Beatriz Essenfelder Borges

Links Relacionados
Lattes
Scopus

Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças – Curitiba/PR

Contato
beatriz.borges@professor.fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa
I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde

Resumo
Como professora nos cursos de graduação de Medicina, Enfermagem e Farmácia, tenho focado minhas pesquisas na fisiopatologia das doenças que demonstra meu interesse por esse assunto. Mas nos últimos anos meu olhar se voltou para o ensino. Após participar de comissões dentro da graduação de Medicina tenho estudado currículo e métodos de ensino aprendizagem. minha pesquisa tem permeado o campo das metodologias ativas no ensino aprendizagem. Destacando o ensino de PBL. No Programa de Pós graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe venho colaborar em projetos relacionados com currículo, ensino e aprendizagem e avaliação visto que o corpo docente é extremamente especializado e colaborativo.

As a professor in the undergraduate courses of Medicine, Nursing, and Pharmacy, I have focused my research on the pathophysiology of diseases, demonstrating my interest in this subject. However, in recent years, my attention has shifted towards teaching. After participating in committees within the Medicine undergraduate program, I have been studying curriculum and teaching-learning methods. My research has delved into the field of active methodologies in teaching and learning, with a particular emphasis on Problem-Based Learning (PBL). In the Postgraduate Program in Health Sciences Education at Faculdades Pequeno Príncipe, I am collaborating on projects related to curriculum, teaching and learning, and assessment, given that the faculty is extremely specialized and collaborative.

Como profesora en los cursos de grado de Medicina, Enfermería y Farmacia, he enfocado mis investigaciones en la fisiopatología de las enfermedades, lo que demuestra mi interés en este tema. Sin embargo, en los últimos años mi enfoque se ha dirigido hacia la enseñanza. Después de participar en comisiones dentro del programa de grado de Medicina, he estado estudiando el currículo y los métodos de enseñanza-aprendizaje. Mi investigación ha abordado el campo de las metodologías activas en la enseñanza-aprendizaje, destacando la enseñanza basada en problemas (PBL). En el Programa de Posgrado en Enseñanza en Ciencias de la Salud de Faculdades Pequeno Príncipe, colaboro en proyectos relacionados con el currículo, la enseñanza y el aprendizaje, y la evaluación, dado que el cuerpo docente es extremadamente especializado y colaborativo.

 

 

Camila Aparecida Moraes Marques

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças – Curitiba/PR

Contato

camila.marques@professor.fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa

I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde

Resumo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado em Fisiologia, no Laboratório de Metabolismo Celular, pela Universidade Federal do Paraná (2017). É colaboradora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, vinculada ao Laboratório de Hepatologia Experimental e Fisiologia HCPA/UFRGS. Professora das Faculdades Pequeno Príncipe. Atua nas áreas: Fisiologia e Biofísica. Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia – SBFis. Pesquisadora Pós-Doc no Programa de Pós-Graduação de Ensino nas Ciências da Saúde – PECS FPP. Certificada pela Harvard Medical School – Training to Teach in Medicine, Turma 2021-2022.

 

 

 

Carlos Fernando Collares

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Avenida Iguaçu, 333, Rebouças – Curitiba/PR
Contato
carlos.collares@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde.
Resumo
Como especialista em psicometria e avaliação educacional na área da saúde, minhas pesquisas se concentram na aplicação e desenvolvimento de métodos avançados de testagem, com ênfase em testes adaptativos computadorizados e modelagem cognitiva diagnóstica, e na obtenção de evidências de validade, confiabilidade e utilidade educacional de instrumentos de avaliação de competências em educação médica. Através de colaborações internacionais e experiências inovadoras em instituições renomadas, desenvolvi e implementei programas de testes de progresso adaptativos computadorizados em vários países, contribuindo para a expansão dessa metodologia globalmente. Entre 2012 e 2022, atuei como Professor Assistente na School of Health Professions Education da Universidade de Maastricht. Atualmente, além de Docente Orientador do PECS da FPP, sou Professor Afiliado da Universidade do Minho, Professor Assistente Convidado da Universidade do Algarve, e especialista em avaliação do European Board of Medical Assessors. Estou comprometido com a melhoria contínua da educação em saúde, utilizando análises psicométricas para assegurar avaliações justas e informativas, que orientem tanto a aprendizagem dos estudantes quanto o desenvolvimento profissional contínuo. Como docente do PECS da FPP, almejo inspirar e capacitar futuros educadores a aplicarem práticas avaliativas inovadoras e baseadas em evidências, preparando-os para enfrentar e superar os desafios contemporâneos na formação de profissionais da saúde.
As an expert in psychometrics and educational assessment in the healthcare field, my research focuses on the application and development of advanced testing methods, with an emphasis on computerized adaptive testing and diagnostic cognitive modeling, and on obtaining evidence of validity, reliability, and educational utility of assessment instruments for medical education competencies. Through international collaborations and innovative experiences at renowned institutions, I have developed and implemented computerized adaptive progress testing programs in various countries, contributing to the global expansion of this methodology. Between 2012 and 2022, I served as an Assistant Professor at the School of Health Professions Education at Maastricht University. Currently, in addition to being a Supervising Lecturer at FPP’s PECS, I am an Adjunct Professor at the University of Minho, a Visiting Assistant Professor at the University of Algarve, and an assessment specialist at the European Board of Medical Assessors. I am committed to the continuous improvement of health education, using psychometric analyses to ensure fair and informative assessments that guide both student learning and continuous professional development. As a lecturer at FPP’s PECS, I aim to inspire and empower future educators to apply innovative, evidence-based assessment practices, preparing them to face and overcome contemporary challenges in healthcare professional training.
Como especialista en psicometría y evaluación educativa en el campo de la salud, mis investigaciones se centran en la aplicación y desarrollo de métodos avanzados de evaluación, con énfasis en pruebas adaptativas informatizadas y modelado cognitivo diagnóstico, y en la obtención de evidencia de validez, confiabilidad y utilidad educativa de instrumentos de evaluación de competencias en educación médica. A través de colaboraciones internacionales y experiencias innovadoras en instituciones de renombre, he desarrollado e implementado programas de pruebas de progreso adaptativas informatizadas en varios países, contribuyendo a la expansión de esta metodología a nivel global. Entre 2012 y 2022, trabajé como Profesor Asistente en la Escuela de Educación en Profesiones de la Salud de la Universidad de Maastricht. Actualmente, además de ser Docente Supervisor en el PECS de la FPP, soy Profesor Afiliado en la Universidad del Minho, Profesor Asistente Invitado en la Universidad del Algarve y especialista en evaluación en el European Board of Medical Assessors. Estoy comprometido con la mejora continua de la educación en salud, utilizando análisis psicométricos para garantizar evaluaciones justas e informativas que guíen tanto el aprendizaje de los estudiantes como el desarrollo profesional continuo. Como docente del PECS de la FPP, mi objetivo es inspirar y capacitar a futuros educadores para que apliquen prácticas evaluativas innovadoras y basadas en evidencia, preparándolos para enfrentar y superar los desafíos contemporáneos en la formación de profesionales de la salud.

