Encontrar sua vocação: egresso de farmácia da FPP entende a importância da profissão através da indústria farmacêutica

Encontrar sua vocação: egresso de farmácia da FPP entende a importância da profissão através da indústria farmacêutica
Walter Martins, egresso de farmácia, é contratado como analista para o time da Natura.  

 

Para Walter Martins, 26, o curso de farmácia não era a opção inicial quando cogitou iniciar a graduação. Com o interesse em fazer medicina como primeira opção, Walter viu na pluralidade do campo farmacêutico e na formação generalista uma possibilidade de se encontrar no ramo.

Após o início do curso e a realização de estágios, o profissional encontrou na área da indústria, onde trabalha atualmente, a paixão pela profissão. “Na farmácia eu consegui me encontrar porque eu pude passar por diferentes áreas e eu acabei me apaixonando pela indústria. É até engraçado de dizer porque ela pouco se parece com a medicina, mas ainda assim é uma área que eu posso ajudar diferentes pessoas de diferentes formas.”

O recém formado, conquistou seu primeiro emprego em decorrência do estágio obrigatório da faculdade. Após a experiência de três meses no estágio, Walter decidiu, junto à empresa de consultoria onde trabalhava, expandir o período de trabalho, o que posteriormente resultou em sua contratação ao concluir o curso.“A minha experiência como estagiário permitiu que eu tivesse uma visão mais ampla do que realmente é o mercado e aquilo o que eu queria para mim, me preparando ainda mais como profissional.”

 

A preparação para a realidade profissional

A Faculdades Pequeno Príncipe prepara seus estudantes para situações reais do cotidiano profissional, colocando-os como protagonistas de seu aprendizado. O farmacêutico conta que duas vivências em sua trajetória acadêmica além dos estágios, o marcaram: o OSCE e o projeto de inovação e empreendedorismo.

Para Walter, o OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado), foi essencial em sua formação, pois além de trabalhar o lado emocional, expôs a diversas realidades. “Muitas das situações que a gente vê na OSCE a gente acaba vendo no dia a dia. Eu passei por situações clínicas, em laboratórios, em cenários empresariais onde eu precisava buscar uma solução.”, conta. 

Agora inserido no ambiente de trabalho ele entende que essa preparação é um diferencial que o destaca enquanto profissional. “A gente vive um momento em que, em qualquer empresa, estamos expostos diariamente a diversos problemas e, enquanto profissionais, devemos buscar soluções. Essas metodologias me permitiram ter uma visão ampla e assim não focar nos problemas, mas buscar a melhor solução técnico e humana para cada situação.” explica Walter. 

Outra experiência que ele considerou fundamental foi a participação no projeto de inovação do Garage, promovido em parceria com o Sebrae. “Foi uma das intervenções mais importantes da minha formação, porque me mostrou uma visão empreendedora sobre desenvolver um produto e trabalhar com base no público e em outras questões técnicas.”

O projeto garage desafia os estudantes a desenvolverem um produto inovador com impacto na vida das pessoas. Walter, junto a um colega da medicina, desenvolveu um dermocosmético super hidratante voltado a pacientes oncológicos.  “Quando eu tive a experiência do garage foi muito interessante porque eu pude unir o conhecimento que eu tinha ao longo da minha formação  a nível clínico com o conhecimento que eu tinha do meu trabalho no ramo dos cosméticos  de assuntos regulatórios e de P&D.”, conta o farmacêutico.

 

O sonho em ser grande

Seis meses após se formar, o farmacêutico já conquistou uma vaga em uma grande indústria de cosméticos, a Natura. Apesar da surpresa ao ser aprovado no processo seletivo para Analista de Assuntos Regulatórios, Walter conta que esse já era um sonho esperado.

“É doido porque a gente acaba desacreditando, às vezes parece até que eu tô vivendo um sonho, mas eu sempre fui muito confiante em relação a tudo o que eu estudei”. conta Walter.

A chegada até a nova empresa foi fruto de preparação constante. Ele destaca a formação acadêmica, o interesse em se especializar em áreas específicas e aprimorar conhecimento do inglês, bem como o apoio profissional que recebeu. “Tenho muito a agradecer aos professores e todos que participaram dessa jornada. Eu tive uma formação que foi muito consolidada e tutores que foram muito bons para mim e me abriram as portas para o mercado de trabalho.” 

Para Walter, entrar na Natura foi consequência das suas experiências e da motivação em buscar mais. “Eles prospectam meu currículo pelo LinkedIn e meu perfil batia com a vaga. Eu fiz as fases da entrevista tranquilamente e fui selecionado. É uma fase em que estou vivendo um sonho esperado, porque sabia que isso aconteceria algum dia.” afirma o farmacêutico. 

Como Analista de Assuntos Regulatórios, ele atuará com a documentação do processo de fabricação de produtos, em colaboração com outros setores como P&D. garantindo conformidade com as normas da Anvisa. “A Natura é uma empresa que está a frente do seu tempo, debate ideias e promove um trabalho integrado. Acredito que isso foi determinante para a seleção do meu perfil.”, conclui.

 

Encontrar a sua vocação

Da intenção inicial de entrar no curso de farmácia, até viver o mercado de trabalho, Walter mudou completamente sua opinião sobre a profissão. Inicialmente, ele pensava no farmacêutico como um profissional que ficava atrás da bancada apenas dispensando medicamentos. Hoje, sua visão é mais ampla.

“Toda área de formação tem sua importância. Eu não preciso ser um médico para ter um impacto grande na vida de alguém; posso ser farmacêutico.[…] Eu me vejo como um agente importante na comunidade, capaz de transformar vidas, seja pelo conhecimento, pela ajuda ou por uma simples orientação.” explica o farmacêutico. 

Da mesma maneira como precisou se encontrar dentro da profissão, Walter dá boas dicas aos estudantes que ainda têm dúvidas sobre que área seguir. “O que eu aconselho é estudar as áreas que abrangem a farmácia para ver se algo tem relação com o seu perfil, mas também explorar as possibilidades de atuação. Dentro de tantas áreas, sempre haverá uma que você acabe se apaixonando e de repente mudando sua visão em relação ao curso.”, finaliza Walter.

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Amplo Centro de Convivência e Alimentação
  • Ambulatório Interprofissional Próprio
  • Laboratórios Interativos
  • Equipamentos e Simuladores de Última Geração

Últimas Notícias

Encontrar sua vocação: egresso de farmácia da FPP entende a importância da profissão através da indústria farmacêutica

Encontrar sua vocação: egresso de farmácia da FPP entende a importância da profissão através da indústria farmacêutica

FPP abre inscrições para vagas remanescentes do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde

FPP abre inscrições para vagas remanescentes do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde

Doutoranda da FPP realiza bolsa sanduíche no exterior e retorna com avanços significativos em sua pesquisa

Doutoranda da FPP realiza bolsa sanduíche no exterior e retorna com avanços significativos em sua pesquisa


Estamos On-line +55 41 9585-0084