Na primeira semana de novembro, os alunos do segundo período de Nutrição da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), acompanhados pela Profaª Gabrielle Ducci, participaram da Ação de Curricularização de Extensão (ACEx), realizada na ONG Partilhar, uma instituição que se dedica a preparar e entregar refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade no Mesa Solidária.
Os estudantes ofereceram treinamentos sobre higienização das mãos, fornecimento adequado de alimentos e armazenamento seguro, uma vez que estes conhecimentos são fundamentais para garantir a qualidade das refeições servidas pelo projeto. Além das orientações, eles prepararam cartazes de lembrete, afixados na cozinha da ONG, para garantir que as práticas de segurança alimentar sejam seguidas no dia a dia.
A instituição Partilhar, localizada no Bairro Alto, Curitiba/PR, é formada por cidadãos voluntários que dedicam seu tempo para ajudar pessoas em situação de rua e outras condições de vulnerabilidade. Como o projeto não conta com acompanhamento nutricional específico, a presença dos alunos de Nutrição foi uma contribuição significativa, ao ensinar técnicas de higienização e manipulação de alimentos que promovem a segurança alimentar para aqueles que recebem as refeições.
Para Maria Eduarda Casini Macedo, estudante do 2º período de Nutrição FPP, a ação causa um impacto transformador na vida dos alunos. “Esse projeto nos trouxe uma troca de experiências muito rica, saímos de lá muito melhores do que entramos, melhores do que quando iniciamos esse projeto lindo e estamos muito felizes com a realização do mesmo”, afirma a acadêmica.
Além disso, Maria Eduarda destaca o acolhimento por parte da ONG: “Cuidar de quem cuida de outras pessoas, levando amor em forma de comida é de extrema importância! Toda a equipe é muito receptiva, a todo o momento a coordenadora se dispôs a nos ajudar e nos recebeu de braços abertos. Nosso agradecimento especial a toda equipe Partilhar”.
Durante a ação, coincidentemente, a coordenadora do Núcleo de extensão e relações internacionais NERI – da FPP, Profª Regina Toleza Poazza, estava visitando a ONG e teve a oportunidade de presenciar os estudantes atuando. “Senti muito orgulho dos estudantes e do curso! Parabéns pela iniciativa!”, declarou ela.
Ações da curricularização de extensão como esta não só fortalecem o conhecimento acadêmico, como também promovem o engajamento dos estudantes em causas sociais, ampliando o impacto de suas futuras atuações na área da saúde.