 

 

 

Diancarlos Pereira de Andrade - Professor Colaborador

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Avenida Iguaçu, 338, Rebouças, Curitiba/PR
Contato
diancarlos.andrade@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade
Resumo
Minha linha de pesquisa científica adota as teorias da ciência de dados, a psicometria, a personalidade do ser humano e a educação na saúde. Os objetivos convergem em debater os fundamentos epistemológicos e teóricos bem como, os aspectos metodológicos e analíticos relativos aos processos de construção, validação e adaptação de instrumentos aplicados à avaliação educacional e de programas e políticas sociais. Busca-se, ainda, a formação de pesquisadores nas áreas de psicometria e avaliação educacional com o uso de novas tecnologias de forma inovadora. Também se utiliza das revisões sistemáticas que podem encontrar evidências com embasamento estatístico e teórico no ensino da saúde.
My line of scientific research adopts the theories of data science, psychometrics, the personhood of the human being and health education. The objectives converge in debating the epistemological and theoretical foundations as well as the methodological and analytical aspects related to the processes of construction, validation and adaptation of instruments applied to educational evaluation and social programs and policies. It is also sought to train researchers in the areas of psychometrics and educational assessment with the use of new technologies in an innovative way. It also uses systematic reviews that can find evidence with statistical and theoretical basis in health education.
Mi línea de investigación científica adopta las teorías de la ciencia de datos, la psicometría, la personalidad del ser humano y la educación para la salud. Los objetivos convergen en debatir los fundamentos epistemológicos y teóricos, así como los aspectos metodológicos y analíticos relacionados con los procesos de construcción, validación y adaptación de instrumentos aplicados a la evaluación educativa y programas y políticas sociales. También se busca formar investigadores en las áreas de psicometría y evaluación educativa con el uso de nuevas tecnologías de forma innovadora. También utiliza revisiones sistemáticas que pueden encontrar evidencia con base estadística y teórica en educación para la salud.

 

 

 

