Em 2010, iniciou-se o grupo de Pesquisa de Ensino na Saúde (PENSA) que foi pioneiro do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde (PECS) das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Durante seus primeiros anos, o grupo realizou encontros quinzenais que se tornaram um espaço de troca e intercâmbio entre pesquisadores de várias instituições que compartilhavam o interesse no tema Ensino na Saúde. O grupo desempenhou um papel importante na manutenção da união e dos vínculos necessários para as fases de elaboração e implantação do Projeto do PECS/FPP.

Recentemente, o grupo tem se tornado um importante espaço para o amadurecimento dos projetos de pesquisa dos mestrandos e para a formação inicial de pesquisadores que ainda não estão vinculados ao Programa. O grupo continua aberto a profissionais e estudantes, especialmente aqueles que estão realizando pós-graduação em outras instituições. Atualmente as reuniões do grupo são mensais e realizadas online.

Em 2023, as atividades do grupo continuam sem restrição de número máximo de participantes, a fim de garantir a ampla participação de interessados. O grupo segue comprometido em promover o intercâmbio de conhecimento e a formação de pesquisadores na área do Ensino na Saúde.

Objetivos:

1. Formação inicial de pesquisadores em saúde;
  2. Capacitação avançada de pesquisadores em saúde;
  3. Fortalecimento das três linhas de pesquisa do PECS:

a) Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em saúde;
 b) Educação permanente e integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade;
 c) Gestão acadêmica e no sistema de saúde.

Público-alvo : Professores, estudantes de pós-graduação e graduação, bem como profissionais da área de saúde interessados em pesquisa na área de ensino. Ressalta-se que o escopo deste público se estende além das fronteiras da instituição promotora do PECS das FPP, acolhendo interessados de outras instituições nacionais e internacionais. Tal público abrange todas as especialidades da área de saúde, em linha com a proposta multidisciplinar do programa.

Local: Google Meet;

Vagas: Sem restrição;

Inscrições: Encerradas (Primeira quinzena do mês de fevereiro de cada ano);

Cronogramaclique aqui e confira!

Lider

Profa. Dra. Izabel Cristina Meister Coelho