De maio a junho, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) recebe a estudante Julia Ramos de Camargo, da Stetson University (EUA), para um intercâmbio no curso de Psicologia. Ela fará disciplinas na graduação, estágios no Hospital Pequeno Príncipe e atividades no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
Julia é brasileira e está no 2º ano da graduação nos Estados Unidos. Ela afirma ter ouvido falar muito bem sobre o Hospital Pequeno Príncipe e, ao entrar em contato com a equipe, conheceu a proposta da FPP. A presença da família em Curitiba também contribuiu para a decisão da mobilidade na instituição.
Nos primeiros dias, Julia fez um tour pela FPP, conheceu os blocos onde desenvolverá sua rotina acadêmica e acompanhou a aplicação do OSCE, método de avaliação prática. A visita foi conduzida pela Profa. Amanda Scartezini, mentora internacional do curso, e pela Profa. Regina Poleza Toazza, coordenadora do Núcleo de Educação e Relações Internacionais (NERI).
Julia destaca que a abordagem do curso é diferente, nos EUA os estudantes escolhem pilares para focar os estudos na graduação. “Os que escolhi são voltados à psicologia biológica e cognitiva. Depois de formados, os alunos vão para a ‘grad school’ para se especializarem, diferentemente do Brasil onde os alunos saem formados e podem começar a atender pacientes”, explica.
Outro ponto que chamou a atenção da intercambista foi o acolhimento da comunidade acadêmica. “A recepção dos alunos e professores me surpreendeu positivamente. Nos EUA isso é muito diferente. Tinha até me desacostumado com isso”, afirma.
Julia incentiva os estudantes da FPP a participar do intercâmbio. “É uma experiência enriquecedora e de muito crescimento. Se nunca tentar, pode se arrepender no futuro.” E completa com um incentivo para aqueles que se sentem inseguros. “Você está a apenas um voo de volta pra casa”.
____________________
Por: Redação