Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (NIE)

NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE (NIE)

Inscreva-se no Garage Sebrae + FPP: Clique aqui!

Horário de funcionamento: segunda a sexta: 9h30-18h30

CONTATO: Ramal 5041 – inova@fpp.edu.br

GUARDIÕES DA INOVAÇÃO – FPP 

A matriz dos guardiões da Inovação é composta de quatro linhas:

  • Cultura de Inovação: João Cláudio Pereira; Diancarlos Pereira de Andrade e Margareth Galvão;
  • Inovação Aberta: Izabel Meister Coelho;  Karyna Turra Osternack e Paulo Henrique Machniewicz;
  • Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PI e TT): Christian Boller; Eder Leandro dos Santos; Jislaine Neuls Alves Prudente e Maria Rosa Machado Prado;
  • Eventos e Redes de Inovação: Cybelle Braga de Bittencourt, Regina Toazza e Willian Augusto Gomes.

1° Semana de Inovação e Empreendedorismo FPP

Acontecerá nas Faculdades Pequeno Príncipe na última semana de Outubro (25 a 28/10/2022) a 1ª Semana de Inovação e Empreendedorismo FPP, coordenada pelo NÍE (Núcleo de Inovação e Empreendedorismo), Direção Geral e Direção de Pesquisa e Pós.

5° Edição do HackLab- Maratona de inovação com foco na Educação Superior

Aconteceu nos dia 28 a 30 de setembro no SEMESP em São Paulo a quinta edição do HackLab, uma grande maratona de inovação com foco na Educação Superior. A FPP teve 3 participantes selecionados, dentre apenas 30 vagas que abrangeram Faculdades e Universidade de todo o Brasil.

OBJETIVOS GERAIS

Para consolidar os pilares da Inovação e Empreendedorismo, o NIE apresenta os seguintes objetivos gerais:

–  Desenvolver o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo em consonância com o escritório de Inovação do CPP nos quatro eixos: Cultura de Inovação; Inovação Aberta; Eventos e Redes de Inovação; Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia;

– Traçar diretrizes de inovação e empreendedorismo no âmbito do ensino (modalidade presencial e a distância), pesquisa, extensão e gestão, a partir das estratégias e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DA INOVAÇÃO NA FPP

A inovação e o empreendedorismo permeiam a missão das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) desde sua criação, no início dos anos 2000.

Já em seu primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2003), a instituição estabelecia como um dos seus objetivos específicos, “Incentivar comportamentos criativos, inovadores e transformadores para a integral formação pessoal e profissional”.

A partir desta perspectiva, os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), o Projeto Pedagógico Institucional PPI), bem como os demais documentos oficiais, integram a inovação e o empreendedorismo como pilares da formação.

Da mesma forma, o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2022) enfatiza estes pilares nos seus mais diversos capítulos. Conforme o documento:

No limiar de um novo século a educação enfrenta o desafio de reformular seus pressupostos e práticas, de maneira a responder às novas exigências que se afiguram do ponto de vista ético, humano e planetário. No contexto brasileiro, essas proposições são acrescidas pelo desafio de superação das enormes disparidades regionais e sociais. Neste cenário, assumem importância estratégica as políticas e ações institucionais voltadas à qualidade do ensino e produção do conhecimento, à ampliação do acesso, à inclusão social, à preparação para o mundo do trabalho, bem como à busca de inovação, de forma a promover o desenvolvimento equitativo e sustentável. Acrescidas a estas, destacam-se, ainda, as estratégias e práticas voltadas à proteção de dados, à inclusão, bem como à eliminação de todas as formas de discriminação e racismo (PDI, 2022, p. 26).

Promover ações de desenvolvimento sustentável que possam incentivar o empreendedorismo e a inclusão visando a modificação de indicadores de qualidade de vida nas áreas educacional, de saúde, habitacional e de cidadania (PDI, 2022, p.32).

Já em 2021, a IES formalizou em seu Regimento Interno  o Núcleo de Inovação da FPP, o qual foi instituído pelos artigos 63 e 64, conforme a seguir:

Art. 63. O Núcleo de Inovação é vinculado hierárquica e funcionalmente à Diretoria Geral, competindo-lhe a responsabilidade pela promoção e apoio à inovação na FPP como meio para se atingir a excelência na atividade acadêmica e científica.

