Rosiane Guetter Mello
Permanente
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E-mail: rosiane.mello@fpp.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6425367037211487
Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2005).
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Português: Diante das transformações na educação nas últimas décadas, minha pesquisa em ensino nas ciências da saúde se preocupa com o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem que permitam uma educação global, experiencial e colaborativa. Foco em Educação Interprofissional e metodologias ativas de ensino em Simulação Clínica e CBCL (Case Based Collaborative Learning). Outro objetivo é estudar a qualidade de vida dos profissionais de saúde, dada a sobrecarga de trabalho e as extensas jornadas. Também desenvolvo revisões sistemáticas, buscando evidências para implementar práticas educacionais e de saúde. Os projetos são interdisciplinares, permitindo a participação de profissionais de diversas áreas.
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English: Given the transformations in education over recent decades, my research in health sciences education focuses on developing teaching-learning methodologies that enable a global, experiential, and collaborative education. I emphasize Interprofessional Education and active teaching methodologies in Clinical Simulation and Case-Based Collaborative Learning (CBCL). Another goal is to study the quality of life of health professionals, given the work overload and long hours. I also develop systematic reviews, seeking evidence to implement educational and health practices. The projects are interdisciplinary, allowing the participation of professionals from various fields.
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Español: Ante las transformaciones en la educación en las últimas décadas, mi investigación en educación en ciencias de la salud se preocupa por el desarrollo de metodologías de enseñanzaaprendizaje que permitan una educación global, experiencial y colaborativa. Me concentro en la Educación Interprofesional y en metodologías activas de enseñanza en Simulación Clínica y Aprendizaje Colaborativo Basado en Casos (CBCL). Otro objetivo es estudiar la calidad de vida de los profesionales de la salud, dada la sobrecarga de trabajo y las largas jornadas. También desarrollo revisiones sistemáticas, buscando evidencia para implementar prácticas educativas y de salud. Los proyectos son interdisciplinares, permitiendo la participación de profesionales de diversas áreas.