A estudante de doutorado Paula Vosiak, orientanda do pesquisador Hugo Schelin na Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) , fez duas apresentações na 16ª edição da conferência International Symposia on Radiation Physics (ISRP 16), realizada entre os dias 1º e 5 de setembro em Lisboa, Portugal. No evento, Paula compartilhou os resultados da pesquisa sobre exposição clínica à radiação em pediatria, desenvolvida em colaboração com o Centro de Imagem do Hospital Pequeno Príncipe (HPP).
O estudo, conduzido por um grupo multidisciplinar composto por físicos, médicos e tecnólogos da instituição, focou na análise das doses de radiação recebidas por pacientes pediátricos durante exames radiológicos no HPP. Em muitos países, trabalhos como esse vêm sendo realizados para avaliar as doses de radiação e mitigar possíveis efeitos biológicos futuros em crianças. A população pediátrica é particularmente vulnerável devido ao rápido desenvolvimento de seu corpo e à maior expectativa de vida. Essas características aumentam o risco de efeitos estocásticos, que são danos aleatórios às células causados pela exposição à radiação, mesmo em doses baixas.
Durante suas apresentações, Paula Vosiak detalhou os métodos utilizados para coletar dados no Centro de Imagem do HPP e os resultados da pesquisa, que sugerem o desenvolvimento de técnicas apropriadas para reduzir a exposição à radiação em crianças.
A pesquisa propõe que essas técnicas sejam integradas em diretrizes internacionais de referência de dose, auxiliando na padronização e na segurança dos exames radiológicos em pediatria. Com isso, o trabalho realizado pelo grupo do IPP, em conjunto com o Centro de Imagem do HPP, apresenta uma importante contribuição para a área de radioproteção, especialmente no contexto pediátrico.

O orientador da estudante, Hugo Schelin, destacou a relevância do trabalho para a comunidade científica e para a prática clínica. “A pesquisa é importante não apenas para reduzir os riscos à saúde das crianças, mas também para avançar o conhecimento sobre práticas seguras e eficazes no uso da radiação em ambientes hospitalares”, ressaltou Schelin.
A participação de Paula Vosiak na ISRP 16 reforça o compromisso do IPP, da FPP e do HPP em promover pesquisas de excelência voltadas para a saúde infantil, contribuindo para a segurança dos pacientes e o desenvolvimento de novas diretrizes na área de radioproteção pediátrica.