O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades Pequeno Príncipe (CEP/FPP) foi instituído em 13 de julho de 2012 com a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/MS) e tem por competência fazer a avaliação ética de projetos de pesquisas que envolvem seres humanos. Além de avaliar os projetos e acompanhar sua execução, o comitê tem a responsabilidade de promover a reflexão ética entre todos os envolvidos, de acordo com o que dispõe a Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde e suas resoluções complementares.

O CEP/FPP é um órgão institucional que tem por objetivo proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados/participantes de pesquisa. É um comitê interdisciplinar, constituído por profissionais de diversas áreas, além de pelo menos um representante da comunidade.

RESOLUÇÃO 466/2012 - Disposições Gerais das Pesquisas com Seres Humanos;
Saiba Mais
RESOLUÇÃO Nº 441/2011 - Pesquisas com armazenamento de material biológico humano ou uso de material armazenado em pesquisas anteriores;
RESOLUÇÃO 510/2016 - Pesquisas Com Metodologias das Ciências Humanas e Sociais;
NORMA OPERACIONAL 001/2013 - Organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP;
OFÍCIO CIRCULAR 02/2021 - Pesquisas Em Ambientes Virtuais;
CARTA CIRCULAR 166/2018 -Tramitação dos estudos do tipo Relato de Caso

Envio de Projetos

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO NA PLATAFORMA BRASIL

Para fazer o cadastro na Plataforma Brasil é obrigatório os seguintes documentos:
  • Número do CPF;
  • Curriculum Lattes do Pesquisador na Plataforma Lattes;
  • Documento com foto digitalizado;
  • Conta de e-mail ativa.

OBS: as orientações acima possuem apenas caráter de orientação, não exaurem as informações necessárias para a submissão dos projetos.

OBSERVAÇÃO AOS PESQUISADORES DA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

Os projetos de pesquisa sob orientação de docentes/pesquisadores da Faculdades Pequeno Príncipe devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade (CEP/FPP), mesmo que a pesquisa de campo destes seja desenvolvida no Hospital Pequeno Príncipe. Dessa forma, não é necessária a apreciação pelo Comitê do Hospital (CEP/HPP).

Desde janeiro de 2022, as assinaturas de FOLHA DE ROSTO DA PLATAFORMA BRASIL (enviado com a área do Pesquisador Responsável já assinada) e AUTORIZAÇÃO DO DIRETOR (A) RESPONSÁVEL DA INSTITUIÇÃO ONDE SERÁ REALIZADA A PESQUISA são realizadas pela Direção de Pesquisa e Pós-Graduação. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail pesquisa@fpp.edu.br, juntamente com o projeto de pesquisa para análise.

Caso a efetivação da pesquisa ocorra na FPP, o documento de AUTORIZAÇÃO DO(S) RESPONSÁVEL(S) PELO SETOR/DEPARTAMENTO/COORDENAÇÃO ONDE SERÁ REALIZADA A
PESQUISA deve ser assinado diretamente pelo Coordenador de cada curso, via secretaria@fpp.edu.br.

AVISOS IMPORTANTES

• É obrigatório o uso da paginação em todos os documentos.
  • Todos os pesquisadores devem possuir cadastrado na Plataforma Brasil, para serem listados nas informações básicas do projeto como pesquisador responsável, assistente de pesquisa ou equipe de pesquisa.
  • Sobre os riscos da pesquisa: em uma pesquisa, sempre haverá riscos. Por conta disso, é necessário que o pesquisador explicite-os, alegando formas de amenizá-los/minimizá-los, tanto nas informações básicas do projeto, como no documento intitulado TCLE e no projeto. Os riscos dizem respeito aos participantes da pesquisa. Trata-se da possibilidade de danos à dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano, em qualquer fase de uma pesquisa ou dela decorrente. O pesquisador deve descrever os riscos de forma clara e objetiva, com linguagem acessível a todos os participantes da pesquisa, e garantir medidas para minimizar ou sanar esses riscos.

A data limite para a submissão é o prazo MÁXIMO de postagem do projeto na Plataforma Brasil. Porém, recomenda-se que o pesquisador poste o projeto ANTES deste prazo, pois assim terá mais tempo para suprir as possíveis pendências documentais.

OBSERVAÇÃO AOS PESQUISADORES DA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

MODELO DE DOCUMENTOS

MODELOS DE DOCUMENTOS QUANDO HÁ COPARTICIPAÇÃO DO CEP/SMS

• COMO VINCULAR A PREFEITURA NA PLATAFORMA BRASIL

Para os pesquisadores(as) que utilizarão dados ou farão pesquisa junto à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba/PR, este documento deve ser preenchido, assinado e anexado na Plataforma Brasil no momento da submissão do projeto. Baixe o modelo aqui.

• DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA DE CONFLITO DE INTERESSE

• DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA DE CUSTOS