Os docentes das disciplinas Processo de Cuidar em Enfermagem participaram na última terça-feira (2/7) de uma oficina que teve como objetivo planejar o ensino clínico para o segundo semestre de 2024, que iniciará em 29 de julho.

Mediada pela Coordenação de Curso, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Comissão de Avaliação do Estudante e do Curso de Enfermagem (CAEC ENF), a oficina teve como objetivos a construção dos planejamentos de aprendizagem, atualização dos instrumentos e modalidades de avaliação, além do reencontro dos colegas e formação dos times que irão conduzir o ensino clínico em diferentes contextos de atuação da Enfermagem, como a Saúde Coletiva, Saúde do Adulto e Idoso, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva, Oncologia e Urgência e Emergência.

Os professores interagiram de maneira ativa e receptiva durante a oficina, mostrando-se animados e comprometidos com as perspectivas de aplicar o planejamento na prática. Este momento de preparação é fundamental para garantir que o ensino clínico, elemento essencial na formação dos estudantes de Enfermagem, seja eficaz e baseado nas melhores práticas em saúde.

O que é o Ensino Clínico?

O ensino clínico é aquele momento em que os professores e estudantes desenvolvem as aulas práticas nos ambientes reais dos serviços de saúde. Pode ocorrer em unidades de saúde, unidades hospitalares, unidades de pronto atendimento, maternidades e hospitais de referência.

Envolve a prática direta no campo clínico, permitindo que os estudantes, do primeiro ao sexto período, tenham contato com profissionais atuantes na área, bem como com pacientes, desenvolvendo habilidades práticas e conhecimento técnico sob a supervisão dos professores da FPP que atuam como enfermeiros (as) e são mestres e doutores. Este é um processo imersivo, essencial para que os futuros enfermeiros e enfermeiras internalizem sua responsabilidade profissional e compreendam seu papel na sociedade.

Parceria com Instituições de Referência

As parcerias com instituições de referência são cruciais para o sucesso do ensino clínico na graduação de Enfermagem. Elas proporcionam aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática profissional em ambientes diversificados e de alta qualidade.

Atualmente, as aulas de ensino clínico acontecem em renomadas instituições como o próprio Hospital Pequeno Príncipe, o Hospital Erasto Gaertner e a Santa Casa de Misericórdia. A coordenadora de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe, Profª Me. Karin Persegona Ogradowski, compartilhou conosco que já solicitou às unidades e às enfermeiras parceiras os locais onde o ensino clínico ocorrerá, alinhando objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação.

“Como o ensino clínico é um momento muito importante na formação dos futuros enfermeiros e enfermeiras, exige que a coordenação de curso já faça essas reuniões e oficinas prévias com os professores, preparando-os para esse momento. O docente é preparado para ter muito claro quais são os objetivo de aprendizagem naquela disciplina e conduzir os estudantes nessa prática clínica junto aos ambientes reais na assistência à saúde”, declara a coordenadora.

Essa preparação é fundamental para garantir um ensino clínico que priorize a segurança do paciente e a qualidade na assistência à saúde, preparando os estudantes para os desafios reais da profissão.

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

• Amplo Centro de Convivência e Alimentação