Nos dias 25 e 26 de agosto, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) recebeu mais de 2,5 mil estudantes de ensino médio de 53 colégios de Curitiba na Mostra de Profissões 2025. O evento teve como objetivo aproximar os jovens do universo acadêmico e permitir que vivenciassem a rotina universitária em diferentes áreas da saúde.
Ao longo dos dois dias, os visitantes participaram de atividades que reproduziram situações reais da prática profissional. Entre os destaques estavam os simuladores de alta fidelidade, utilizados para treinar habilidades clínicas, e recursos de realidade virtual que proporcionaram uma visão interativa sobre a atuação em saúde.
A vivência causou impacto positivo nos alunos que aproveitaram a oportunidade para saber mais sobre a profissão desejada. “Foi bem legal, tirei minhas dúvidas sobre o curso que eu queria, consegui conhecer mais do campus e o brinde era muito bom!”, compartilha Gabriel Maciel, estudante do Colégio Adventista — Portão.
O evento é, também, uma ocasião importante para os coordenadores da FPP. As atividades são planejadas para oferecer a melhor experiência, é o que explica Graziele Franco Mancarz, coordenadora de Farmácia: “Participar da Mostra de Profissões da FPP é sempre um momento muito importante em nosso ano, pois sabemos o impacto que essa atividade tem, tanto para a faculdade quanto para as escolas que participam deste evento. A decisão da profissão é um momento muito delicado, pois os estudantes são ainda tão jovens para tomar essa decisão que irá impactar a sua vida inteira”.

Práticas e Simulações
As graduações da FPP marcaram presença com oficinas e demonstrações práticas conduzidas tanto pelos próprios coordenadores quanto por estudantes veteranos dos cursos. “Nossos estudantes estavam muito engajados! Eles falaram com muito orgulho do curso e, consequentemente, da profissão que escolheram, e, mais ainda, de estar estudando na FPP, quais são nossos diferenciais, e, com isso, encantaram os alunos dos colégios!”, conta a Profa. Graziele.
O curso de Farmácia apresentou a microscopia como ferramenta no diagnóstico e pesquisa farmacêutica, além de avaliação da pele com o equipamento dermoscan e um quiz sobre uso racional de medicamentos.
Em Biomedicina, os estudantes conheceram áreas de atuação que vão da estética à toxicologia e genética forense, participando de atividades como o escape room científico.
Um dos momentos mais esperados da programação foi promovido pela graduação em Enfermagem que realizou práticas de parto humanizado e simulações de emergência promovendo interação e engajamento.
Já a Fisioterapia propôs atividades inspiradas em olimpíadas, com dinâmicas voltadas ao movimento corporal e à importância da atividade física.

Foto: Marketing FPP
Memórias à Mesa
No Restaurante Escola da FPP, integrado ao Centro de Convivência e Alimentação, o curso de Nutrição recebeu os estudantes para práticas sob o tema “Memórias à Mesa: sabores, aromas e lembranças que contam histórias”. A atividade possibilitou a vivência de experiências que fazem parte da formação acadêmica na área.
“Essa vivência prática permitiu que os visitantes tivessem compreensão mais ampliada do campo de atuação da Nutrição, transcendendo a mera ingestão alimentar para explorar a Nutrição Afetiva”, destaca a coordenadora do curso, Songila Rocha. “A atividade ressaltou o poder dos alimentos em evocar lembranças, construir identidades e fortalecer vínculos sociais”, completa.

FPP 2025. Foto: Marketing FPP.
Conversas que inspiram
A graduação em Medicina apresentou o tema “Suporte Básico de Vida: como você pode salvar uma vida?”, estimulando reflexões sobre a responsabilidade médica diante da sociedade.
Para quem gosta de rodas de conversa, participar das atividades de Psicologia foi a opção ideal, pois os estudantes do curso acolheram os jovens compartilhando detalhes da jornada acadêmica e desafios da carreira.

FPP 2025. foto: Marketing FPP.
O ensino a distância e a tecnologia
Os cursos da modalidade EAD — Estética e Cosmética e Análise e Desenvolvimento de Sistemas — contribuíram com um espaço tecnológico que reuniu jogos e interações com transmissão em tempo real, permitindo aos visitantes se verem em diferentes cenários.
Além disso, foi apresentada a metodologia de ensino a distância adotada pela FPP que oferece conteúdos digitais sempre atualizados e em consonância com o mercado de trabalho, prezando pela qualidade educacional que caracteriza a instituição.

Para além da sala de aula
Além das atividades práticas, os estudantes conheceram iniciativas institucionais. O Núcleo de Carreiras (NUC) apresentou ações voltadas ao desenvolvimento profissional; e o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (NIE) promoveu uma imersão com o uso de óculos de realidade virtual.
A equipe de Extensão também esteve presente destacando os cursos oferecidos pela instituição e distribuindo sorrisos com a participação do projeto Realeza da Alegria que realizou pinturas faciais e interação com os visitantes.

Foto: Marketing FPP
Escolhas para o futuro
A Mostra foi uma ocasião para identificar caminhos profissionais. A imersão permitiu que os jovens experimentassem, ainda no ensino médio, o impacto de atuar na área da saúde, despertando vocações e fortalecendo escolhas de carreira.
Kamily Vitória de Melo, aluna do Colégio Acesso — São José dos Pinhais, afirma que o caráter humanizado da instituição a motivou na escolha da graduação: “Eu amei! Foram todos super atenciosos e esclareceram todas as minhas dúvidas, de fato me incentivou muito a estudar na FPP, é um espaço bem humanizado”.
“Achei a feira bem legal, todos ali foram bem acolhedores e nos ajudaram a compreender mais sobre os cursos de nosso interesse”, complementa Bruna Figueiredo, estudante do Colégio Efetivo.

Por: Beatriz Pacheco