A Iniciação Científica é um programa de inserção do graduando em atividades de pesquisa científica visando a construção de interações com o ambiente científico por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa, de acordo com seu aproveitamento acadêmico e sob a orientação de um professor-pesquisador. A Iniciação Científica pode ser realizada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente e no Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde.

Editais Vigentes

Processo Seletivo de Iniciação Científica com bolsa
Retificação de edital
Edital 11/2023 → Na vaga E PIBIS (projeto Desenvolvimento e validação de produtos inovadores para o ensino (Projeto Maker): serão aceitos estudantes de Medicina, Biomedicina, Farmácia e Psicologia.
Edital 12/2023 → Na vaga K PIBIC (projeto Bioética aplicada a Reprodução Assistida): serão aceitos estudantes de Medicina, Biomedicina e Enfermagem. → Na vaga L PIBIC (Desenvolvimento de jogos digitais, aplicativos e tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o ensino na saúde): serão aceitos estudantes de Medicina, Farmácia e Psicologia.
*O acúmulo de bolsas não é permitido.

Editais Inativos

Por que participar da Iniciação Científica

A Iniciação Científica consiste em uma ferramenta de investigação onde o estudante tem uma experiência de ensino mais aprofundada em determinado assunto científico no qual apresente interesse. O trabalho é realizado em conjunto com um ou mais professores-orientadores que auxiliam o estudante a buscar soluções para os problemas estudados.

Com isso, o indivíduo tem a chance de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e técnicos dentro de sua área de atuação, além de avaliar se a carreira escolhida é adequada para suas habilidades e pretensões acadêmicas e pode servir para produzir conteúdo relevante tanto em artigos científicos e revistas quanto para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A Iniciação Científica também é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo, uma vez que ela incentiva o desenvolvimento da pesquisa no país e contribui para criar conhecimentos para uma série de setores.

Iniciação Científica remunerada e não remunerada

Existem duas modalidades de bolsas para pesquisa: remunerada e não remunerada. A quantidade de bolsas de auxílio irá depender, sobretudo, de convênios e parcerias com Fundações e Órgãos Governamentais.

Vantagens

Participar de grupos de Iniciação Científica pode ser bastante vantajoso para os graduandos, sobretudo para quem deseja seguir na carreira acadêmica. Além disso, a pesquisa também pode ser utilizada como um ótimo embasamento para o TCC, devido à proposta e aos objetivos de ambos os trabalhos serem similares.
Além disso, poderá inúmeros benefícios:
– Desenvolvimento de senso crítico;
– Maior chance de ser aprovado em pós-graduações;
– Mais chances de ser aprovado em uma entrevista de emprego;
– Possibilidade de bolsas de estudo;
– Networking com professores e pesquisadores de referência em sua área de atuação.

Como participar

Para participar da Iniciação Científica, o estudante precisa estar cursando a graduação na FPP e, então, procurar um professor que tenha uma pesquisa em sua área de interesse. O docente, que irá orientá-lo durante o programa, deve submeter um projeto de pesquisa e um plano de trabalho para o futuro participante do programa, que deverá se inscrever quando o edital for lançado.

Você pode ser contemplado com uma bolsa ou participar com um projeto de Iniciação Científica Voluntária, A Iniciação Científica Voluntária (ICV) consiste na implementação de projetos avaliados segundo os editais da Instituição mas que, por restrição de recursos, não puderam ser contemplados com as bolsas disponíveis. Neste caso, o estudante não receberá bolsa, mas sua participação será equivalente à do bolsista, em todos os seus direitos e deveres.

OBSERVAÇÃO AOS PESQUISADORES DA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

RESULTADO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL Nº 03/2020

Resultado-IC-Voluntaria-Autismo

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL Nº 10/2020

Resultado-IC-Voluntaria-

Contato

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+140

Cursos e serviços ofertados todos os anos.

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Centro de Convivência e Alimentação
  • Biblioteca
  • Laboratórios multidisciplinares
  • Equipamentos e simuladores de última geração

Últimas Notícias

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença


Estamos On-line +55 41 9585-0084