Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde
Histórico do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde se preocupa em seguir os conceitos próprios a este tema, processos pedagógicos adequados a sua peculiaridade, metodologias de ensino adaptadas à complexidade das ações em saúde. O conceito é 4.
Em 2010, a CAPES lançou o Pró-Ensino na Saúde com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de pesquisas na área. A Faculdades Pequeno Príncipe, selecionada em um projeto em Rede que conta também com as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Estadual de Londrina (UEL), criou a linha de pesquisa em Ensino na Saúde. Na mesma época, foi criado e registrado no CNPQ o grupo PENSA (Pesquisa em Educação na Saúde). Com isso, houve um fortalecimento da produção de artigos científicos dessas três instituições.
A extensa procura pela linha de pesquisa e a consistência do grupo de pesquisa PENSA, levaram à criação do Programa que tem por objetivo valorizar a formação do professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde, do modelo de trabalho em rede e do estímulo interpessoal como potencializadores da produção individual e coletiva, levando à condição necessária para consolidação das mudanças na atuação e contribuindo para novos conhecimentos no SUS.
O Programa
No Programa, antes dos objetivos: O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde (PECS) – tem como missão preparar profissionais de saúde para a docência, seguindo os preceitos contemporâneos da educação e saúde, a fim de que possam desenvolver pesquisas e ações estratégicas a partir de referenciais críticos e analíticos, aprimorando tanto o ensino quanto a pesquisa na área.
Objetivos do Programa
O objetivo é valorizar a formação de professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde tem como compromisso:
I. Formar docentes e pesquisadores para atuar no desenvolvimento de cursos de graduação e de pós-graduação da área da saúde;
II. Produzir conhecimento na área de ensino na saúde por meio da realização de pesquisas e Dissertações de Mestrado;
III. Apoiar o desenvolvimento científico-tecnológico e de inovações no campo do ensino das profissões de saúde.
Área de Concentração
Ensino e Gestão nas Ciências da Saúde
A área de concentração visa pesquisar o Ensino nas Ciências da Saúde, considerando-se os processos de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais a partir do panorama brasileiro e mundial, a dinâmica das graduações em saúde no Brasil e o Global Consensus for Social Accountability of Medical Schools.
Os objetos de estudo partem dos paradigmas educacionais e das teorias de aprendizagem e avaliação, perpassam espaços de aprendizagem, formas de organização curricular e chegam à formação em docência universitária na área da Saúde. Intenciona também, investigar e compreender os desafios na organização e na gestão das instituições de ensino superior, em especial a gestão acadêmica do ensino de graduação e pós-graduação em tempos de mudança da sociedade. Aprofunda-se nos desafios e potencialidades das novas modalidades de gestão relacionadas à academia e aos serviços de saúde, nas estratégias de articulação entre ensino, serviços e comunidade, nas modalidades da educação permanente e nas parcerias público-privadas e com organizações do Terceiro Setor.
Linhas de Pesquisa
I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde
A Linha de Pesquisa propõe investigar e compreender as concepções teóricas e as práticas educacionais e pedagógicas aplicadas na área da Saúde. Os objetos de estudo são as diferentes concepções que embasam os referenciais curriculares, seu planejamento, implantação, desenvolvimento e implementações necessárias, como uma construção social do conhecimento, articulado com a formação acadêmica e o profissionalismo que se pretende. Busca referencial na construção de abordagens pedagógicas significativas e estratégias ativas de ensino-aprendizagem na perspectiva de produção de novos saberes necessários à formação para o trabalho em saúde. Mais qualificado e com maior cientificidade. Investiga o sistema de avaliação articulado com o processo de ensino e de aprendizagem visto como um trinômio, considerando a avaliação como um processo de continuidade e de constante reorganização de programas, projetos pedagógicos e do ensino. São consideradas na convergência desta linha as investigações sobre a pesquisa, a formação e a prática docente, com ênfase nas novas formas de relação institucional e no Mérito Acadêmico como proposta de valorização do ensino no contexto universitário. Ainda, incluem-se as pesquisas sobre o profissionalismo, a qualidade de vida, empatia, ansiedade e suporte aos estudantes e professores no processo de autocuidado e de cuidar do outro.
