Patricia Maria Forte Rauli
Permanente
–
E-mail: patricia.rauli@fpp.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5920957010410629
Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014).
–
Português: Minha pesquisa foca nas dimensões humanitárias do ensino em saúde, com ênfase em bioética e inclusão. Busco aprofundar a bioética numa perspectiva ampliada, considerando aspectos sociais, ambientais, de saúde, educação e direitos humanos. A educação inclusiva é vista como uma ação política, cultural, social e pedagógica, promovendo estudos que contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva. Os projetos de pesquisa abordam temas como epistemologia, mudanças paradigmáticas na saúde e educação, teoria da complexidade, ética e educação, bioética e inclusão no ensino superior, desenvolvendo competências teóricas e metodológicas com impacto no ensino em saúde.
–
English: My research focuses on the humanitarian dimensions of health education, with an emphasis on bioethics and inclusion. I aim to deepen bioethics from an expanded perspective, considering social, environmental, health, educational, and human rights aspects. Inclusive education is viewed as a political, cultural, social, and pedagogical action, promoting studies that contribute to a more just and inclusive society. The research projects address topics such as epistemology, paradigm shifts in health and education, complexity theory, ethics and education, bioethics, and inclusion in higher education, developing theoretical and methodological competencies with an impact on health education.
–
Español: Mi investigación se centra en las dimensiones humanitarias de la educación en salud, con énfasis en bioética e inclusión. Busco profundizar en la bioética desde una perspectiva ampliada, considerando aspectos sociales, ambientales, de salud, educación y derechos humanos. La educación inclusiva se ve como una acción política, cultural, social y pedagógica, promoviendo estudios que contribuyen a una sociedad más justa e inclusiva. Los proyectos de investigación abordan temas como epistemología, cambios paradigmáticos en salud y educación, teoría de la complejidad, ética y educación,
bioética e inclusión en la educación superior, desarrollando competencias teóricas y metodológicas con impacto en la educación en salud.