Em dezembro de 2024, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) foi credenciada pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná — SEPARTEC — nas categorias de Pré-incubadora e Espaço Maker. Conquista que reflete o compromisso da instituição em promover a inovação no ensino e na saúde.
“Esse credenciamento é muito importante porque, primeiro, nos coloca dentro do SEPARTEC, junto da Secretaria. E, segundo, porque traz a possibilidade de parcerias com outras instituições e empresas, abrindo a oportunidade para os nossos alunos vivenciarem a inovação diariamente”, explica a Profa. Maria Rosa Machado Prado, coordenadora do Núcleo de inovação e Empreendedorismo da Faculdades Pequeno Príncipe (NIE).
O SEPARTEC, presidido pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, foi criado com o intuito de elaborar políticas públicas para a implantação de parques tecnológicos. Com a participação de secretarias estaduais, universidades, institutos de pesquisa e entidades representativas, o sistema busca consolidar um ambiente propício à inovação e pesquisa em diferentes setores.
Em julho de 2024, o Governo do Paraná lançou um Edital de credenciamento de Ambientes Promotores de Inovação, com o objetivo de fortalecer espaços que contribuem para o futuro da tecnologia e do empreendedorismo. Entre as 11 categorias destacadas no edital, a Faculdades Pequeno Príncipe se inscreveu em duas: Pré-incubadora e Espaço Maker, sendo credenciada em ambas.
O Processo de Credenciamento
De acordo com a Profa. Maria Rosa, a inscrição exigiu um trabalho intenso e colaborativo.“Atendendo ao edital, identificamos quais seriam os ambientes que a Faculdade tem condição de consolidar. A partir disso, nós escrevemos todo o projeto solicitado pelo edital bem como elaboramos as cartas de intenção de parceria e submetemos a proposta ao SEPARTEC, atendendo a todas as normativas”, detalha a Profa. Maria Rosa.
Na categoria Pré-incubadora, a organização atua nas fases que englobam a ideação, prototipagem e validação, com foco na formalização de um negócio inovador. Enquanto na categoria Espaço Maker, a instituição oferece locais abertos, onde as pessoas se encontram para trabalhar em projetos reais e significativos, utilizando equipamentos adequados com o suporte de profissionais.
Os projetos submetidos passaram por uma rigorosa avaliação conduzida por dois grupos de especialistas, resultando na aprovação. A entrega dos certificados ocorreu durante o sexto encontro do SEPARTEC, realizado em Londrina, nos dias 6 e 7 de dezembro.
“Essa certificação é um marco, pois nos habilita a participar de editais de fomento que serão lançados a partir de 2025, fortalecendo ainda mais nossa capacidade de promover inovação e pesquisa”, celebra Maria Rosa.
Inovação na Saúde e Ensino
A diretora de pesquisa e pós-graduação, Profa. Rosiane Guetter Mello, ressalta que a prioridade da instituição é promover soluções inovadoras para as áreas da na saúde do e no ensino. “Essa é uma contribuição significativa não apenas para nossos alunos, mas para toda a cidade de Curitiba e o cenário paranaense”.
A diretora destaca ainda que, com o credenciamento, a instituição poderá ampliar parcerias e projetos, estimulando o empreendedorismo e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado, sendo essa uma conquista significativa para todo o Complexo Pequeno Príncipe.
Com o credenciamento, a faculdade começará os preparativos para conduzir os projetos já em 2025. “A FPP vai disponibilizar seus laboratórios para que sejam utilizados no desenvolvimento da pré-incubadora e de projetos inovadores . Vamos estruturar todo o espaço para que ocorra esse crescimento da inovação dentro da FPP, sempre envolvendo o ensino e a saúde”, explica a Profa. Maria Rosa.
Essa conquista reafirma o compromisso da Faculdades Pequeno Príncipe em liderar a transformação por meio da inovação, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná sempre promovendo um impacto positivo na sociedade.