Projetos de Extensão

Os Projetos de Extensão (PE) se caracterizam pela interação interprofissional e interdisciplinar da comunidade acadêmica com a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as situações presentes no contexto social. Conforme a Resolução do MEC nº 7/2018, tem por objetivo a formação profissional cidadã, crítica e responsável por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e pesquisa.

De acordo com a Resolução nº 008/11 – CA da FPP em seu Artigo 3º,  estabelece que “as atividades de extensão desenvolvem-se por meio de política de contínuo aperfeiçoamento técnico-científico e envolve diferentes ações entre o ensino, a pesquisa e a inter-relação solidária destas atividades, priorizando atender às necessidades da sociedade, fomentando o exercício da cidadania”.

A FPP por meio do PESC propõe ações em diferentes contextos de atuação, envolvendo distintas áreas de conhecimento, sendo que as propostas são multidisciplinares, tendo como eixos de atuação a Educação em Saúde e Cultura, o Cuidado em Saúde, a Sustentabilidade Social e Planetária.

Os projetos de extensão que compõem o PESC contribuem para a análise crítica dos problemas de saúde/sociais da comunidade e de estratégias de ensino e pesquisa, que possam modificar a atenção às demandas de natureza profissional e educacional. Favorece a construção compartilhada de planos de ação, aplicação de ferramentas de acompanhamento e avaliação, bem como a criação de espaço de diálogo entre os envolvidos.

Entre os objetivos do PESC tem-se, desenvolver e aprimorar ações em todas as instâncias, criando projetos inovadores; realizar intervenções solidárias capazes de estabelecer vínculos entre as necessidades da sociedade e o conhecimento acadêmico; favorecer a reflexão crítica da realidade por meio da problematização. Ainda, reafirma o compromisso de trabalhar em parceria com outros atores da área da saúde para contribuir com a melhoria do sistema de saúde e da saúde das pessoas através da sua missão de educação e pesquisa.

Possibilita aos acadêmicos descobrir as necessidades sociais, buscando mecanismos que inter-relacionem a academia e a sociedade, com vistas ao desenvolvimento da consciência social e política na formação de profissionais-cidadãos.

Nesta perspectiva, fomenta-se o espírito crítico e solidário, incitando docentes e discentes a problematizar diferentes realidades em busca da ampliação de conhecimentos e práticas que possam contribuir para a transformação e melhoria das mesmas.

Projetos

Primeiríssima Infância

Iniciado em 2023, em parceria com o setor de Humanização Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe, tem como foco esse tão importante tempo para o desenvolvimento biopsicossocial da criança e sua relação direta com os cuidados responsivos e humanizados, dentro do contexto hospitalar. Objetiva, por meio de capacitações e oficinas, promover o vínculo entre a criança adoecida e o cuidador, reforçando a necessidade de cuidados afetuosos e protetivos e sensibilizar os estudantes para práticas humanizadas de promoção de cuidados em saúde com a primeiríssima infância.

Coordenação

Psicóloga Cybele Braga de Bittencourt Budola

Fique esperto

Criado em 2022, o projeto objetiva desenvolver educação em saúde promovendo informações através de palestras e dinâmicas para os estudantes da rede de ensino em uma escola estadual com os alunos do Ensino Médio, abordando temáticas que envolvam a adolescência, tais como autoconhecimento, planejamento de carreira, suicídio, álcool e outras drogas, planejamento financeiro, bullying, gravidez precoce; proporcionando o desenvolvimento acadêmico mediante tais temáticas à inserção comunitária de forma interdisciplinar e interprofissional e; contribuir para a educação e informação frente ao período de transição entre à infância e a vida adulta.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Coordenação

Aline Cristina Zocante Mamede – Mestre

Inspire, Respire, Não pire

Criado em 2022, o projeto visa diagnosticar e fortalecer ações de promoção da saúde de escolares adolescentes, de forma a desenvolver habilidades individuais e coletivas realizando o enfrentamento coletivo de problemas sociais causados pelo uso de álcool e outras drogas na adolescência, além de promover ações preventivas de autocuidado e enfrentamento de vulnerabilidades, contribuindo para a conscientização e formação integral dos estudantes.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Coordenação

Amarilís Cavalcanti da Rocha – Mestre

Migrantes

Iniciado em 2022, o projeto teve início a partir de demandas de migrantes Ucranianos. O projeto objetiva proporcionar aos acadêmicos extensionistas o contato com a complexidade do cotidiano, presente no contexto social dos migrantes e, a estes, viabilizar o enfrentamento de questões inerentes a seu novo país (estado e/ou cidade), em relação ao sistema de saúde, priorizando aspectos para promoção da saúde e ações psicossociais com suporte na área de saúde mental e outras demandas identificadas a partir do diagnóstico situacional com os migrantes.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Coordenação

Deisy Maria Rodrigues Joppert – Mestre

Vacinação

Com início em 2022, fundamenta-se na conscientização da população sobre a importância das vacinas, por meio de informações seguras e com embasamento científico, a fim de corroborar no combate ao movimento antivacina. Volta-se ao estimulo da adesão populacional às campanhas de vacinação, à melhoria da taxa de cobertura vacinal, especialmente aos imunobiológicos associados ao Programa Nacional de Imunização. O estimulo à prevenção primária às diversas faixas etárias ocorre por meio de mídias sociais como lives com especialistas, além de ações realizadas diretamente com a população em diversos contextos.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Coordenação

