Beatriz Essenfelder Borges
Colaboradora
–
E-mail: beatriz.borges@professor.fpp.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0438957046723754
Doutorado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (2014).
–
Português: Como professora no curso de graduação em medicina, concentro minhas pesquisas no ensino da fisiopatologia das doenças e criação de produtos educacionais. Após minha participação em comissões na graduação, ampliei meus estudos para incluir métodos de ensino-aprendizagem e avaliação de curso. Minha pesquisa abrange, em particular, as metodologias ativas no processo de ensinoaprendizagem, com ênfase na implementação e manutenção do método PBL (Problem-Based Learning), além da utilização de produtos educacionais nas aulas práticas do ensino superior em saúde. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe, colaboro em projetos relacionados ao ensino-aprendizagem e avaliação, beneficiando-me do alto nível de especialização e da colaboração do corpo docente.
–
English: As a professor in the undergraduate medicine course, I focus my research on teaching the pathophysiology of diseases and creating educational products. After participating in undergraduate committees, I expanded my studies to include teaching-learning methods and course evaluation. My research particularly covers active methodologies in the teaching-learning process, with an emphasis on the implementation and maintenance of the Problem-Based Learning (PBL) method, as well as the use of educational products in practical classes in higher health education. Within the Graduate Program in Health Sciences Teaching at Faculdades Pequeno Príncipe, I collaborate on projects related to teaching-learning and evaluation, benefiting from the high level of specialization and collaboration of the faculty.
–
Español: Como profesora en el curso de medicina de grado, concentro mis investigaciones en la enseñanza de la fisiopatología de las enfermedades y en la creación de productos educativos. Tras participar en comisiones de grado, amplié mis estudios para incluir métodos de enseñanza-aprendizaje y evaluación de cursos. Mi investigación abarca, en particular, las metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje, con énfasis en la implementación y el mantenimiento del método PBL (Aprendizaje Basado en Problemas), además del uso de productos educativos en las clases prácticas de la educación superior en salud. En el marco del Programa de Posgrado en Enseñanza en Ciencias de la Salud de las Facultades Pequeno Príncipe, colaboro en proyectos relacionados con la enseñanzaaprendizaje y la evaluación, beneficiándome del alto nivel de especialización y la colaboración del cuerpo docente.