Coordenadora de Medicina da FPP é nomeada Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

No último sábado de fevereiro (24), a coordenadora do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Izabel Coelho recebeu o título de  Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

“Ser Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, é o auge da carreira do cirurgião, pois é o reconhecimento público de que se dedicou a especialidade com afinco, de que realizou  pesquisas e aprofundamento do conhecimento nas áreas em que atua e sempre agiu com ética. Estes são os principais critérios que o CBC considera ao honrar um cirurgião com esse título”, comenta a médica.

A trajetória

A conquista da coordenadora de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe ao tornar-se Membro Titular do CBC é muito significativa por vários motivos, um deles é o fato de ser uma médica, mulher, num segmento que antes era ocupado majoritariamente por homens.

O caminho das mulheres na cirurgia nem sempre foi fácil, sofremos muitas resistências e muitas vezes fomos questionadas em nossa capacidade pelos colegas. Nos pacientes, por vezes causávamos  estranhamento: ‘mas é você que vai operar?’, destaca Izabel.

Com 34 anos de formada, a médica relata que a escolha pela área de cirurgia foi repleta de obstáculos, mas também de conquistas. “Quando decidi pela cirurgia, enfrentei a dificuldade de que poucos serviços aceitavam mulheres nas suas residências. Tive a oportunidade de ser a primeira mulher na residência de cirurgia do aparelho digestivo no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Fui também a terceira residente mulher da cirurgia pediátrica do Pequeno Príncipe e a primeira plantonista de emergência do Hospital de clínicas da Universidade Federal do Paraná”, compartilha Coelho.

Para além das dificuldades, Izabel relata que o seu interesse em estudar e aprender ainda mais sobre sua área a levou para o caminho da docência, após fazer mestrado e doutorado em clínica cirúrgica, que hoje resulta na possibilidade de transformar a formação de outros profissionais. “Quando me tornei docente, percebi que precisava saber mais, por isso busquei especializações na área do ensino da gestão em saúde e educação. Além disso, fui empossada na Comissão de Ensino do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), biênio 24/25 que tem por objetivo propor mudanças na Residência Médica da área”, relata a coordenadora.

Sobre Izabel Coelho

Izabel Cristina Meister Martins Coelho é médica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Residência em Cirurgia Geral pela UFPR e em Cirurgia Pediátrica no Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe. Mestre e Doutora em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Atualmente coordena o Curso de Medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe (desde 2014). Em 2011, iniciou a coordenação do projeto Pró-Ensino na Saúde e, posteriormente, o Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde na Pós-Graduação Stricto Sensu das Faculdades Pequeno Príncipe (desde 2015).

Sobre o CBC

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões foi fundado em 1929 por um grupo de 28 cirurgiões liderados por Antônio Benevides Barboza Viana. Com mais de 90 anos de história, o CBC teve participação, inclusive, na II Guerra Mundial, preparando médicos que seriam convocados.

Em 1986, o CBC criou congressos regionais em todo o país e desde 1991 integra a Associação Médica Brasileira como Departamento de Cirurgia Geral. Já em 2017 o CBC foi uma das sociedades médicas fundadoras do Instituto Brasil de Medicina, que oferece suporte à Frente Parlamentar da Saúde no Congresso Nacional.