Estudantes e Professores da FPP apresentam trabalhos em Congresso de Neuropsicologia em Curitiba

Em setembro, estudantes e professores da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), junto ao Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico, Psicossocial, Inclusão e Acessibilidade (NADIA), apresentaram pesquisas inovadoras no Congresso de Neuropsicologia do Paraná & Congresso Neuroludens, realizado em Curitiba – PR.

Com o objetivo de desenvolver técnicas de intervenção que melhorem a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde mental, o Congresso promoveu uma rede interdisciplinar na cultura dos jogos, oferecendo um espaço para pesquisas científicas multidisciplinares.

Contribuição da FPP no Congresso

A FPP participou com três pôsteres científicos, elaborados por alunos dos cursos de Psicologia e Medicina. Os trabalhos apresentados reforçam o compromisso da instituição em desenvolver soluções inovadoras para os desafios na área da saúde mental.

1- RPG na FPP: o relato de uma experiência de uso do jogo enquanto ferramenta de integração de estudantes universitários

A pesquisa, conduzida pelos estudantes do 4º período de Psicologia Eric Luiz Menegusso, Lucca Braga Fávero e Guilherme Sanches, sob orientação das professoras Psicol. Camilla Mantovani Ozorio e Profª Iara de Moura Engracia Giraldi, analisou o uso de jogos de RPG (Role-Playing Games) como uma ferramenta para promover a integração entre universitários. O estudo demonstrou como a ludologia pode ser um recurso eficiente na melhoria da convivência acadêmica.

2 – Desafios Sensoriais: fortalecendo a memória tátil de forma lúdica

Estudantes do 3º período de Psicologia, Ricardo Coelho, Miguel Nogueira Pereira, Daniele Voltolini Cordeiro dos Santos, Emily Vitória Florêncio, Benhur Ferreira da Silva e Phelype de Pádua Nascimento, sob orientação da Profª Amarílis Cavalcanti Rocha, desenvolveram uma proposta para o uso de atividades lúdicas que estimulam a memória tátil. O estudo propôs intervenções que podem auxiliar no fortalecimento das capacidades sensoriais, com aplicações práticas em ambientes clínicos e educacionais.

3 – Desafios da unidade de saúde: uma jornada assistencial

Esta pesquisa destinada aos alunos do 2º e 5º período de Medicina da FPP, foi desenvolvida pela Profª Dra. Cristiana Meurer Miranda. O estudo focou nos desafios enfrentados por profissionais que atuam em unidades de saúde, oferecendo um olhar sobre uma jornada de atendimento assistencial.

Sobre o evento

O Congresso Neuroludens é uma iniciativa inovadora que aborda a interface entre as neurociências e a ludologia, unindo design e neuropsicologia para analisar o uso de jogos como ferramentas de intervenção. O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro,  na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no  Campus Curitiba, e reuniu acadêmicos e profissionais de diversas áreas e instituições de ensino superior para discutir o impacto dos jogos na neuropsicologia e no bem-estar.

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

• Amplo Centro de Convivência e Alimentação