Clínica-Escola de Psicologia Tatiana Forte realiza mais de 1300 atendimentos no Primeiro Semestre de 2024

Clínica-Escola de Psicologia Tatiana Forte realiza mais de 1300  atendimentos no  Primeiro Semestre de 2024

A Clínica-Escola de Psicologia Tatiana Forte tem desempenhado um papel importante tanto na formação prática dos alunos quanto no atendimento à comunidade. Com a missão de servir à sociedade, a Clínica oferece atendimentos acessíveis, com custos variando entre 10 e 30 reais, para alcançar o maior número possível de pessoas.

As diretrizes da Clínica estão estreitamente ligadas aos objetivos do Curso de Psicologia, onde busca-se efetivar a melhor metodologia para os estudantes, garantindo uma aliança eficaz entre teoria e prática no processo formativo dos futuros psicólogos e psicólogas.

Com uma equipe de profissionais competentes, os atendimentos na Clínica são realizados de acordo com o número de estudantes na fase de estágio. Atualmente, os estágios iniciam a partir do 8º período, sendo estruturados com base na abordagem de atuação de cada profissional, o que assegura que os alunos recebam orientação adequada e suporte durante os atendimentos.

Papel Social da Clínica-Escola de Psicologia Tatiana Forte

A Clínica atua segundo os princípios institucionais da FPP, pautados na solidariedade e humanização. Desta forma, presta um serviço que vai muito além de consolidar a etapa prática da formação dos estudantes, pois o seu principal papel é estar à serviço da comunidade, oferecendo atendimentos de qualidade a pessoas que, muitas vezes, não têm condições de acessar atendimentos privados.

A Profª Denise Ribas Jamus, que possui uma década de experiência na FPP e há aproximadamente dois anos atua como responsável técnica da Clínica-Escola, destaca a relevância dos serviços prestados. “Os resultados são muito impactantes, recebemos diversos feedbacks sobre a qualidade do serviço prestado, bem como a diferença que faz na vida dos pacientes”, compartilha a docente.

Critérios de atendimento pela Clínica-Escola de Psicologia FPP

Qualquer pessoa está apta a ser atendida pela Clínica-Escola de Psicologia da FPP. Para isso, basta agendar uma consulta pelo telefone (41) 3310-1515. No entanto, devido à alta demanda, existe uma fila de espera. Quando uma vaga é liberada, a pessoa é contatada para dar início ao tratamento.

Para tornar o serviço mais acessível, os pacientes podem escolher pagar um valor entre 10 e 30 reais, uma quantia simbólica que ajuda a cobrir os custos da Clínica. Além disso, a Clínica oferece atendimentos gratuitos para aqueles que se enquadram em critérios específicos, como comprovação de baixa renda e inscrição no Cadastro Único.

Quando procurar a Clínica-Escola de Psicologia Tatiana Forte?

A Clínica-Escola oferece atendimento tanto de psicoterapia quanto de avaliação psicológica. Cada uma dessas opções de tratamento é voltada para necessidades específicas.

A psicoterapia é indicada para quem está enfrentando dificuldades como estresse, ansiedade, luto, mudanças na vida ou na carreira, problemas de relacionamento, depressão ou outros transtornos. Esse método de tratamento psicológico  pode ser aplicado de forma individual, mas também é ideal para casais, famílias ou grupos. O objetivo da psicoterapia é melhorar a qualidade de vida, saúde mental e emocional dos pacientes.

Já a Avaliação Psicológica é indicada quando a necessidade do paciente envolve uma compreensão minuciosa de sua situação ou comportamento. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, trata-se de um processo investigativo que é conduzido por meio da coleta e interpretação de dados obtidos através de procedimentos científicos confiáveis, cujos resultados nortearam o profissional na tomada de decisões adequadas em relação ao tratamento ou encaminhamento do paciente.

Atendimentos Realizados em 2024

No primeiro semestre de 2024, a clínica registrou um número significativo de atendimentos, divididos em duas principais categorias: psicoterapia e avaliação psicológica. Foram 116 pacientes atendidos, sendo 105 em Psicoterapia e 11 em avaliações e testes. Vale destacar que cada paciente passa por um tratamento contínuo, resultando em um total de 1313 atendimentos realizados no período.

A Profª Denise afirma que a expectativa para os próximos anos é um crescimento significativo no número de atendimentos realizados, especialmente com o aumento do número de alunos matriculados no curso de Psicologia da FPP.

Formação dos Alunos

Além de beneficiar a comunidade, a Clínica-Escola cumpre um papel crucial na formação prática dos estudantes de Psicologia da FPP. A preparação para atuar na Clínica tem início desde os primeiros períodos do curso, com os estágios básicos, simulações e OSCEs (Objective Structured Clinical Examination), capacitando o estudante para atender com segurança e competência.

Neste semestre, 44 alunos participaram ativamente dos atendimentos, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sempre sob a supervisão de profissionais experientes.

A demanda por atendimentos é diretamente influenciada pelo número de alunos em estágio, e a atual turma, que está prestes a se formar, traz consigo as experiências de um período marcado pela pandemia. Os estudantes que perseveraram até aqui enfrentaram diversas dificuldades, o que também impacta no número de participantes nos estágios.

A vivência prática do estágio não só reforça a aprendizagem dos futuros psicólogos na área clínica, mas também deixa uma marca significativa na sociedade: a dedicação em transformar a vida daqueles que mais precisam.