Art. 64. São atribuições do Núcleo de Inovação

I – Coordenar a estratégia de inovação da FPP;

II – Desenvolver a competência de gestão de inovação;

III – Manter alinhamento e articulação com o Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe;

IV –Fortalecer relacionamento e posicionamento da FPP como uma instituição inovadora perante à sociedade;

V – Atuar nas áreas de Cultura da Inovação, Inovação Aberta, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, além de Eventos e Redes de Inovação (REGIMENTO FPP, 2021).

Do ponto de vista acadêmico, importa ressaltar a opção pelo uso das metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem. Estas metodologias privilegiam o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, com foco no protagonismo do mesmo, além do uso de recursos tecnológicos e princípios pedagógicos integradores.

A expertise no uso de metodologias inovadoras no ensino-aprendizagem possibilitou à FPP ser contemplada pelo Edital nº24 – Pró-ensino na Saúde – lançado em 2010 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Programas e Bolsas no país (DPB). Coordenação Geral de Programas Estratégicos – CGPE. Coordenação de Indução e Inovação (CII).

O edital tinha como objetivo o desenvolvimento de pesquisas que pudessem apoiar as novas exigências advindas na formação em saúde, de maneira a superar a formação predominantemente passiva e reprodutora do conhecimento, aliada à necessidade de formar profissionais com perfil adequado às necessidades sociais, com capacidade de aprender a aprender, trabalhar em equipe, comunicar-se, ter agilidade diante das situações, ter capacidade propositiva.

À época, a instituição de ensino superior (IES) propôs como objetivo geral “Qualificar e ampliar a produção científica, tecnológica e de inovação no ensino na saúde com vistas a melhoria do ensino na graduação e pósgraduação para contribuir com a consolidação do SUS” (PROJETO PRÓ-ENSINO EM SAÚDE, 2010).

O Pró-ensino em Saúde tinha como proposição apoiar linhas de pesquisa em saúde em programas stricto sensu consolidados. A FPP instituiu linhas de pesquisa no âmbito do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à saúde da criança e do adolescente, o qual havia sido credenciado em  2008 com nota cinco pela CAPES. O projeto foi construído em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Estadual de Londrina, tendo a FPP como instituição propositora.

A evolução destas linhas de pesquisa levou a IES a propor o credenciamento de um Programa com foco no Ensino. Em 2013 a FPP recebeu a autorização para abertura do Programa de Ensino nas Ciências da Saúde. Este programa tem como objetivos:

  1. Formar docentes e pesquisadores para atuar no desenvolvimento de cursos de graduação e de pós-graduação da área da saúde;
  2. Produzir conhecimento na área de ensino na saúde por meio da realização de pesquisas e Dissertações de Mestrado;
  3. Apoiar o desenvolvimento científico-tecnológico e de inovações no campo do ensino das profissões de saúde. (FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE, 2013)

Paralelamente ao estímulo à inovação de caráter metodológico, o exponencial crescimento das tecnologias da informação e comunicação impulsionam na IES as inovações de caráter tecnológico, iniciando um processo de revolução no mundo da educação.

Conforme Mattasoglio Neto e Soster (2017), uma rápida e radical mudança no cenário da educação superior tem surgido a partir do uso de novas tecnologias de informação. O amplo acesso ao conhecimento e as novas possibilidades de trabalho configuradas a partir de então têm contribuído para um contexto inquietante.

Em um mundo hiperconectado, a configuração tradicional e centenária de uma sala de aula tem, cada vez mais, perdido espaço para novas formas de pensar a educação aliada a inovações tecnológicas. Esse modo de abordar o ensino também é conhecido como EdTech, ou seja, a fusão entre educação e tecnologia. Aplicativos, cursos online e novas plataformas parecem ser apenas o começo de uma grande ramificação do ensino.

Diante de tantas mudanças na sociedade, o desafio atual da educação do século XXI está em como evoluir para retomar a relevância e assegurar uma educação que possibilite o indivíduo a se conhecer, a construir seus projetos de vida e a conviver com os demais. Os processos de organizar o currículo, as metodologias, os tempos e os espaços precisam ser revistos (MORIN, 2015). A percepção é de que não é mais possível lidar com o que o futuro impõe apostando ainda em práticas do passado.

Do ponto de vista formal, o Ministério da Educação, através de publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), define como ação inovadora aquela relacionada à “a adoção de práticas e procedimentos que oportunizem a criação ou o desenvolvimento de novos produtos ou ideias e permitam a melhoria de processos, apontando para ganhos de eficiência e para a adaptação inédita a situações que se apresentem” (INEP/MEC, 2017, p.33, a).

O empreendedorismo é definido pelo mesmo documento como aquele relacionado com a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios.

O empreendedorismo pode ser compreendido como a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente às oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas. O empreendedorismo é o despertar do indivíduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas. É a busca do autoconhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas (https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/ viewFile/612/522). (INEP/MEC, p.36, a).

Já a inovação tecnológica é conceituada como o “processo de invenção, adaptação, mudança ou evolução da atual tecnologia, melhorando e facilitando a vida ou o trabalho das pessoas” (INEP/MEC, 2017, p. 38).

Também o Inep/MEC (2017) define como práticas exitosas e inovadoras aquelas que a instituição de ensino ou Curso tenham encontrado para

Instituir uma ação de acordo com as necessidades da sua comunidade acadêmica, seu PDI e seu PPC, tendo como consequência o êxito do objetivo desejado. Podem ser também inovadoras quando se constatar que são raras na região, no contexto educacional ou no âmbito do curso. Para isso, o Curso ou a IES podem se valer de recursos de ponta, criativos, adequados e pertinentes ao que se deseja alcançar. (Inep/MEC, 2017, p.)

Segundo o manual de Oslo “Inovação é um novo ou aprimorado processo ou produto que difere significativamente de processos ou produtos anteriores, e que pode ser disponibilizado para usuários em potencial”.

Numa perspectiva de análise do papel da mudança e inovação na Educação, para haver inovação, é necessário ter mudança de concepção e do comportamento das pessoas (FULLAN, 1991). Tais aspectos podem ser desenvolvidos por meio de três elementos: utilização de novas tecnologias ou materiais, uso de novas atividades, procedimentos ou estratégias e mudança de concepção por parte dos envolvidos.

Pode-se observar que diversas são as definições e debates acerca do significado da palavra “inovação”, sendo um termo polissêmico, por vezes colocado como orientação capaz de solucionar os problemas relacionados ao desenvolvimento social e tecnológico das sociedades. É possível notar que a ideia de inovação está sempre ligada a mudanças e a novas combinações de fatores que rompem com o equilíbrio existente e que pode, preliminarmente, ser compreendida sob os seguintes pontos de vista: da estratégia, de padrões, do processo e dos seus tipos (LOPES; BARBOSA, 2008).

A Política de Inovação e Empreendedorismo da FPP está em consonância com as diretrizes preconizadas pelo Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe, que engloba três unidades –  Hospital, Faculdades e Instituto de Pesquisa – possibilitando organizar e apoiar de forma sistemática o movimento de sensibilização e a disseminação de uma nova cultura institucional.

A partir desta história e conceituação, a presente Política foi construída de maneira integrada e colaborativa, refletindo o amadurecimento institucional, bem como a exitosa trajetória do Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe.

A FPP estabelece a Política de Inovação e Empreendedorismo para ser uma instância voltada a incentivar, formar e mapear ações, projetos, produtos e processos de Inovação e Empreendedorismo junto à comunidade acadêmica, científica e empresarial, buscando consolidar estratégias de formação aplicadas à Educação Digital, Internacional, Multicultural e Colaborativa.

Ressalta-se que tal política deve orientar e definir as diretrizes que a Instituição implementará nos próximos anos, a fim de expandir a inserção em ações de inovação e empreendedorismo de excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, espera-se incorporar, alinhada à visão cultural de seus integrantes, o reconhecimento da importância de a FPP ser reconhecida como uma IES Inovadora e Empreendedora, bem como um Hub de Inovação.

ESTRATÉGIA E OBJETIVOS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA FPP

A seguir estão dispostas as estratégias centrais da Política de Inovação e Empreendedorismo, seguidas de seus objetivos específicos.

1. ESTRATÉGIA – Promover a Cultura de Inovação e Empreendedorismo.

Objetivos Específicos:

  • Disseminar os princípios da inovação na comunidade acadêmica.
  • Promover ações para incentivar a Cultura de Inovação na comunidade acadêmica.
  • Implantar um instrumento para mensurar o conhecimento da comunidade acadêmica a respeito da Inovação e Empreendedorismo, e a Inovação na educação e na saúde.
  • Aplicar o instrumento para mapear o conhecimento da comunidade acadêmica.