Paulo Eduardo Przysiezny – Mestre

Educar para prevenir: Saúde da criança e do adolescente

Com início em 2009, fundamenta-se em levar informações reflexivas de saúde que possam contribuir para o processo de conscientização, prevenção e controle de agravos e problemas de saúde prioritários na sociedade. Parte da perspectiva de que pensar a saúde de maneira eficaz requer reflexões e ações que envolvem a proteção da saúde humana como um todo. Devido as grandes demandas temáticas identificadas na comunidade, a partir de 2022, o projeto foi reorganizado para atuação na educação em saúde voltada aos eixos da saúde da criança e do adolescente em diferentes contextos da sociedade.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde.

Coordenação

Saúde na Infância

Objetiva realizar atividades individuais de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, exame físico, varredura vacinal, IMC, análise de gráficos pondero estatural e atividades coletivas educativas lúdicas em saúde com crianças de 0 a 5 anos de idade em Centro de Educação Infantil.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Coordenação

Adriana Cristina Franco – Mestre

Realeza da Alegria

Com início em 2018, vem de encontro à necessidade de promoção da humanização dos profissionais da saúde. Objetiva conceder a pacientes e comunidade em situações adversas, uma tentativa de alívio para sua sintomatologia por meio da caracterização de estudantes como palhaços. Também realiza ações lúdicas com o intuito de proporcionar aos pacientes e a comunidade momentos de alegria.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Coordenação

Prof. Guilherme Andrino Sanches

Gestão de resíduos

Com início em 2014, fundamenta-se na minimização e controle do impacto do descarte inadequado de resíduos hospitalares do Complexo Pequeno Príncipe, contribuindo para o cumprimento das legislações vigentes, por meio de ações de sensibilização e conscientização de estudantes, professores, colaboradores, profissionais de saúde e demais pessoas que circulam neste ambiente acadêmico e hospitalar. A participação de docentes da FPP, colaboradores do HPP e acadêmicos de todos os cursos de graduação, se constituem em uma experiência valiosa, não somente para o estudante extensionista, mas a todos os envolvidos no processo.

Minimizar e controlar o impacto do descarte inadequado de resíduos hospitalares do Complexo Pequeno Príncipe.

Coordenação: Profª. Me. Débora Makuch e Profª. Me. Juliana Ollé Mendes.

FOLDER – PE GESTÃO DE RESÍDUOS

CARTILHA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PE GESTÃO DE RESÍDUOS

CARTILHA SUSTENTABILIDADE – PE GESTÃO DE RESÍDUOS

Coordenação

Educar para prevenir: Saúde do adulto e do idoso

Contribuir para o processo de conscientização, prevenção e controle de agravos e problemas de saúde prioritários na sociedade.

Informações Gerais
Com início em 2009, este projeto fundamenta-se em levar informações reflexivas de saúde que possam contribuir para o processo de conscientização, prevenção e controle de agravos e problemas de saúde prioritários na sociedade. Reúne discentes das diferentes graduações em saúde e do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde (PECS), que integradamente desenvolvem atividades de educação em saúde em diferentes instituições.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde.

Coordenação

Mulher Saudável

Prevenção do câncer de colo de útero e mama no contexto da saúde ocupacional, por meio de ações de promoção individuais e coletivas.

Informações Gerais
Com início em 2006, fundamenta-se na prevenção do câncer de colo de útero e mama no contexto da saúde ocupacional por meio de ações de promoção individuais e coletivas desenvolvidas internamente e externamente do Complexo Pequeno Príncipe. O projeto é fruto de uma parceria entre a Faculdade, o Hospital Pequeno Príncipe/Instituto Pelé Pequeno Príncipe e laboratório conveniado. Com supervisão direta de docentes da FPP, são realizados exames de Papanicolaou e exame clínico das mamas gratuitamente e durante o período de trabalho às colaboradoras do Complexo.

Cursos envolvidos: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

Coordenação

Profª. Me. Adriana Franco.

 

 

 

Documentos

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+140

Cursos e serviços ofertados todos os anos.

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Centro de Convivência e Alimentação
  • Biblioteca
  • Laboratórios multidisciplinares
  • Equipamentos e simuladores de última geração

Últimas Notícias

Estudantes de Biomedicina realizam visita técnica ao Hospital de Clínicas do Paraná

Estudantes de Biomedicina realizam visita técnica ao Hospital de Clínicas do Paraná

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

FPP realiza modernização nos laboratórios de microscopia

FPP realiza modernização nos laboratórios de microscopia


Conheça o complexo Pequeno Príncipe www.pequenoprincipe.org.br

Dados da Instituição

Av. Iguaçu, 333, Bairro Rebouças CEP: 80230-020 Curitiba/PR 41 3310-1500
ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE PROT INFANCIA DR. RAUL CARNEIRO
CNPJ: 76.591.569/0004-83

© 2023 Faculdade Pequeno Príncipe - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência WDK

Estamos On-line +55 41 9585-0084