Edson Roberto Arpini Miguel

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Avenida Iguaçu, 333, Rebouças – Curitiba/PR
Contato
edson.arpini@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde.
Resumo
Como professor nos cursos de graduação e programas de pós-graduação, tenho dedicado vários anos à pesquisa qualitativa e às humanidades, e meu currículo reflete minha paixão pela área da saúde, pois, desde o inicio de minha formação médica tive um olhar especial para aspectos da pesquisa o que me levou também, ao interesse pela docência e preceptoria em saúde. Esta trajetória não foi desenhada ao acaso, pois, sempre busquei informações e pessoas que a partir de suas práticas e referenciais teóricos, trouxessem ações transformadoras na prática do ensinar e aprender. Posso destacar que da minha experiência tenho especial apreço pela estudo e utilização de Metodologias de Ensino Aprendizagem, com olhar de Pesquisas Qualitativas. Assim, durante minha carreira, conduzi pesquisas, incluindo análise de narrativas, estudos de caso e entrevistas em profundidade. Minha abordagem envolve compreender as nuances e contextos que moldam as experiências dos indivíduos. Colaborei em projetos interdisciplinares e interprofissionais, explorando questões complexas relacionadas ao ensino e aprendizagem. Outro aspecto importante, são as Contribuições para as Humanidades, pois acredito que as humanidades desempenham um papel crucial na formação de profissionais de saúde. Minhas atividades incorporam elementos das humanidades, como ética, sociologia e história da medicina, para enriquecer a compreensão dos aprendizes. Abrangendo este conjunto de atividades, um foco importante tem sido o estudo dos Currículos e Diretrizes Curriculares dos Cursos da Área da Saúde, em especial da medicina, onde desenvolvi e ministrei cursos para estudantes e professores, abordando tópicos como estruturas curriculares que possibilitem a melhoria da comunicação médico-paciente, da ética clínica e cuidados centrados no paciente. Saliento que meu currículo inclui estratégias de ensino ativas, e inovadoras, avaliações formativas e práticas baseadas em evidências. No Programa de Pós graduação das Faculdades Pequeno Príncipe temos um espaço diferenciado e singular para projetos cooperativos e que criam oportunidades de aprofundamento deste trabalho junto a um excelente corpo docente em colaboração e participação ativa dos mestrandos desta instituição.
As a professor in undergraduate and graduate programs, I have dedicated several years to qualitative research and the humanities, and my curriculum reflects my passion for the healthcare field. Since the beginning of my medical education, I have had a special interest in research, which has also led me to become interested in teaching and preceptorship in healthcare. This trajectory was not by chance, as I have always sought information and people who, through their practices and theoretical frameworks, bring transformative actions to the practice of teaching and learning. I can highlight from my experience a special appreciation for the study and use of Teaching-Learning Methodologies with a focus on Qualitative Research. Thus, throughout my career, I have conducted research, including narrative analysis, case studies, and in-depth interviews. My approach involves understanding the nuances and contexts that shape individuals’ experiences. I have collaborated on interdisciplinary and interprofessional projects, exploring complex issues related to teaching and learning. Another important aspect is Contributions to the Humanities because I believe that the humanities play a crucial role in the education of healthcare professionals. My activities incorporate elements of the humanities, such as ethics, sociology, and the history of medicine, to enrich learners’ understanding.Encompassing this set of activities, an important focus has been on studying Curricula and Curriculum Guidelines for Health Sciences Courses, especially in medicine, where I have developed and taught courses for students and professors, addressing topics such as curriculum structures that enable the improvement of doctor-patient communication, clinical ethics, and patient-centered care. I emphasize that my curriculum includes active and innovative teaching strategies, formative assessments, and evidence-based practices. In the Postgraduate Program at Faculdades Pequeno Príncipe, we have a differentiated and unique space for cooperative projects that create opportunities for furthering this work alongside an excellent faculty in collaboration with active participation of the master’s students at this institution.
Como profesor en cursos de grado y programas de posgrado, he dedicado varios años a la investigación cualitativa y las humanidades, y mi currículum refleja mi pasión por el área de la salud, ya que, desde el inicio de mi formación médica, he tenido un interés especial en los aspectos de la investigación que también me han llevado al interés por la enseñanza y la preceptoría en salud. Esta trayectoria no fue dibujada al azar, ya que siempre he buscado información y personas que, a partir de sus prácticas y referencias teóricas, trajeran acciones transformadoras en la práctica de enseñar y aprender. Puedo destacar que, desde mi experiencia, tengo un especial aprecio por el estudio y la utilización de Metodologías de Enseñanza-Aprendizaje, con un enfoque en Investigación Cualitativa. Así, durante mi carrera, he llevado a cabo investigaciones, incluida la análisis de narrativas, estudios de caso y entrevistas en profundidad. Mi enfoque implica comprender las sutilezas y contextos que moldean las experiencias de los individuos. He colaborado en proyectos interdisciplinarios e interprofesionales, explorando cuestiones complejas relacionadas con la enseñanza y el aprendizaje. Otro aspecto importante son las Contribuciones a las Humanidades, ya que creo que las humanidades desempeñan un papel crucial en la formación de profesionales de la salud. Mis actividades incorporan elementos de las humanidades, como ética, sociología e historia de la medicina, para enriquecer la comprensión de los aprendices. Abarcando este conjunto de actividades, un enfoque importante ha sido el estudio de los Currículos y Directrices Curriculares de los Cursos del Área de la Salud, especialmente en medicina, donde he desarrollado y impartido cursos para estudiantes y profesores, abordando temas como estructuras curriculares que permitan la mejora de la comunicación médico-paciente, la ética clínica y el cuidado centrado en el paciente. Destaco que mi currículum incluye estrategias de enseñanza activas e innovadoras, evaluaciones formativas y prácticas basadas en evidencia. En el Programa de Posgrado de las Facultades Pequeno Príncipe tenemos un espacio diferenciado y singular para proyectos cooperativos que crean oportunidades para profundizar este trabajo junto con un excelente cuerpo docente en colaboración y participación activa de los estudiantes de maestría de esta institución.

 

 

 

Elaine Rossi Ribeiro

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
elaine.rossi@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.
Resumo
Estou inserida em 2 linhas de pesquisa: Educação Permanente, Educação continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, que são ações voltadas à transformação de práticas no trabalho. A outra linha é Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde, a qual requer utilização de práticas inovadoras de gestão e um aprofundamento sobre ferramentas diversas para a promoção de um cuidado de saúde mais qualificado e seguro, objetivando o desenvolvimento profissional e aprimoramento de competências voltadas à prática profissional em consonância com o contexto social e institucional onde é empregada. O ensino sobre segurança do paciente e seus pressupostos, além dos conceitos relativos à educação em saúde, em especial a educação permanente e gestão, são assuntos que carecem de aprendizado significativo e eficaz. Ainda faço parte do grupo que estudos sobre Revisões e sou Editora Científica da Revista Espaço para a Saúde.
I am inserted in 2 lines of research: Permanent Education, Continuing Education, Integration between teaching, health services, and the community, which are actions aimed at transforming practices at work. The other line is Academic and the Brazilian Public Health System Management, which requires the use of innovative management practices and an in-depth study of different tools to promote more qualified and safer health care. Teaching about patient safety and its assumptions, as well as concepts related to health education, especially continuing education and management, are subjects that lack meaningful and effective learning. I am also a member of the group studying Reviews and I am the Scientific Editor of the Revista Espaço para a Saúde.
Actúo en 2 líneas de investigación: Educación Permanente, Educación Continuada, Integración entre la enseñanza, los servicios de salud y la comunidad, que son acciones dirigidas a transformar las prácticas en el trabajo. La otra línea es la Gestión Académica en el Sistema Único de Salud, que requiere el uso de prácticas de gestión innovadoras y un estudio profundo de diferentes herramientas para promover una atención en salud más calificada y segura. La enseñanza sobre la seguridad del paciente y sus supuestos, además de los conceptos relacionados con la educación en salud, especialmente la educación continua y la gestión, son temas que carecen de aprendizajes significativos y efectivos. Sigo siendo parte del grupo que estudia Reseñas y soy el Editor Científico de la Revista Espaço para a Saúde.

 

 

 

Gerson Alves Pereira Júnior

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333 Bairro Rebouças CEP: 80230-020 Curitiba/PR
Contato
gerson.pereira@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde;
Resumo
Como professor, pesquisador e médico da área de cirurgia de urgência e trauma, medicina intensiva e de emergência, a educação dos profissionais de saúde faz parte do meu principal campo de atuação profissional em várias frentes de estudo: 1) Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde, 2) Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviço e comunidade e 3) Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde. Há muitos projetos em desenvolvimento na utilização da simulação clínica na graduação, residência médica e capacitação de equipes profissionais, além de um destaque especial para o papel da tecnologia na gestão acadêmica e do sistema de saúde, como parte fundamental dos avanços necessários.
As a professor, researcher, and physician in the field of emergency surgery and trauma, intensive and emergency medicine, the education of health professionals is part of my main professional field in several fronts of study: 1) Curriculum, teaching-learning processes, and evaluation in health training, 2) Permanent Education, Continuing Education, and Integration between teaching, service, and community, and 3) Academic and the Brazilian Public Health System Management. There are many projects under development on the use of clinical simulation in undergraduate, medical residency, and training of professional teams, as well as a special emphasis on the role of technology in academic management and the health system, as a fundamental part of the necessary advances.
Como docente, investigador y médico en el campo de la cirugía de emergencia y traumatología, medicina intensiva y de urgencias, la formación de profesionales de salud define mi principal área de actuación en varios segmentos de estudio: 1) Currículo, procesos de enseñanza-aprendizaje y evaluación en la formación en salud, 2) Educación Permanente, Educación Continua e Integración entre docencia, servicio y comunidad y 3) Gestión Académica y en el Sistema Único de Salud. Son muchos los proyectos en desarrollo en el uso de simulación clínica en pregrado, residencia médica y formación de equipos profesionales, además de un especial énfasis en el rol de la tecnología en la gestión académica y el sistema de salud, como parte fundamental de los avances necesarios.

 

 

 

Izabel Cristina Meister Coelho - Coordenadora

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
izabel.coelho@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.
Resumo
A formação dos profissionais de saúde e a Cirurgia Pediátrica, ambos no complexo Pequeno Príncipe, têm sido meu local de atuação profissional e de pesquisa. Meu foco de pesquisa tem sido inovações em Currículo, processos de Ensino e Aprendizagem (EA) e Avaliação na graduação e Pós-graduação com principal enfoque em metodologias ativas de EA, Entrustable Professional Activities(EPA), desenvolvimento e validação de instrumentos e materiais para ensino e para planejamento cirúrgico, Liderança e Profissionalismo. Atuo também nas outras duas linhas do Programa de forma interdisciplinar na construção de projetos.
The training of health professionals and Pediatric Surgery, both in the Pequeno Príncipe complex, have been my place of professional practice and research. My research focus has been innovations in Curriculum, Teaching and Learning (TL) processes, and Assessment at undergraduate and graduate levels with a main focus on active TL methodologies, Entrustable Professional Activities (EPA), development and validation of instruments and materials for teaching and for surgical planning, Leadership and Professionalism. I also work in the other two lines of the Program interdisciplinarily in the construction of projects.
La formación de profesionales de la salud y Cirugía Pediátrica, ambas en la Institución Pequeño Príncipe, son mi lugar de práctica profesional e investigación. Mi enfoque de investigación se concentra en las innovaciones en los procesos de Currículo, Enseñanza y Aprendizaje (EA) y la Evaluación a nivel de pregrado y posgrado con un enfoque principal en metodologías activas de EA, Actividades Profesionales Confiables (EPA), desarrollo y validación de instrumentos y materiales para la enseñanza y para Planificación quirúrgica, Liderazgo y Profesionalismo. También trabajo en las otras dos líneas del mismo Programa de manera interdisciplinaria en la construcción de proyectos.

 

 

 

Juliano Mendes de Souza

Links Relacionados

Scopus

Endereço Profissional

Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR

Contato

juliano.souza@professor.fpp.edu.br

Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.
Resumo
Direciono minhas pesquisas para o entendimento do comportamento e da efetividade dos processos de avaliação do ensino e aprendizagem, tanto na visão discente quanto na docente e institucional. Busco também compreender a forma como o ensino dos profissionais de saúde está presente nos ambientes de trabalho, as interrelações entre os estudantes e os profissionais de saúde, e como as organizações podem contribuir para o ensino, tanto dos estudantes em formação quanto dos profissionais. Também pesquiso novas metodologias, tecnologias e processos de aprendizagem que possam otimizar o engajamento dos estudantes e direcionar para maior impacto na prática profissional dentro dos sistemas de saúde.
I direct my research to the understanding of the teaching and learning evaluation processes behavior and effectiveness, both from the student and the teachers and institution’s view. I also seek to understand how the teaching of health professionals is present in work environments, the interrelationships between students and health professionals, and how organizations can contribute to teaching, both for students and for professionals. I also investigate new methodologies, technologies, and learning processes that can optimize student engagement and lead to greater impact on professional practice within health systems.
Enfoco mi investigación hacia la comprensión del comportamiento y la eficacia de los procesos de evaluación de la enseñanza y el aprendizaje, tanto en el estudiante como en la mirada docente e institucional. También busco comprender cómo la docencia de los profesionales de la salud está presente en los ambientes de trabajo, las interrelaciones entre los estudiantes y los profesionales de la salud, y cómo las organizaciones pueden contribuir a la docencia, tanto para los estudiantes en formación como para los profesionales. También investigo nuevas metodologías, tecnologías y procesos de aprendizaje que pueden optimizar la participación de los estudiantes y generar un mayor impacto en la práctica profesional dentro de los sistemas de salud.

 

 

 

Leide da Conceição Sanches - Vice-Coordenadora

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
leide.sanches@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.
Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde é voltado para o desenvolvimento de processos pedagógicos adequados à realidade e condizentes com a complexidade das ações em saúde. Tanto na linha de pesquisa Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade quanto na de currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde, investigamos a atenção do ensino em saúde para o acesso em saúde a populações não hegemônicas e invisibilizadas, cujas pesquisas são voltadas para o desvelamento da realidade social em busca de práticas e políticas mais inclusivas em saúde, a partir do ensino em saúde. Em ambas as linhas os mestrandos terão oportunidade de aprender o método científico, trabalhar em equipe, redigir artigos científicos, participar de eventos e desenvolver um raciocínio científico. Priorizo pesquisas com abordagem qualitativa.
The Graduate Program in Health Sciences Teaching is aimed at the development of pedagogical processes suited to reality and consistent with the complexity of health actions. I work both in the line of research on Permanent Education, Continuing Education, and Integration between teaching, health services, and the community, as well as in the line of curriculum, teaching-learning processes, and evaluation in health education. I guide investigations on the attention health education gives to the access to health of non-hegemonic and invisible populations, whose research is focused on the unveiling of social reality in search of more inclusive health practices and policies, based on health education. In both lines, Master’s students will have the opportunity to learn the scientific method, work as a team, write scientific articles, participate in events, and develop scientific reasoning. I prioritize research with a qualitative approach.
El Programa de Posgrado en Docencia en Ciencias de la Salud tiene como objetivo el desarrollo de procesos pedagógicos adecuados a la realidad y coherentes con la complejidad de las acciones en salud. Trabajo tanto en la línea de investigación sobre Educación Permanente, Educación Continuada e Integración entre la docencia, los servicios de salud y la comunidad, como en la línea de currículo, procesos de enseñanza-aprendizaje y evaluación en educación para la salud. Oriento investigaciones sobre la atención de la educación en salud para el acceso a la salud de poblaciones no hegemónicas e invisibilizadas, cuya investigación está enfocada al develamiento de la realidad social en busca de prácticas y políticas de salud más inclusivas, basadas en la educación en salud. En ambas líneas, los alumnos de la Maestría tendrán la oportunidad de aprender el método científico, trabajar en equipo, escribir artículos científicos, participar en eventos y desarrollar el razonamiento científico. Priorizo la investigación con un enfoque cualitativo.

 

 

 

Mara Lúcia Cordeiro - Professora Colaboradora

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
mara.cordeiro@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.
Resumo
A Neurociência integra conhecimentos de várias áreas da saúde para compreender o funcionamento do cérebro tanto na condição saudável como na patológica. Na linha de pesquisa Neurociências Aplicada à Saúde Mental e Doenças Neuropediátricas investigamos todos os aspectos relacionados à saúde mental e doenças neurológicas pediátricas utilizando e integrando dados científicos das avaliações cognitivas, comportamentais, neuroquímicas, genéticas e biológicas. As patologias em investigação incluem: TDAH, autismo, depressão, transtornos da aprendizagem, e doenças raras neuropediátricas. Alunos interessados de várias áreas da saúde podem realizar pesquisas nesta linha, tais como: psicólogos, pedagogos, neuropediatras e psiquiatras. Nesta linha de pesquisa, os alunos terão oportunidade de aprender o método científico, trabalhar em equipe, redigir artigos científicos, participar de eventos e desenvolver um raciocínio científico.
Neuroscience integrates knowledge from various areas of health to understand the functioning of the brain in both the healthy and pathological conditions. In the line of research Neurosciences Applied to Mental Health and Neuropediatric Diseases we investigate all aspects related to mental health and pediatric neurological diseases using and integrating scientific data from cognitive, behavioral, neurochemical, genetic and biological evaluations. Pathologies under investigation include: ADHD, autism, depression, learning disorders, and rare neuropediatric diseases. Students interested from various health areas can conduct research in this line, such as psychologists, pedagogues, neuropediatricians and psychiatrists. In this line of research, students will have the opportunity to learn the scientific method, work as a team, write scientific articles, participate in events and develop scientific reasoning.
La neurociencia integra el conocimiento de diversas áreas de la salud para entender el funcionamiento del cerebro tanto en las condiciones sanas como patológicas. En la línea de investigación “Neurociencias Aplicadas a la Salud Mental y Enfermedades Neuropediátricas” investigamos todos los aspectos relacionados con la salud mental y las enfermedades neurológicas pediátricas utilizando e integrando datos científicos de evaluaciones cognitivas, conductuales, neuroquímicas, genéticas y biológicas. Las patologías que se están investigando incluyen: TDAH, autismo, depresión, trastornos del aprendizaje y enfermedades neuropediátricas raras. Los estudiantes interesados de diversas áreas de salud pueden llevar a cabo investigaciones en esta línea, como psicólogos, pedagogos, neuropediatras y psiquiatras. En esta línea de investigación, los estudiantes tendrán la oportunidad de aprender el método científico, trabajar en equipo, escribir artículos científicos, participar en eventos y desarrollar razonamiento científico.

 

 

 

Márcio José de Almeida

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
marcio.almeida@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.
Resumo
Como professor, pesquisador e médico da área de saúde coletiva, a educação dos profissionais de saúde faz parte do meu principal campo de atuação profissional: Política, Planejamento e Gestão. Com os alunos e demais professores do PECS identificamos temas de pesquisas cujos processos e resultados apoiam mudanças na academia e no sistema de saúde. A “Gestão Acadêmica e no SUS” emergiu como linha de pesquisa voltada a objetos de estudo tradicionais como o planejamento estratégico, a gestão de recursos humanos e a organização de serviços, entre outros. Recentemente surgiram novas temáticas como o profissionalismo, a gestão de carreira, os cuidados paliativos, a avaliação de novas tecnologias e a autonomia do paciente. Por serem temas interdisciplinares, os profissionais das diversas áreas de formação são bem-vindos para participar do seu desenvolvimento.
Research line: I: Curriculum, teaching-learning processes, and assessment in Health training – II: Permanent Education and Integration between teaching, health services, and the community. This line of research aims to investigate and reflect on the process of education in professional practice. Research focused on the processes of mobilizing the potential of health professionals and analysis of continuing and permanent training strategies and implementation of educational practices both in health services and in the academic context will be welcomed and encouraged. Reflections on individual and collective pedagogical processes for the development of workers, with emphasis on the analysis of impacts on health care models, on professional practices and their consequences and on the organization itself, with emphasis on interprofessionality, autonomy, and patient safety are part of the structuring elements of this line of research. The influences of the training spaces of practice and the exposure to the professional routine in the generation of curricular innovations within the training institutions will be considered as a target for the production of knowledge, as well as to the analysis of education and health policies with an emphasis on training processes in service.
Como docente, investigador y médico en el campo de la salud pública, la formación de profesionales de la salud forma parte de mi principal campo profesional: Política, Planificación y Gestión. Con estudiantes del PECS (Programa de Postgrado en Enseñanza de las Ciencias de la Salud) y otros profesores, identificamos temas de investigación cuyos procesos y resultados apoyan cambios en la academia y el sistema de salud. La “Gestión Académica y en el Sistema Brasileño de Salud Pública – SUS” surgió como una línea de investigación centrada en objetos de estudio tradicionales como la planificación estratégica, la gestión de recursos humanos y la organización de servicios, entre otros. Recientemente, han surgido nuevos temas como el profesionalismo, la gestión de carrera, los cuidados paliativos, la evaluación de nuevas tecnologías y la autonomía del paciente. Al tratarse de materias interdisciplinares, se invita a participar en su desarrollo a profesionales de distintas áreas de formación.

 

 

 

Maria Cecília Da Lozzo Garbelini

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
maria.garbelini@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.
Resumo
Linha de Pesquisa: I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade. Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir sobre o processo de educação na prática profissional. Serão acolhidas e estimuladas as pesquisas voltadas aos processos de mobilização das potencialidades dos profissionais de saúde e análise das estratégias de formação continuada e permanente e implantação de práticas educativas tanto nos serviços de saúde quanto no contexto acadêmico. Fazem parte dos elementos estruturantes dessa linha de pesquisa, as reflexões dos processos pedagógicos individuais e coletivos para o desenvolvimento de trabalhadores, com ênfase na análise de impactos nos modelos de atenção à saúde, nas práticas profissionais e suas consequências e na própria organização, com ênfase na interprofissionalidade, autonomia e segurança do paciente. Serão consideradas as influências dos espaços formativos de prática e a exposição ao cotidiano profissional na geração de inovações curriculares dentro das instituições formadoras como alvo de produção de conhecimentos, além da análise das políticas de educação e saúde com ênfase nos processos formadores em serviço.
Research line: I: Curriculum, teaching-learning processes, and assessment in Health training – II: Permanent Education and Integration between teaching, health services, and the community. This line of research aims to investigate and reflect on the process of education in professional practice. Research focused on the processes of mobilizing the potential of health professionals and analysis of continuing and permanent training strategies and implementation of educational practices both in health services and in the academic context will be welcomed and encouraged. Reflections on individual and collective pedagogical processes for the development of workers, with emphasis on the analysis of impacts on health care models, on professional practices and their consequences and on the organization itself, with emphasis on interprofessionality, autonomy, and patient safety are part of the structuring elements of this line of research. The influences of the training spaces of practice and the exposure to the professional routine in the generation of curricular innovations within the training institutions will be considered as a target for the production of knowledge, as well as to the analysis of education and health policies with an emphasis on training processes in service.
Línea de investigación: I: Currículo, procesos de enseñanza-aprendizaje y evaluación en la formación en Salud – II: Educación Permanente e Integración entre la docencia, los servicios de salud y la comunidad. Esta línea de investigación tiene como objetivo indagar y reflexionar sobre el proceso de formación en la práctica profesional. Serán bienvenidas y estimuladas las investigaciones enfocadas en los procesos de movilización del potencial de los profesionales de la salud y el análisis de las estrategias de formación continuada y permanente y la implementación de prácticas educativas tanto en los servicios de salud como en el contexto académico. Como parte de los elementos estructurantes de esta línea de investigación, las reflexiones sobre los procesos pedagógicos individuales y colectivos para el desarrollo de los trabajadores, con énfasis en el análisis de los impactos en los modelos de atención a la salud, en las prácticas profesionales y sus consecuencias y en la propia organización, con énfasis en la interprofesionalidad, la autonomía y la seguridad del paciente. Las influencias de los espacios formativos de práctica y la exposición al cotidiano profesional en la generación de innovaciones curriculares al interior de las instituciones formadoras serán consideradas como blanco para la producción de conocimiento, además del análisis de las políticas de educación y salud con énfasis sobre los procesos de formación en servicio.

 

 

 

Maria Rosa Machado Prado

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
maria.prado@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.
Resumo
Atualmente existem diversas inovações no ensino e a avaliação dos cursos na área da saúde e o uso de ferramentas avaliativas propiciam vasto campo para a pesquisa e é neste cenário que os meus projetos de pesquisa são realizados como o desenvolvimento e validação de instrumentos para avaliação do desempenho acadêmico, jogos digitais para auxiliar no ensino e avaliação dos cursos. Outra temática pesquisada é o desenvolvimento de materiais didáticos para a Inclusão nos cursos da área da saúde, visto que existem necessidades para o ensino inclusivo em todos os sentidos e estes projetos desenvolvidos pelo meu grupo possuem como objetivo promover a formação profissional desejada pelos alunos com necessidades educacionais especiais.
Currently, there are several innovations in teaching and the evaluation of health courses and the use of evaluative tools provide a vast field for research and it is in this scenario that my research projects are carried out, such as the development and validation of instruments for academic performance evaluation, digital games to assist in the teaching and evaluation of the courses. Another topic researched is the development of teaching materials for inclusion in courses in the health area, since there are needs for inclusive teaching in every way and these projects developed by my group aim to promote the professional training desired by students with special educational needs.
Actualmente existen varias innovaciones en la enseñanza y evaluación de cursos en el área de la salud y el uso de herramientas evaluativas brindan un amplio campo para la investigación y es en este escenario que se desarrollan mis proyectos de investigación, como el desarrollo y validación de instrumentos para la evaluación del desempeño académico, juegos digitales para ayudar en la enseñanza y evaluación de los cursos. Otro tema investigado es el desarrollo de materiales didácticos para su inclusión en cursos del área de la salud, ya que existen necesidades de enseñanza inclusiva en todos los sentidos y estos proyectos desarrollados por mi grupo tienen como objetivo promover la formación profesional deseada por los estudiantes con necesidades educativas especiales.

 

 

 

Patricia Maria Forte Rauli

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças – Curitiba/PR
Contato
patricia.rauli@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I. Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde II. Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade III. Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde
Resumo
O foco principal da minha pesquisa é o estudo das dimensões humanitárias no ensino em saúde, com ênfase na bioética e na inclusão. Os projetos buscam aprofundar a bioética numa perspectiva ampliada, considerando aspectos emergentes e persistentes, que perpassam dimensões sociais, ambientais, saúde, educação, direitos humanos, entre outros. Compreendendo a educação inclusiva como ação política, cultural, social e pedagógica, busca-se, ainda, promover o aprofundamento de estudos que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Os projetos de pesquisa buscam subsidiar os estudantes na proposição de reflexões e práticas transformadoras no contexto do ensino em saúde e na educação. As investigações abordam temas relacionados à: epistemologia; mudanças paradigmáticas no contexto da saúde e da educação; teoria da complexidade e seus impactos no ensino em saúde; ética e educação; bioética nas perspectivas clínicas, sociais e globais; inclusão como prática social; inclusão no contexto do ensino superior, entre outros. Os projetos permitem desenvolver o raciocínio científico, além de desenvolver competências teóricas e metodológicas que impactam o ensino em saúde, numa perspectiva ampla e humanista. Alunos das diversas áreas da saúde e da educação são bem-vindos.
The main focus of my research is the study of humanitarian dimensions in health education, with an emphasis on bioethics and inclusion. The projects aim to deepen bioethics from an expanded perspective, considering emerging and persistent aspects that cut across social, environmental, health, education, human rights, among other dimensions. Understanding inclusive education as a political, cultural, social, and pedagogical action, the goal is also to promote the deepening of studies that can contribute to the construction of a more just and inclusive society. Research projects aim to support students in proposing reflections and transformative practices in the context of health education and education. Investigations address topics related to: epistemology; paradigmatic changes in the context of health and education; complexity theory and its impacts on health education; ethics and education; bioethics in clinical, social, and global perspectives; inclusion as a social practice; inclusion in the context of higher education, among others. The projects allow the development of scientific reasoning, as well as the development of theoretical and methodological competencies that impact health education, from a broad and humanistic perspective. Students from various health and education fields are welcome.
El foco principal de mi investigación es el estudio de las dimensiones humanitarias en la educación en salud, con énfasis en la bioética y la inclusión. Los proyectos buscan profundizar la bioética desde una perspectiva ampliada, considerando aspectos emergentes y persistentes que atraviesan dimensiones sociales, ambientales, de salud, educativas, de derechos humanos, entre otras. Entendiendo la educación inclusiva como una acción política, cultural, social y pedagógica, el objetivo también es promover el estudio profundo que pueda contribuir a la construcción de una sociedad más justa e inclusiva. Los proyectos de investigación tienen como objetivo apoyar a los estudiantes en la proposición de reflexiones y prácticas transformadoras en el contexto de la educación en salud y la educación. Las investigaciones abordan temas relacionados con: epistemología; cambios paradigmáticos en el contexto de la salud y la educación; teoría de la complejidad y sus impactos en la educación en salud; ética y educación; bioética en perspectivas clínicas, sociales y globales; inclusión como práctica social; inclusión en el contexto de la educación superior, entre otros. Los proyectos permiten el desarrollo del razonamiento científico, así como el desarrollo de competencias teóricas y metodológicas que impactan en la educación en salud, desde una perspectiva amplia y humanista. Los estudiantes de diversas áreas de la salud y la educación son bienvenidos.

 

 

 

Roberto Zonato Esteves

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
roberto.esteves@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.
Resumo
Meu foco na pesquisa em Ensino na Saúde é em Educação baseada em competências e em Educação interprofissional. Os projetos desenvolvidos visam entender como o processo de ensino-aprendizagem ocorre para desenvolver as competências esperadas durante e após a graduação e, também, como podemos avaliar se isto é alcançado. Como estas questões são comuns a todas as profissões da saúde, a linha de pesquisa comporta candidatos de várias profissões.
My focus in Health Teaching research is on competency-based education and interprofessional education. The projects developed aim to understand how the teaching-learning process occurs to develop the expected competencies during and after undergraduation, and also how we can assess whether this is achieved. As these questions are common to all health professions, the line of research includes candidates from various occupations.
Mi enfoque en la investigación de la Enseñanza de la Salud está en la educación basada en competencias y la educación interprofesional. Los proyectos desarrollados tienen como objetivo comprender cómo ocurre el proceso de enseñanza-aprendizaje para desarrollar las competencias esperadas durante y después de la graduación, y también cómo podemos evaluar si esto se logra. Como estas preguntas son comunes a todas las profesiones de la salud, la línea de investigación incluye candidatos de diversas profesiones.

 

 

 

Rosiane Guetter Mello

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
rosiane.mello@fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.
Resumo
Diante das transformações na área da educação nas últimas décadas, observa-se no ensino nas ciências da saúde uma preocupação com o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem que permitam uma educação global, experiencial e colaborativa. Desta forma, os objetivos dos projetos desenvolvidos são relacionados à Educação Interprofissional e as metodologias ativas de ensino em Simulação Clínica e CBCL (Case Based Collaborative Learning). Cabe ressaltar, que os avanços tecnológicos e ocasionados por um mundo globalizado, trouxeram algumas sobrecargas de trabalho. Na área da saúde as jornadas extensas dificultam as ações de autocuidados dos profissionais. Assim, outro objetivo dos projetos desenvolvidos é estudar sobre qualidade de vida. As revisões Sistemáticas também são desenvolvidas pelo grupo, já que o ensino, assim como a saúde, buscam evidências para implementar suas práticas. Por se tratar de áreas interdisciplinares, os projetos poderão ser desenvolvidos por profissionais de diferentes áreas de formação.
Faced with the transformations in the field of education in recent decades, there is a concern in health sciences teaching related to the development of teaching-learning methodologies that allow for a global, experiential, and collaborative education. Thus, the objectives of the projects developed are related to Interprofessional Education and active teaching methodologies in Clinical Simulation and CBCL (Case Based Collaborative Learning). It is worth mentioning that the technological advances and those emerging due to the globalized world, brought some work overloads. In the health area, long working hours make it difficult for professionals to take care of themselves. Thus, another objective of the projects developed is to study quality of life. Systematic reviews are also developed by the group, as teaching, as well as health, seek evidence to implement its practices. As these are interdisciplinary areas, the projects can be developed by professionals from different areas of training.
Ante las transformaciones en el campo de la educación en las últimas décadas, se observa una preocupación en la docencia en ciencias de la salud por el desarrollo de metodologías de enseñanza-aprendizaje que permitan una educación global, experiencial y colaborativa. Así, los objetivos de los proyectos desarrollados están relacionados con la Educación Interprofesional y las metodologías de enseñanza activa en Simulación Clínica y CBCL (Case Based Collaborative Learning). Cabe mencionar que los avances tecnológicos y provocados por un mundo globalizado, trajeron algunas sobrecargas de trabajo. En el área de la salud, las largas jornadas laborales dificultan el cuidado de los profesionales. Así, otro de los objetivos de los proyectos desarrollados es el estudio de la calidad de vida. Las revisiones sistemáticas también son desarrolladas por el grupo, ya que la docencia, al igual que la salud, busca evidencias para implementar sus prácticas. Al tratarse de áreas interdisciplinares, los proyectos pueden ser desarrollados por profesionales de distintas áreas de formación.

William Augusto Gomes de Oliveira Bellani

Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Av. Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/PR
Contato
william.bellani@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde. III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.
Resumo
Sou cirurgião dentista, gestor, professor e pesquisador. Tive a oportunidade de fazer parte das esferas municipal, estadual e federal nas áreas de assistência, gestão e educação na saúde. Com olhar multidisciplinar e integral, procuro fazer ciência que transforme a realidade na rede de atenção à saúde e na formação em saúde.
I am a dental surgeon, manager, professor, and researcher. I had the opportunity to be part of the municipal, state, and federal spheres in the areas of assistance, management, and education in health. With a multidisciplinary and integral look, I try to do science that transforms the reality in the health care network and in health education.
Soy cirujano dentista, gerente, profesor e investigador. Tuve la oportunidad de formar parte del ámbito municipal, estatal y federal en las áreas de asistencia, gestión y educación en salud. Con una mirada multidisciplinar e integral trato de hacer ciencia que transforme la realidad en la red asistencial y en la educación en salud.

 

 

 

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Amplo Centro de Convivência e Alimentação
  • Ambulatório Interprofissional Próprio
  • Laboratórios Interativos
  • Equipamentos e Simuladores de Última Geração

Últimas Notícias

Estudantes e Professores da FPP apresentam trabalhos em Congresso de Neuropsicologia em Curitiba

Estudantes e Professores da FPP apresentam trabalhos em Congresso de Neuropsicologia em Curitiba

Inscrições Abertas para Iniciação Científica FPP com bolsa do CNPq

Inscrições Abertas para Iniciação Científica FPP com bolsa do CNPq

Estudantes da FPP podem aprimorar suas pesquisas com acesso ao Portal CAPES

Estudantes da FPP podem aprimorar suas pesquisas com acesso ao Portal CAPES


Conheça o complexo Pequeno Príncipe www.pequenoprincipe.org.br

Dados da Instituição

Av. Iguaçu, 333, Bairro Rebouças CEP: 80230-020 Curitiba/PR 41 3310-1500
ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE PROT INFANCIA DR. RAUL CARNEIRO
CNPJ: 76.591.569/0004-83

© 2023 Faculdade Pequeno Príncipe - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência WDK

Estamos On-line +55 41 9585-0084