Estudantes da FPP podem aprimorar suas pesquisas com acesso ao Portal CAPES

O Portal CAPES reúne um acervo científico virtual de mais de 50 mil periódicos que abarca conteúdos produzidos nacionalmente, bem como produções internacionais que possuem parcerias com instituições de ensino e pesquisa no Brasil. O acesso é destinado às instituições participantes, incluindo a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Sendo assim, os alunos da FPP, enquanto estiverem conectados à rede Wifi da Instituição, têm à disposição uma fonte exclusiva de pesquisa cujo acervo pode contribuir imensamente para o desenvolvimento de trabalhos com sólido aporte teórico.

Entre os docentes, a conquista do acesso é motivo para comemoração, pois significa ter conteúdo de qualidade à disposição. A Profª Draª Leide da Conceição Sanches, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino nas Ciências da Saúdes (PECS), explica:  “Antes, nós acessávamos o portal da Capes de alguns computadores aqui da faculdade. Mas o fato é que agora facilitou sobremaneira. Nós realmente estamos muito felizes por poder, em um clique, acessar com mais facilidade. Desde que estejamos no Wi-Fi da instituição, podemos acessar, inclusive, dos nossos aparelhos pessoais quando precisarmos fazer as nossas pesquisas rápidas. Isso é muito importante”.

A parceria beneficia diretamente os estudantes que estão em fase de produção do TCC, ou envolvidos com pesquisas de Iniciação Científica. Ivan Araújo Pires, acadêmico do 5º período de Medicina na FPP, utiliza o Portal CAPES e compartilha: “O portal amplia o meu acesso, como acadêmico, a um acervo completo de materiais, incluindo diversos artigos, normas e livros. Com esse acesso, eu consigo aprofundar ainda mais minhas pesquisas científicas e desenvolver projetos que não seriam possíveis sem o acesso ao portal. Por isso, considero um recurso indispensável para expandir o leque de informações disponíveis e, com isso, formar acadêmicos e pesquisadores de excelência”.

Para a Profª Leide, o acesso facilitado ao Portal Capes significa confiança durante o processo de busca: “O acesso garante confiabilidade aos materiais que eles utilizarão. Todas as frentes de trabalho ganharam com isso. Na verdade, foi um presente que nós temos que valorizar. Valorizar porque é um acesso rápido, além da confiança de que os artigos que estão ali dentro do Portal são bons, atualizados e é o que nós, realmente, precisávamos neste momento”, compartilha a docente.

Incentivo à Pesquisa na FPP

Parcerias que servem de fomento à pesquisa, como esta com a CAPES, refletem o compromisso da Faculdades Pequeno Príncipe com a inovação e produção contínua de novos conhecimentos na área da saúde.

A FPP mantém o Programa de Iniciação Científica, voltado para alunos da graduação, com o objetivo de desenvolver habilidades de pesquisa desde o início da vida acadêmica. “Com o Programa de Iniciação Científica da FPP, nós, acadêmicos, conseguimos aprofundar nosso conhecimento em pesquisa científica e desenvolver projetos que aprimoram nossas habilidades como pesquisadores e contribuem para o conhecimento científico global”, afirma Ivan Araújo.

Além disso, a busca pelo conhecimento científico é valorizada pelos estudantes, que contam com o suporte de professores orientadores para conduzi-los nesse processo. Ivan Araújo compartilha: “É fascinante a forma como a FPP incentiva os acadêmicos à pesquisa. Desde os primeiros períodos do curso, já temos uma imersão no meio científico, especialmente através das metodologias ativas. Com essas metodologias, a pesquisa se torna uma experiência dinâmica e colaborativa, permitindo que a gente explore e questione de maneira mais profunda, fomentando um pensamento científico ainda mais crítico”.

O que é a CAPES?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha duas funções principais. Além de ser uma agência de fomento à pesquisa, é também um órgão de avaliação dos programas de pós-graduação. Essas duas atividades se complementam e asseguram que a pós-graduação stricto sensu do Brasil mantenha padrões internacionais de qualidade.

A CAPES também mantém um Portal de Periódicos considerado um dos melhores do mundo, visto que abriga as pesquisas dos principais estudiosos do país. Por isso, ter acesso a esse acervo é muito significativo para aqueles que almejam sucesso na carreira acadêmica.

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição