No dia 16 de agosto, a Profª Dra. Franciele Bona Verzeletti, coordenadora do curso de Biomedicina na Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), ministrou uma palestra no projeto SESC — Orientando Futuros. O evento teve como objetivo orientar estudantes do ensino médio sobre a escolha profissional e compartilhar experiências na área da Biomedicina.
A participação da Profª Franciele no projeto SESC foi motivada por sua paixão pela Biomedicina. “A Biomedicina é um curso com muitas áreas de atuação profissional, e sempre que há a oportunidade de falar sobre essa área, me sinto muito feliz e prestigiada em homenagear esses profissionais. Falar sobre uma profissão tão importante para o futuro da saúde é uma tarefa muito gratificante.”, compartilha a docente.
Biomedicina: Áreas de Atuação
Durante a palestra, os estudantes demonstraram grande interesse nas diversas áreas de atuação dos profissionais biomédicos. A coordenadora do curso da FPP apresentou as áreas promissoras para o futuro, como biologia molecular, genética, biotecnologia, bioinformática e reprodução humana assistida.
A Profª Franciele abordou a relevância de cada uma dessas áreas, destacando a reprodução humana assistida, diante das mudanças atuais nos hábitos familiares. “A reprodução humana assistida é uma área bastante promissora, visto que os casais estão deixando para ter filhos mais tarde, aumentando a demanda por especialistas nessa área.”, pontuou a biomédica.
Desafios e Vivência na Biomedicina
O apreço pela Biomedicina existe desde o início da graduação na trajetória da Draª Verzeletti, na qual já era perceptível o interesse pelas áreas de genética e reprodução humana. “Entrei na graduação com um foco bem definido, e ao longo dos quatro anos do curso, esse interesse se concretizou, especialmente durante os estágios em análises clínicas e reprodução humana, que abriram portas para minha carreira,” relembra a biomédica. Ela foi uma das pioneiras a conquistar uma segunda habilitação na área, algo incomum na época, o que demonstrou sua determinação e abriu caminho para outros estudantes.
A carreira da Profª Franciele se estendeu ao mestrado em Envelhecimento Humano e ao doutorado em Biotecnologia, áreas que complementaram sua formação e ampliaram suas oportunidades profissionais. “Cada etapa foi essencial para o meu crescimento, mas o que sempre ficou claro para mim é que o biomédico deve ser um profissional que goste de estudar, de se atualizar constantemente,” aconselha.
Para a biomédica, essa constante busca por conhecimento é o que diferencia os profissionais no mercado de trabalho. “Seja através de congressos, leitura de artigos científicos, ou workshops, a atualização constante é essencial para o crescimento no mercado de trabalho, principalmente em uma área em constante transformação como a saúde,” finaliza.
Biomedicina na FPP
O curso de Biomedicina da Faculdades Pequeno Príncipe utiliza a metodologia inovadora conhecida como CBCL (Case-Based Collaborative Learning). “Essa metodologia prepara o egresso para o mercado de trabalho, proporcionando uma formação sólida desde o início do curso, permeando por várias áreas de atuação.”, destaca a coordenadora.
Além disso, o corpo docente da FPP é composto por mestres e doutores com ampla experiência clínica, bem como nas diversas áreas de atuação da profissão, o que garante aos estudantes uma formação de excelência.
Para os jovens que estão em dúvida sobre seguir a carreira de biomédico(a), a Draª Verzeletti aconselha: “Não pare de estudar, tenha foco, e escolha uma instituição de ensino reconhecida e séria, como a Faculdades Pequeno Príncipe. É preciso estar em constante atualização, a palavra-chave da carreira de um bom biomédico é atualização constante.”, afirma.