II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre o processo de educação na prática profissional. Serão acolhidas e estimuladas as pesquisas voltadas aos processos de mobilização das potencialidades dos profissionais de saúde e análise das estratégias de formação continuada e permanente e implantação de práticas educativas tanto nos serviços de saúde quanto no contexto acadêmico. Fazem parte dos elementos estruturantes dessa linha de pesquisa, as reflexões dos processos pedagógicos individuais e coletivos para o desenvolvimento de trabalhadores, com ênfase na análise de impactos nos modelos de atenção à saúde, nas práticas profissionais e suas consequências e na própria organização, com ênfase na interprofissionalidade, autonomia e segurança do paciente. Serão consideradas as influências dos espaços formativos de prática e a exposição ao cotidiano profissional na geração de inovações curriculares dentro das instituições formadoras como alvo de produção de conhecimentos, além da análise das políticas de educação e saúde com ênfase nos processos formadores em serviço.
III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde
A linha propõe apoiar as práticas inovadoras na gestão da academia e dos serviços de saúde, promovendo projetos que sistematizam reflexões sobre experiências e aprofundem análises da literatura, gerando conhecimentos relevantes. É um espaço de acolhimento para os profissionais envolvidos nos projetos e processos de mudança, tanto na formação profissional como na prestação de cuidados de saúde, que tenham inquietações em torno de lacunas de conhecimento e disposição para enfrentá-las. Dizem respeito ao papel do planejamento estratégico na gestão, o desenvolvimento de lideranças, a comunicação, a disseminação e o trabalho em rede como conceitos e estratégias intrínsecas à gestão comprometida com as mudanças. Em especial as mudanças acadêmicas voltadas à implantação das DCN e aos novos modelos de atenção à saúde. Nesse campo, existem contribuições provenientes da área do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação (C,T&I) que deverão ser incorporadas. As modalidades de gestão nas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, e os desafios da construção de Redes de Saúde-Escola são temas que enriquecem a Linha.
Docentes
Prof.ª Dra. Beatriz Essenfelder Borges http://lattes.cnpq.br/0438957046723754
Doutorado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (2014)
Prof.ª Dra. Camila Aparecida Moraes Marques http://lattes.cnpq.br/3124745743927800
Doutorado em Ciências Biológicas – Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)
Prof. Dr.Carlos Fernando Collares http://lattes.cnpq.br/1443948196407242
Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2015)
Prof. Dr. Diancarlos Pereira de Andrade http://lattes.cnpq.br/0968028489517975
Doutorado em Biotecnologia Aplicada a Saúde da Criança e do Adolescente pelo Faculdades Pequeno Príncipe (2021)
Prof. Dr. Edson Roberto Arpini Miguel http://lattes.cnpq.br/1988142878691648
Doutorado em Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2019)
Prof.ª Dra. Elaine Rossi Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9575920850713634
Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006)
Prof. Dr. Gerson Alves Pereira Júnior http://lattes.cnpq.br/8985625728048486
Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (2006)
Prof.ª Dra. Izabel Cristina Meister Coelho http://lattes.cnpq.br/3345550365989089
Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2003)
Prof. Dr. Juliano Mendes de Souza http://lattes.cnpq.br/5203198418401073
Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2012)
Prof.ª Dra. Leide da Conceição Sanches http://lattes.cnpq.br/4038558959541958
Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2016)
Prof.ª Dra. Mara Lúcia Cordeiro http://lattes.cnpq.br/7851886781612084
Doutorado em Medicina Molecular e Farmacologia pela Universidade da Califórnia – Los Angeles (2000)
Prof. Dr. Márcio José de Almeida http://lattes.cnpq.br/3355695980209598
Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997)
Prof.ª Dra. Maria Cecília Da Lozzo Garbelini http://lattes.cnpq.br/2573131399206676
Doutorado em Biologia de Sistemas pela Universidade de São Paulo (1998)
Prof.ª Dra. Maria Rosa Machado Prado http://lattes.cnpq.br/5927519955451674
Doutorado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná (2014)
Prof.ª Dra. Patricia Maria Forte Rauli http://lattes.cnpq.br/5920957010410629
Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014)
Prof. Dr. Roberto Zonato Esteves http://lattes.cnpq.br/3453505377688503
Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (1997)
Prof.ª Dra. Rosiane Guetter Mello http://lattes.cnpq.br/6425367037211487
Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2005)
Prof. Dr. William Augusto Gomes de Oliveira Bellani http://lattes.cnpq.br/5419403463752087
Doutorado em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2018)
Processo Seletivo
- As inscrições para o processo seletivo serão abertas mediante edital elaborado pela comissão de seleção do Programa.
