Na última segunda-feira, 10 de fevereiro, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) deu boas-vindas aos novos estudantes com uma Aula Inaugural realizada no Auditório Regina Casillo. O evento reuniu as diretoras da instituição, os coordenadores de curso e membros dos centros acadêmicos para celebrar o início dessa nova jornada.
A programação teve início com um coffee break proporcionando um momento de interação e conexão entre os participantes que receberam brindes especiais da FPP. Em seguida, os representantes dos centros acadêmicos e das atléticas compartilharam mensagens de acolhimento e incentivo aos estudantes, reforçando a importância da participação ativa na vida universitária.
Ter o contato com os alunos que já estão há algum tempo na FPP é muito animador, pois instiga a proximidade com todas as possibilidades que permeiam a jornada acadêmica. Para Ane Camile Bueno de Freitas, membro da Atlética e estudante do 3º período de Psicologia, este é um momento de acolhimento: “Eles (os alunos) têm muitas expectativas em relação à faculdade, muitos entram direto do ensino médio, então, acredito que a atlética estar presente é muito importante, eles se sentem mais acolhidos”.

Ane Camile Bueno de Freitas, membro da Atlética de Psicologia e suas colegas. Foto: Marketing FPP.
As boas-vindas à instituição
Durante a cerimônia, os coordenadores dos cursos de graduação da FPP foram apresentados possibilitando um primeiro contato com os novos estudantes. Representando o corpo docente, a Profa. Dra. Franciele Verzeletti, coordenadora de Biomedicina, discursou palavras de incentivo aos ingressantes.
Foi uma oportunidade de conhecer, também, as diretoras que compõem a estrutura organizacional da FPP: Diretora-Geral — Dra. Patricia Forte Rauli, Diretora Acadêmica — Dra. Margareth Soares Galvão, Diretora Administrativo-Financeira — Dra. Adrianne de Castro Rauli, Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação — Dra. Rosiane Guetter Mello e a Diretora de Extensão — Luiza Tatiana Forte.
Cada uma das diretoras compartilhou com os estudantes os aspectos que estão sob sua responsabilidade, expondo um panorama das principais ações que acontecem dentro da instituição.

Coordenadores da graduação FPP durante a Aula Inaugural. Foto: Marketing FPP
Com palavras emocionantes da diretora-geral da FPP, Profª. Dra. Patrícia Forte Rauli, o evento permitiu um momento de reflexão sobre o papel social da instituição e a missão essencial que os profissionais de saúde assumem ao escolher essa área tão fundamental para a sociedade.
“O início de mais um semestre letivo reforça a missão do Complexo Pequeno Príncipe em prol da melhoria da saúde e da qualidade de vida das crianças e da população em geral, tendo por princípio o amor à criança, através da assistência, do desempenho, da pesquisa e da mobilização social. Muito da educação a missão do Complexo se nota na produção e disseminação do conhecimento através de um projeto de formação que para além da dimensão técnico-científica possa resgatar o caráter ético e solidário imprescindíveis na busca de uma sociedade”, discorreu a diretora.
Prêmio Destaque XXI ENEPE
Um dos momentos mais esperados do evento foi a entrega do Prêmio Prof.ª Dr.ª Ivete Palmira Sonson Zagonel ao trabalho destaque do XXI ENEPE. A pesquisa intitulada “Principais Barreiras à Adesão ao Tratamento da Tuberculose entre Populações Vulneráveis em Curitiba”, foi realizada pelos acadêmicos do 4º períodos de Medicina Júlia de Andrade Prüsse e João Francisco Oliveira Corrêa sob orientação do Profº Dr. Francisco Beraldi de Magalhães.
O prêmio reconhece a excelência do trabalho apresentado durante o XXI ENEPE, realizado em novembro de 2024, bem como o compromisso com a pesquisa científica, incentivando os estudantes a contribuírem para o avanço da ciência e da saúde.
Para Júlia, o prêmio reflete o olhar que a população vulnerável recebe com a prática de uma medicina mais humanizada: “A gente tinha um desejo muito grande de fazer uma pesquisa e o tema também foi muito especial. Porque infectologia foi uma matéria que a gente gostou muito e representa todo o cuidado que a gente quer ter daqui pra frente com as pessoas. Mas é sempre pensar nessa medicina mais humanizada que cuida de quem é vulnerável, de quem às vezes é deixado à margem da sociedade. E a gente conseguiu juntar a medicina, que é o que a gente ama muito, com esse cuidado com as pessoas”.
Além da importância de contemplar as pessoas em situação de vulnerabilidade, João Francisco aponta a relevância da integração da pesquisa com outras áreas do curso: “Entender a pessoa que pode estar numa situação de vulnerabilidade e juntar isso com o tema é muito importante. A gente pode contemplar vários outros aspectos da faculdade, como a integração com a comunidade. Então, foi fundamental para a gente perceber que tem alguns pontos que merecem a devida atenção. Foi muito bom fazer esse trabalho, ficamos felizes pela premiação”, compartilha o acadêmico.

Vencedores do XXI ENEPE recebendo o Prof.ª Dr.ª Ivete Zagonel durante a Aula Inaugural. Foto: Marketing FPP
Para o orientador do trabalho, o prêmio demonstra a qualidade de ensino que é produzida dentro da FPP destacando o orgulho que sente dos estudantes. “Além do conhecimento técnico, os alunos se preocupam, acima de tudo, com as pessoas. Como disse a professora Patrícia no discurso, né? O cuidado da pessoa em toda a sua integralidade, no âmbito biopsicossocial. E acho que eles olharam muito bem para isso, estudaram uma doença que, muito embora seja a doença infecciosa que mais mata no mundo como causa isolada, recebe pouca importância. E eles focaram justamente nessa doença em populações que são marginalizadas, que ninguém olha, trazendo bem a identidade da FPP”, pontua o Profº Francisco.
Palestra com membro do Conselho Geral da Mantenedora
O Secretário-Geral da Mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva, abrilhantou a Aula Inaugural ministrando a palestra “Da Bioética à biofilia e desta para a bioética hospitalar”.
Foi um momento de imersão durante o qual os novos estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre um tema de extrema relevância no contexto atual da sociedade numa perspectiva global.

José Álvaro da Silva, membro da Mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe durante a Aula Inaugural. Foto: Marketing FPP
Encerramento
Para encerrar o evento em grande estilo, a equipe do Auditório Regina Casillo ofereceu três brindes que foram sorteados entre os novos estudantes. O semestre letivo começa com grandes expectativas e um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e profissional.