Estudantes de Enfermagem da FPP Apresentam Pesquisas Inovadoras em Congresso Internacional

Entre os dias 14 e 16 de agosto, estudantes do 6º período do curso de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) tiveram uma participação de destaque no III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva e IX Congresso Latino-Americano de Enfermagem Crítica, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Reconhecido como o maior encontro de Enfermagem em terapia intensiva da América Latina, o evento proporcionou uma oportunidade única para os alunos apresentarem seus trabalhos acadêmicos e contribuírem para o avanço da enfermagem em ambientes críticos.

Apresentação de Temas Relevantes

Os alunos Davi Paula da Silva, Bárbara Emanuelle da Silva e Silva, Mariana Coraleski dos Santos Faria e Ana Paula Florencio representaram a FPP com excelência, levando ao Congresso pesquisas que abordaram temas cruciais na área de terapia intensiva.

Davi Silva e Bárbara Emanuelle apresentaram o trabalho intitulado “Cuidado baseado no Modelo de Competência Cultural de Enfermeiros em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal”, sob a orientação das professoras Karin Rosa Persegona Ogradowski, coordenadora do curso de Enfermagem na FPP, e Marilene Loewen Wall,  pesquisadora do Departamento de Enfermagem da UFPR.. O estudo destacou a importância de uma abordagem sensível e adaptada às diversidades culturais dos pacientes e suas famílias em unidades de terapia intensiva neonatal.

Outro destaque foi a pesquisa “Avaliação da Dor em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica: Uma Revisão de Escopo das escalas utilizadas pela Enfermagem”, desenvolvida por Davi Silva, Bárbara Emanuelle e Mariana Coraleski, com orientação das professoras Raquel Matioli Oliveira, docente do curso de Enfermagem na FPP, e Karin Rosa Persegona Ogradowski, coordenadora do curso de Enfermagem na FPP. O trabalho versou sobre as ferramentas utilizadas pela enfermagem para avaliar a dor em pacientes pediátricos, reforçando a necessidade de uma abordagem criteriosa e adequada.

Ana Paula Florencio, por sua vez, apresentou “A Importância da Competência Clínica para o Acadêmico no Âmbito de Unidades de Terapia Intensiva: Um Relato de Experiência”. A pesquisa trouxe um relato pessoal que refletiu sobre a experiência prática em unidades de terapia intensiva e a relevância do desenvolvimento de competência clínica durante a formação acadêmica. O trabalho foi orientado pela professora Raquel Matioli, docente do curso de Enfermagem da FPP.

Estudantes de Enfermagem apresentam trabalho em Congresso Internacional. Foto: Acervo Pessoal Coordenadora de Enfermagem FPP.

Contribuição para o Debate Científico

A participação dos estudantes e docentes da FPP no Congresso demonstrou o comprometimento da instituição com a excelência na formação de seus futuros profissionais. Com a apresentação de pesquisas que abordam questões essenciais da prática em terapia intensiva,  as equipes contribuíram significativamente para o debate científico, reforçando a importância de uma formação que integra teoria e prática em ambientes críticos.

Sobre o Evento

O III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva e IX Congresso Latino-Americano de Enfermagem Crítica é um dos eventos mais prestigiados na área de enfermagem na América Latina. Realizado em Foz do Iguaçu (PR), o congresso reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir os avanços e desafios da enfermagem em ambientes de terapia intensiva, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos e experiências.