Carmem Maria Sales Bonfim

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
carmem.bonfim@fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
Terapia celular e farmacologia; Doenças complexas e oncogenéticas; Neurociências.
Resumo
Atualmente, uma variedade de doenças malignas e não malignas podem ser tratadas com o transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) e outras terapias celulares. O foco da minha pesquisa é avaliar o impacto dessas terapias no tratamento de pacientes com doenças onco-hematológicas, erros inatos de imunidade e erros inatos do metabolismo. As ações estão focadas principalmente na análise de sobrevida, bem como nas complicações precoces e tardias associadas a esses procedimentos. As pesquisas nesta área são muito abrangentes e envolvem diversas especialidades (exemplos: oncologia, hematologia, imunologia, doenças infecciosas, genética, neurologia) e podem ser realizadas por alunos com diferentes formações acadêmicas. Sob minha supervisão, os alunos terão a oportunidade de desenvolver projetos em uma área de intenso desenvolvimento e aplicações futuras.
Currently, a variety of malignant and non-malignant diseases can be treated by hematopoietic stem cell transplantation (HSCT) and other cellular therapies. My research aims to evaluate the impact of these therapies in the treatment of patients with onco-hematologic diseases, inborn errors of immunity, and inborn errors of metabolism. The actions are focused mainly on survival analysis as well as early and late complications associated with these procedures. Research in this area is very comprehensive and involves several specialties (examples: oncology, hematology, immunology, infectious diseases, genetics, neurology) and can be carried out by students with different academic backgrounds. Under my supervision, students will have the opportunity to develop projects in an area of intense development and future applications.
Actualmente, una variedad de enfermedades malignas y no malignas pueden tratarse mediante el trasplante de células madre hematopoyéticas (HSCT) y otras terapias celulares. Mi investigación tiene como objetivo evaluar el impacto de estas terapias en el tratamiento de pacientes con enfermedades onco-hematológicas, errores congénitos de la inmunidad y errores congénitos del metabolismo. Las acciones se enfocan principalmente en el análisis de supervivencia, así como en las complicaciones tempranas y tardías asociadas a estos procedimientos. La investigación en esta área es muy completa e incluye varias especialidades (ejemplos: oncología, hematología, inmunología, enfermedades infecciosas, genética, neurología) y puede ser realizada por estudiantes con diferentes áreas de formación académica. Bajo mi supervisión, los estudiantes tendrán la oportunidad de desarrollar proyectos en un área de intenso desarrollo y aplicaciones futuras.