Nesta segunda-feira, 27 de julho, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) recepcionou os novos estudantes com uma Aula Inaugural realizada no Auditório Regina Casillo. O evento reuniu as diretoras da instituição, os coordenadores de curso e membros dos centros acadêmicos e atléticas para celebrar o início dessa nova jornada.
A programação teve início com um welcome coffee proporcionando um momento de interação e socialização entre os participantes que receberam brindes especiais da FPP. Em seguida, os representantes dos centros acadêmicos e das atléticas compartilharam mensagens de acolhimento e incentivo aos alunos, reforçando a importância da participação ativa na vida universitária.

Acolhimento e inspiração para a jornada acadêmica
Durante a cerimônia, os coordenadores dos cursos de graduação da FPP foram apresentados possibilitando um primeiro contato com os novos estudantes. Representando o corpo docente, o Profº Me. Bruno Jardini Mäder, coordenador de Psicologia, destacou que todos chegam à graduação com um sonho. “Tudo começa com um sonho. Às vezes nem estamos 100% conscientes dele, mas ele está lá. E, com empenho, esmero e uma pitada de sorte, vai se moldando e se construindo”.

Na sequência, as diretoras da FPP compartilharam breves falas sobre suas áreas de atuação, destacando o compromisso com uma formação ética, humana e de excelência. A diretora acadêmica, Profª Dra. Elaine Rossi Ribeiro, celebrou o início da trajetória. “Hoje não estamos apenas abrindo livros, mas abrindo caminhos que levam ao conhecimento, ao compromisso ético, à escuta sensível e ao profundo respeito pela vida”.

Sob a ótica da gestão institucional a diretora administrativo-financeira, Adrianne Rauli, ressaltou a importância da responsabilidade e da ética. “Cuidar da saúde das pessoas é também cuidar do ambiente em que elas vivem”, afirmou.

Dando continuidade ao panorama acadêmico, a diretora de pesquisa e pós-graduação, Profª Dra. Rosiane Guetter Mello, reforçou o protagonismo da ciência na formação dos estudantes: “Em 2024, celebramos mais de 150 artigos científicos publicados. Mais do que números, celebramos oportunidades”.
Na mesma perspectiva de formação integrada e engajada a diretora de extensão, Profª Me. Tatiana Forte, destacou a relação entre o saber acadêmico e a aplicação social. “O saber produzido na academia vai se compor ao saber produzido nas comunidades. Vocês, que acabam de chegar, serão protagonistas dessa construção”.
Finalizando esse momento de acolhida institucional, a Diretora-Geral, Profª Dra. Patricia Forte Rauli, reforçou que a missão da faculdade vai além da formação técnica. “Nós não queremos apenas bons profissionais. Queremos partilhar com as famílias a formação de seres humanos comprometidos com a empatia, a transformação e a superação”.

Saúde mental e qualidade de vida em pauta
O evento proporcionou, ainda, uma reflexão conduzida pela professora Tatiana Forte sobre saúde mental, equilíbrio e organização. De forma leve e acolhedora, ela envolveu os presentes com questionamentos provocativos e práticas para a vida universitária: “Como eu utilizo minhas habilidades? Como me sinto em relação ao outro? O pertencimento começa no olhar, no vínculo com esse novo contexto que é a universidade”.

Durante sua fala, a diretora de extensão incentivou os estudantes a pensarem sobre a rotina e o tempo. “Lazer também é tarefa. Precisa caber na agenda, assim como o descanso e as pausas”. A palestra foi encerrada de forma descontraída com todos em pé, dançando e cantando ao som de “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha, promovendo sorrisos e conexão coletiva.

Por: Beatriz Pacheco
Fotos: Bruno Pedroso