Em 2024, o curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) completa 10 anos e, para marcar essa primeira década dedicada ao futuro da saúde, o curso obteve reconhecimento de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), recebendo nota 5.
Após uma criteriosa análise do MEC, que considerou aspectos como corpo docente, infraestrutura, metodologia de ensino e práticas de estágio, o curso de medicina da FPP recebeu a pontuação mais alta concedida pelo órgão.
A coordenadora do curso, Profaª Draª Izabel Cristina Meister Martins Coelho, explica: “A avaliação do curso de medicina, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, é bastante rigorosa e leva em consideração aspectos da própria instituição e seu regramento, do Projeto Pedagógico e sua relação com a infraestrutura disponível para o curso”.
Esse resultado é fruto de um conjunto de esforços concentrados em frentes fundamentais. “O uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem, em especial o PBL, a avaliação integrada ao processo de ensino, a Inserção local e regional no Sistema de Saúde, o desenvolvimento do profissionalismo médico, a constante formação dos docentes e o cuidado com nossos docentes e estudantes é o que faz toda a diferença no nosso curso”, compartilha Draª Izabel.
“A proximidade entre professores, estudantes e coordenação do curso em decisões colegiadas e a escuta ativa das necessidades da comunidade, sem dúvida fez e faz toda a diferença, tendo o constante apoio da Direção”, complementa a coordenadora.
Com esse reconhecimento, a FPP consolida sua posição entre as melhores Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de Medicina do Brasil, reafirmando seu compromisso em formar médicos e médicas capazes de atuar com excelência técnica e ética.
“Na FPP temos o cuidado de desenvolver e avaliar constantemente o projeto pedagógico do curso a fim de manter a qualidade na formação de médicos integrados com a realidade atual. Por isso somos a única escola nota 5 no conceito de curso em Curitiba, obtido no ano que completamos 10 anos.”, destaca a Drª Izabel.
Além disso, o curso de Medicina da FPP conta com uma acreditação internacional pela World Federation for Medical Education, permitindo que seus estudantes participem de estágios e programas de residência médica em diversas instituições ao redor do mundo, ampliando suas oportunidades acadêmicas e profissionais fora do país.