2. ESTRATÉGIA – Promover a Inovação Aberta.

Objetivos Específicos:

  • Apoiar iniciativas de docentes, discentes, pesquisadores e gestores para criação e execução de projetos de inovação aberta;
  • Mapear instituições nacionais com correspondência com a missão da FPP e  potencial para parcerias de inovação.
  • Mapear junto ao núcleo de internacionalização, parcerias com instituições para promoção da inovação.
  • Formalizar parcerias com organizações nacionais e internacionais no âmbito da inovação de processos e produtos educacionais

3. ESTRATÉGIA – Apoiar Eventos e Redes de Inovação.

Objetivos Específicos:

  • Organizar uma feira anual de inovação da FPP;
  • Organizar Hackathons para criação de ideias e projetos empreendedores que possam ser incubados como startups ou dar origem a projetos de pesquisa;
  • Participar do mês da inovação apoiando as ações do CPP;
  • Buscar editais externos de apoio à PD&I junto a organizações públicas e privadas;

4. ESTRATÉGIA – Promover Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Objetivos Específicos:

  • Formalizar parcerias com organizações nacionais e internacionais no âmbito da inovação de processos e produtos educacionais.
  • Disseminar na FPP a política de PI & TT e os documentos para parcerias.
  • Formar pesquisadores para domínio das diretrizes de PI & TT da FPP.
  • Apoiar a criação de Startups a partir de conhecimentos desenvolvidos na FPP.

5. ESTRATÉGIA – Promover a inovação no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão

Objetivos Específicos:

  • Mapear os processos e produtos de inovação desenvolvidos pela FPP nos últimos 5 anos e em fluxo contínuo.
  • Incentivar a formação de um perfil empreendedor na comunidade acadêmica.
  • Promover estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem nos currículos dos cursos de graduação, tecnólogos e de pós-graduação.
  • Mapear práticas inovadoras e exitosas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
  • Apoiar projetos de pesquisa com potencial de inovação.
  • Estimular projetos de extensão com foco na inovação.
  • Propor a criação de um grupo de mentores de inovação envolvendo as principais áreas de tecnologia emergentes.

6. ESTRATÉGIA – Formar profissionais com perfil empreendedor

Objetivos Específicos:

  • Estimular estratégias de ensino-aprendizagem com foco na formação de profissionais e cidadãos empreendedores.
  • Criar uma empresa júnior para promover experiências empreendedoras significativas.
  • Apoiar projetos de pesquisa com potencial empreendedor.
  • Estimular projetos de extensão com foco no empreendedorismo.
  • Propor a criação de um grupo de mentores de empreendedorismo envolvendo as principais áreas de tecnologia emergentes.
  • Incentivar a formação de um perfil empreendedor em toda a comunidade acadêmica e parceiros.

7. ESTRATÉGIA – Preparar a FPP para se tornar um Hub de Inovação

Objetivos Específicos:

  • Propor a criação de um grupo consultivo de inovação envolvendo as principais áreas de tecnologia aplicadas à educação superior;
  • Buscar editais externos de apoio à PD&I junto a organizações públicas e privadas.
  • Propor editais internos para apoio institucional à inovação na FPP com base em tecnologias digitais emergentes.
  • Estimular a criação de Startups a partir de conhecimentos desenvolvidos na FPP.
  • Fortalecer a responsabilidade social da FPP por meio de ações e projetos de inovação.
  • Estruturar ações de comunicação interna e externa com foco em Inovação.

→ POLÍTICA DE INOVAÇÃO DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE: clique para acessar

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Amplo Centro de Convivência e Alimentação
  • Ambulatório Interprofissional Próprio
  • Laboratórios Interativos
  • Equipamentos e Simuladores de Última Geração

Últimas Notícias

Natal em Movimento: Faculdades Pequeno Príncipe promove caminhada para arrecadação de brinquedos

Natal em Movimento: Faculdades Pequeno Príncipe promove caminhada para arrecadação de brinquedos

Estudantes do 1º período de Biomedicina realizam ação voltada para estudantes do ensino médio

Estudantes do 1º período de Biomedicina realizam ação voltada para estudantes do ensino médio

Estudantes de Nutrição da FPP oferecem treinamento em Projeto Social

Estudantes de Nutrição da FPP oferecem treinamento em Projeto Social


Estamos On-line +55 41 9585-0084