FPP marca presença no 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva

FPP marca presença no 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva

Entre os dias 24 e 27 de julho, aconteceu o 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva, a 10ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde e o Prêmio Inova Saúde Paraná, cujo tema central foi “Integração Digital na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades para o SUS”. O Congresso oportunizou o aprofundamento dos conhecimentos em saúde pública, colocando em pauta os principais assuntos de saúde do Estado. 

 

Docente da FPP participou como membro da Comissão Científica

Diversas instituições relacionadas à saúde participaram do evento, entre elas a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). A Profa. Lia Mello de Almeida, docente dos cursos de Biomedicina e Farmácia da FPP, participou como membro da comissão científica. “Fui convidada a fazer parte da comissão científica, composta por 18 membros, onde compartilhei a coordenação da Mostra com a Dra. Beatriz Zampar (coordenadora geral). Foi uma experiência excepcional, como pessoa e como profissional. Trabalhamos intensamente nos meses que antecederam o evento, vivenciando um trabalho multiprofissional”, compartilhou a professora.

A experiência reflete de forma significativa tanto na carreira da professora quanto no próprio corpo docente da FPP, pois converge com os valores cultivados na instituição. “A experiência de transitar entre as comissões e a organização do evento, entre os trabalhos submetidos e os avaliadores, entre os colaboradores de suporte e da área de tecnologia, nas diversas etapas, foi única, agregando conhecimento em várias áreas, muitos contatos profissionais e novas amizades. Certamente toda essa experiência vai refletir na minha vida docente, pois reforça o que a FPP já nos traz sobre a aliança necessária entre a ciência, a tecnologia e a saúde.”, enfatiza a docente.

 

Equipe de alunas e professores da FPP recebe Prêmio Inova Saúde Paraná 2024

Além de ter um membro na comissão científica, a FPP teve uma equipe participante do eixo Direito em Saúde, Saúde Global e Bioética. A equipe composta pelas bolsistas de Iniciação Científica Giovana Batista e Renata Souza, pela mestranda do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde – PECS, Belize Arai, e pelos docentes Profª Dra. Elaine Ribeiro e Profº Dr. William Bellani, apresentou o estudo “Cooperação Internacional: Uma Ferramenta de Colaboração para o Avanço da Cirurgia e da Saúde Global”.

O trabalho se destacou e conquistou o 2º lugar, recebendo o Prêmio Inova Saúde Paraná 2024. Para Giovana Knapik Batista, 11º período de Medicina,  a ocasião foi marcada pela aquisição de conhecimento: “O Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva é um congresso regional. Levar trabalhos para este tipo de evento, te abre os olhos para como está a  saúde pública no nosso Estado. Além de poder ouvir grandes nomes da Saúde Pública que nos ensinaram muitas coisas.”, compartilha a estudante.

Renata Burghausen Valença de Souza, 8º período de Medicina, concorda que o evento é uma oportunidade de interagir com grandes profissionais da área da saúde e comemora o prêmio conquistado pela equipe: “Participar do Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva pela segunda vez foi uma experiência extremamente gratificante. No ano passado, também tive a honra de ser premiada ao lado do meu professor orientador William Bellani, o que reforçou a alegria e o reconhecimento do nosso trabalho. Estar presente em um evento dessa magnitude, que reúne grandes nomes e discussões relevantes na área da saúde pública, é inspirador e motivador.

 

Iniciação Científica na FPP

O trabalho premiado no congresso é fruto de estudos desenvolvidos durante a Iniciação Científica (IC) na FPP. A instituição proporciona aos alunos oportunidades para desenvolverem suas habilidades acadêmicas desde os primeiros períodos da graduação. Giovana  ressalta a importância da IC em sua formação: “A Iniciação Científica da FPP abriu muitas portas para mim. Comecei a fazer pesquisa desde o primeiro período da faculdade e não parei mais. Foram vários projetos de pesquisa e artigos publicados com o apoio da faculdade. A iniciação científica é fundamental para aprender a pesquisar e conta muitos pontos para o currículo da Residência Médica.

Investir em Programas de Iniciação Científica amplia significativamente o conhecimento dos estudantes, preparando-os de maneira aprofundada para suas futuras profissões. “A IC tem sido uma experiência extremamente enriquecedora. Além do desenvolvimento técnico na escrita científica, tem permitido aprofundar meu entendimento sobre a Medicina Baseada em Evidências, um pilar essencial promovido pela FPP. Esse conhecimento não só aprimora minha capacidade de tomada de decisões clínicas, mas também me prepara para oferecer o melhor cuidado aos meus futuros pacientes.”, compartilha a estudante Renata.

 

Sobre o evento

O 7º Congresso Paranaense de Saúde Pública e Coletiva, a 10ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde e o Prêmio Inova Saúde Paraná 2024, aconteceu de forma online, e foi estruturado com conferências, painéis, mesas redondas, simpósios temáticos, submissão de trabalhos, exposição de pôsteres e apresentação dos trabalhos aprovados. 

 

A 10ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde foi organizada em 8 eixos temáticos:

1 – Políticas Públicas, gestão e avaliação na saúde

2 – Educação e formação em saúde

3 – Atenção primária à saúde

4 – Participação comunitária e controle social em saúde

5 – Ciência, tecnologia, comunicação e inovação em saúde

6 – Direito em saúde, Saúde Global e Bioética

7 – Promoção, prevenção e vigilância em saúde

8 – Integralidade do cuidado

 

Houve premiação para os três primeiros colocados em cada modalidade (Relato de experiência e pesquisa científica) de cada um dos 8 eixos temáticos. Foram mais de 700 inscritos, 440 trabalhos submetidos, com excelente qualidade, culminando na premiação de 42 trabalhos com o Prêmio Inova Saúde Paraná 2024.

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Amplo Centro de Convivência e Alimentação
  • Ambulatório Interprofissional Próprio
  • Laboratórios Interativos
  • Equipamentos e Simuladores de Última Geração

Últimas Notícias

Doutoranda da FPP realiza bolsa sanduíche no exterior e retorna com avanços significativos em sua pesquisa

Doutoranda da FPP realiza bolsa sanduíche no exterior e retorna com avanços significativos em sua pesquisa

Faculdades Pequeno Príncipe recebe seminário sobre a resistência antimicrobiana

Faculdades Pequeno Príncipe recebe seminário sobre a resistência antimicrobiana

Docentes da Pós-Graduação FPP conquistam bolsas de produtividade da Fundação Araucária

Docentes da Pós-Graduação FPP conquistam bolsas de produtividade da Fundação Araucária


Estamos On-line +55 41 9585-0084