Carlos Fernando Collares
Permanente
–
E-mail: carlos.collares@professor.fpp.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1443948196407242
Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2015)
–
Português: Como especialista em psicometria e avaliação educacional na área da saúde, minhas pesquisas se concentram no desenvolvimento e aplicação de métodos avançados de testagem, com ênfase em testes adaptativos computadorizados e modelagem cognitiva diagnóstica. Busco evidências de validade, confiabilidade e utilidade educacional de instrumentos de avaliação de competências em educação médica. Através de colaborações internacionais e experiências inovadoras em instituições renomadas, desenvolvi e implementei programas de testes de progresso adaptativos computadorizados em diversos países, contribuindo para a expansão dessa metodologia globalmente. Entre 2012 e 2022, atuei como Professor Assistente na School of Health Professions Education da Universidade de Maastricht. Atualmente, sou Docente Orientador do PECS da FPP, Professor Afiliado da Universidade do Minho, Professor Assistente Convidado da Universidade do Algarve e especialista em avaliação do European Board of Medical Assessors. Comprometido com a melhoria contínua da educação em saúde, utilizo análises psicométricas para assegurar avaliações justas e informativas, orientando tanto a aprendizagem dos estudantes quanto o desenvolvimento profissional contínuo. Como docente do PECS da FPP, almejo inspirar e capacitar futuros educadores a aplicarem práticas avaliativas inovadoras e baseadas em evidências, preparando-os para enfrentar e superar os desafios contemporâneos na formação de profissionais da saúde.
–
English: As a specialist in psychometrics and educational assessment in the health field, my research focuses on the development and application of advanced testing methods, emphasizing computer-adaptive testing and diagnostic cognitive modeling. I seek evidence of validity, reliability, and educational utility of competency assessment instruments in medical education. Through international collaborations and innovative experiences at renowned institutions, I have developed and implemented computer-adaptive progress testing programs in various countries, contributing to the global expansion of this methodology. From 2012 to 2022, I served as an Assistant Professor at the School of Health Professions Education at Maastricht University. Currently, I am a Supervising Professor at PECS of FPP, an Affiliate Professor at the University of Minho, an Adjunct Assistant Professor at the University of Algarve, and an assessment specialist at the European Board of Medical Assessors. Committed to the continuous improvement of health education, I use psychometric analyses to ensure fair and informative assessments, guiding both student learning and continuous professional development. As a faculty member at PECS of FPP, I aim to inspire and empower future educators to apply innovative and evidence-based assessment practices, preparing them to face and overcome contemporary challenges in the training of health professionals.
–
Español: Como especialista en psicometría y evaluación educativa en el área de la salud, mis investigaciones se centran en el desarrollo y aplicación de métodos avanzados de pruebas, con énfasis en pruebas adaptativas informatizadas y modelado cognitivo diagnóstico. Busco evidencias de validez, confiabilidad y utilidad educativa de instrumentos de evaluación de competencias en educación médica. A través de colaboraciones internacionales y experiencias innovadoras en instituciones reconocidas,
desarrollé e implementé programas de pruebas de progreso adaptativas informatizadas en diversos países, contribuyendo a la expansión de esta metodología a nivel global. Entre 2012 y 2022, me desempeñé como Profesor Asistente en la School of Health Professions Education de la Universidad de Maastricht. Actualmente, soy Docente Tutor del PECS de la FPP, Profesor Afiliado de la Universidad do Minho, Profesor Asistente Invitado de la Universidad do Algarve y especialista en evaluación del European Board of Medical Assessors. Comprometido con la mejora continua de la educación en salud, utilizo análisis psicométricos para asegurar evaluaciones justas e informativas, orientando tanto el aprendizaje de los estudiantes como el desarrollo profesional continuo. Como docente del PECS de la FPP, aspiro a inspirar y capacitar a futuros educadores para que apliquen prácticas evaluativas innovadoras y basadas en evidencias, preparándolos para enfrentar y superar los desafíos contemporáneos en la formación de profesionales de la salud.