediatric intensive care, while my academic work is centered on empowering students and health professionals through active methodologies, such as problem-based learning, and fostering interprofessional collaboration. Additionally, my research encompasses topics that promote the integration between academia and the health system, with a focus on Academic Management and the SUS. This includes strategic planning, human resource management, service organization, professionalism, career management, palliative care, and the evaluation of new technologies and patient autonomy. These topics attract professionals from various fields, fostering interdisciplinary dialogue essential for advancing collaborative work and practices.
–
Español: Como intensivista pediátrico durante 25 años y especialista en Educación en Salud, con énfasis en metodologías activas y educación interprofesional, mi práctica profesional se ha caracterizado por la intersección entre la práctica clínica y la educación. He dedicado mi carrera a la formación de profesionales de la salud, centrándome en el desarrollo de habilidades interdisciplinarias, la implementación de estrategias de enseñanza innovadoras y la investigación en biotecnología. Mi experiencia clínica me proporciona una comprensión práctica y profunda de las necesidades de los cuidados intensivos pediátricos, mientras que mi trabajo académico se enfoca en capacitar a estudiantes y profesionales de la salud a través de metodologías activas, como el aprendizaje basado en problemas, y fomentar la colaboración interprofesional. Además, mis investigaciones abarcan temas que promueven la integración entre la academia y el sistema de salud, con un enfoque en la Gestión Académica y el SUS. Esto incluye la planificación estratégica, la gestión de recursos humanos, la organización de servicios, el profesionalismo, la gestión de carreras y los cuidados paliativos, además de la evaluación de nuevas tecnologías y la autonomía del paciente. Estos temas atraen a profesionales de diversas áreas, promoviendo un diálogo interdisciplinario esencial para el avance del trabajo y las prácticas colaborativas.