– No edital constarão as normas de inscrição e seleção, a documentação exigida, o número de vagas, as formas de avaliação, o cronograma das atividades, a natureza e os critérios das avaliações e de classificação e demais instruções que se façam necessárias.
– A inscrição do candidato portador de diploma de curso superior em instituição estrangeira está sujeita à apresentação de aprovação no processo de reconhecimento e/ou reavaliação de equivalência.
Documentos necessários (deverão ser anexados no ato da inscrição para o processo seletivo, digitalizados em arquivo pdf e legíveis)
– Ficha de inscrição preenchida e assinada;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– RG e CPF (não serão aceitos outros documentos);
– Título de Eleitor;
– Certificado de Reservista (quando couber);
– Comprovante de Residência;
– Histórico Escolar da Graduação;
– Diploma de Graduação ou documento comprobatório de conclusão de Curso (frente e verso – a expedição do diploma de Mestrado será realizada mediante a apresentação do diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação);
– Certificado de suficiência em inglês (quando houver);
– Currículo Lattes em pdf (não serão aceitos outros currículos);
Etapas do processo seletivo
– Avaliação das competências do candidato(a), por meio de diferentes métodos (prova, portfólio, Memorial ou carta de intenção), definidos pela comissão de seleção;
– Análise e pontuação do Currículo Lattes do candidato(a);
– Entrevista;
– Exame de Suficiência em inglês.
- A seleção será válida para matrícula somente no período letivo para o qual o candidato for aprovado.
Informações sobre a matrícula
- O candidato aprovado e classificado no processo seletivo deverá realizar sua matrícula dentro dos prazos fixados pelo edital vigente.
– A matrícula deverá ser realizada pelo site da IES.
– A não efetivação da matrícula no prazo determinado implica na desistência do candidato, que perderá todos os direitos adquiridos pela aprovação e classificação no processo seletivo.
- A matrícula será efetivada mediante o envio dos documentos exigidos pelo edital (anexar fotocópia simples legível digitalizada em arquivo pdf), aceite do contrato de prestação de serviços e pagamento da taxa de matrícula (equivalente à primeira parcela).
Duração do curso
24 meses
Periodicidade
Atividades remotas síncronas → Sala de Aula Invertida, Discussão de Casos e Pesquisas – Aulas quinzenais: sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 8h às 12h
Atividades práticas → Metodologias Ativas – 1 x a cada 30 ou 45 dias: sexta-feira, das 18h às 22h e sábado, das 8h às 12h – 13h às 17h
Créditos
- O estudante de mestrado deverá completar o mínimo de 35 créditos (420 horas), sendo 20 créditos com disciplinas obrigatórias, 10 créditos com a apresentação da dissertação e 5 créditos obtidos através de disciplinas optativas, grupos de pesquisa e atividades complementares, além disso, deverá produzir artigos e/ou livros/capítulos de livros relacionados a sua dissertação/pesquisa, em parceria com seu orientador.
Local
Campus Curitiba
Investimento
30 mensalidades de R$2.184,00
(Valor válido para 2025)
Registre seu interesse: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br
Inscrições
Coordenação do Programa
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof.ª Dr.ª Rosiane Guetter Mello
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Izabel Cristina Meister Martins Coelho
Vice-Coordenação: Prof.ª Dr.ª Leide da Conceição Sanches
Secretária: Ma. Simone Capinski
Contato: stricto-sensu-ensino@fpp.edu.br
Titulados
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01 de março de 2024
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7 novembro de 2023
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COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE
A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.
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Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.
- Amplo Centro de Convivência e Alimentação
- Ambulatório Interprofissional Próprio
- Laboratórios Interativos
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