Clínica Escola de Psicologia Tatiana Forte
Conheça
Suporte fundamental para a formação dos acadêmicos de Psicologia, a Clínica Escola de Psicologia Tatiana Forte oportuniza nos dois últimos períodos da graduação o desenvolvimento de práticas clínicas, com a supervisão de docentes qualificados. Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de atender a comunidade, colocando em prática os fundamentos teóricos adquiridos durante o período de formação.
Com a cobrança de valores simbólicos, a Clínica Escola também é uma forma de democratizar o acesso ao atendimento psicológico de pacientes de baixa renda.
Modalidades de Atendimento:
Psicoterapia: Método de tratamento psicológico, que se dedica a oferecer cuidados para as pessoas, sejam casais, crianças, famílias ou grupos. A psicoterapia contribui para que haja uma melhora na qualidade de vida, na saúde mental e emocional do paciente. Contribui em várias situações vividas, como: estresse, luto, ansiedade, transição de vida, de carreira, relações interpessoais, depressão, transtornos diversos, entre outras.
Avaliação psicológica: “É compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada ao psicólogo. Mais especificamente, a avaliação psicológica refere-se a coleta e interpretação de dados obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica” (Conselho Federal de Psicologia).
Avaliação neuropsicológica: Exame que objetiva a investigação de aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais do paciente. Consiste, também, na investigação do funcionamento cerebral e como este influencia as funções chamadas de cognitivas. A avaliação neuropsicológica, tanto pode ser para identificar um quadro clínico específico quanto para avaliar o desempenho neuropsicológico de modo geral.
Avaliação psicopedagógica: É a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo, buscando entender as causas de um problema específico apresentado. A avaliação psicopedagógica busca entender o indivíduo de forma global seu processo de aprendizagem e quais barreiras estão intervindo nesse processo.
Atendimento psicopedagógico: Intervenção realizada pelo profissional após a avaliação psicopedagógica com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem.