A doutoranda Larissa Lührs, estudante do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) e da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), foi aprovada para participar do curso Single Cell Genomic Approaches to Study the Immune System – Latin America & the Caribbean (Abordagens Genômicas de Células Únicas para Estudar o Sistema Imunológico – América Latina e Caribe). O curso, que acontecerá de 9 a 11 de novembro, na Universidad CES, em Medellín, Colômbia, é voltado para capacitar cientistas a aplicarem técnicas de genômica de células únicas na análise do sistema imunológico. A seleção de Larissa reforça a crescente importância dessas abordagens em pesquisas no Brasil e sua aplicação em novos tratamentos no campo da medicina regenerativa.
O foco do curso é treinar cientistas nas tecnologias mais recentes de célula única, como scRNAseq, CITEseq, ATACseq, além de repertórios de receptores imunológicos em célula única. Essas técnicas são essenciais para investigar como fatores genéticos e ambientais moldam as respostas imunológicas, fornecendo uma base para novas terapias. “A participação da doutoranda Larissa Lührs neste curso oportuniza ampliar a sua capacitação nas análises de Single-Cell, equipamento de ponta já adquirido por via do Edital da Chamada MS-SCTIE-Decit-DGITIS-CGCIS/CNPq n.º 26/2020 – Plataformas Inovadoras em Terapias Avançada”, destaca Katherine Athayde Teixeira de Carvalho, orientadora de Larissa e pesquisadora no IPP. Katherine também ressalta a importância da técnica para o estudo de células-tronco mesenquimais e precursoras neuronais em projetos do grupo de pesquisa Terapias Avançadas e Biotecnologia na Medicina Regenerativa, ampliando o entendimento sobre redes de regulação gênica e subpopulações celulares.

O curso – promovido pela Wellcome Connecting Science, organização sediada no Reino Unido que se dedica a fomentar o aprendizado e a pesquisa genômica em escala global – reúne pesquisadores de diversos países latino-americanos. Ele é aberto a alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como a cientistas biomédicos que desejem explorar as ômicas de célula única em imunologia. Para participar, os candidatos precisam ter conhecimento básico em linguagens de programação como R e Python, e receberão materiais de apoio para se prepararem.
Larissa, que tem formação em Biomedicina pela FPP, está animada com a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em bioinformática, área que começou a explorar mais recentemente. “A gente trabalha com células-tronco, e esse curso será voltado para estudar o sistema imune. Vou poder aprender mais sobre técnicas como Single-Cell e aplicar esses dados tanto no meu doutorado quanto em outras análises futuras”, compartilha. A doutoranda também frisa que as análises de bioinformática serão essenciais para entender como células-tronco podem reagir ao sistema imunológico, como no caso de um transplante.
A tecnologia Single-Cell permite uma análise detalhada do transcriptoma das células, ou seja, dos genes que estão sendo transcritos e que produzirão proteínas. Para Larissa, esse curso é uma oportunidade de fortalecer sua autonomia em bioinformática e aplicar novos conhecimentos diretamente em sua pesquisa.

A doutoranda também enxerga o curso como uma porta de entrada para novas colaborações e maior inserção no cenário internacional da pesquisa em genômica. O equipamento Single-Cell, que já está disponível no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, é fundamental para preparar as células e realizar as análises. Após essa preparação, o sequenciamento é feito em São Paulo, e os dados retornam em grandes volumes, prontos para serem interpretados.
Com a aprovação para esse curso, Larissa Lührs reforça sua trajetória acadêmica e contribui para o avanço das pesquisas no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, com perspectivas promissoras para o desenvolvimento de terapias avançadas.