Links Relacionados
Scopus
Endereço Profissional
Avenida Iguaçu, 333, Rebouças – Curitiba/PR
Contato
edson.arpini@professor.fpp.edu.br
Linhas de Pesquisa
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde – II: Educação Permanente, Educação Continuada e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade – III: Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde.
Resumo
Como professor nos cursos de graduação e programas de pós-graduação, tenho dedicado vários anos à pesquisa qualitativa e às humanidades, e meu currículo reflete minha paixão pela área da saúde, pois, desde o inicio de minha formação médica tive um olhar especial para aspectos da pesquisa o que me levou também, ao interesse pela docência e preceptoria em saúde. Esta trajetória não foi desenhada ao acaso, pois, sempre busquei informações e pessoas que a partir de suas práticas e referenciais teóricos, trouxessem ações transformadoras na prática do ensinar e aprender. Posso destacar que da minha experiência tenho especial apreço pela estudo e utilização de Metodologias de Ensino Aprendizagem, com olhar de Pesquisas Qualitativas. Assim, durante minha carreira, conduzi pesquisas, incluindo análise de narrativas, estudos de caso e entrevistas em profundidade. Minha abordagem envolve compreender as nuances e contextos que moldam as experiências dos indivíduos. Colaborei em projetos interdisciplinares e interprofissionais, explorando questões complexas relacionadas ao ensino e aprendizagem. Outro aspecto importante, são as Contribuições para as Humanidades, pois acredito que as humanidades desempenham um papel crucial na formação de profissionais de saúde. Minhas atividades incorporam elementos das humanidades, como ética, sociologia e história da medicina, para enriquecer a compreensão dos aprendizes. Abrangendo este conjunto de atividades, um foco importante tem sido o estudo dos Currículos e Diretrizes Curriculares dos Cursos da Área da Saúde, em especial da medicina, onde desenvolvi e ministrei cursos para estudantes e professores, abordando tópicos como estruturas curriculares que possibilitem a melhoria da comunicação médico-paciente, da ética clínica e cuidados centrados no paciente. Saliento que meu currículo inclui estratégias de ensino ativas, e inovadoras, avaliações formativas e práticas baseadas em evidências. No Programa de Pós graduação das Faculdades Pequeno Príncipe temos um espaço diferenciado e singular para projetos cooperativos e que criam oportunidades de aprofundamento deste trabalho junto a um excelente corpo docente em colaboração e participação ativa dos mestrandos desta instituição.
As a professor in undergraduate and graduate programs, I have dedicated several years to qualitative research and the humanities, and my curriculum reflects my passion for the healthcare field. Since the beginning of my medical education, I have had a special interest in research, which has also led me to become interested in teaching and preceptorship in healthcare. This trajectory was not by chance, as I have always sought information and people who, through their practices and theoretical frameworks, bring transformative actions to the practice of teaching and learning. I can highlight from my experience a special appreciation for the study and use of Teaching-Learning Methodologies with a focus on Qualitative Research. Thus, throughout my career, I have conducted research, including narrative analysis, case studies, and in-depth interviews. My approach involves understanding the nuances and contexts that shape individuals’ experiences. I have collaborated on interdisciplinary and interprofessional projects, exploring complex issues related to teaching and learning. Another important aspect is Contributions to the Humanities because I believe that the humanities play a crucial role in the education of healthcare professionals. My activities incorporate elements of the humanities, such as ethics, sociology, and the history of medicine, to enrich learners’ understanding.Encompassing this set of activities, an important focus has been on studying Curricula and Curriculum Guidelines for Health Sciences Courses, especially in medicine, where I have developed and taught courses for students and professors, addressing topics such as curriculum structures that enable the improvement of doctor-patient communication, clinical ethics, and patient-centered care. I emphasize that my curriculum includes active and innovative teaching strategies, formative assessments, and evidence-based practices. In the Postgraduate Program at Faculdades Pequeno Príncipe, we have a differentiated and unique space for cooperative projects that create opportunities for furthering this work alongside an excellent faculty in collaboration with active participation of the master’s students at this institution.
Como profesor en cursos de grado y programas de posgrado, he dedicado varios años a la investigación cualitativa y las humanidades, y mi currículum refleja mi pasión por el área de la salud, ya que, desde el inicio de mi formación médica, he tenido un interés especial en los aspectos de la investigación que también me han llevado al interés por la enseñanza y la preceptoría en salud. Esta trayectoria no fue dibujada al azar, ya que siempre he buscado información y personas que, a partir de sus prácticas y referencias teóricas, trajeran acciones transformadoras en la práctica de enseñar y aprender. Puedo destacar que, desde mi experiencia, tengo un especial aprecio por el estudio y la utilización de Metodologías de Enseñanza-Aprendizaje, con un enfoque en Investigación Cualitativa. Así, durante mi carrera, he llevado a cabo investigaciones, incluida la análisis de narrativas, estudios de caso y entrevistas en profundidad. Mi enfoque implica comprender las sutilezas y contextos que moldean las experiencias de los individuos. He colaborado en proyectos interdisciplinarios e interprofesionales, explorando cuestiones complejas relacionadas con la enseñanza y el aprendizaje. Otro aspecto importante son las Contribuciones a las Humanidades, ya que creo que las humanidades desempeñan un papel crucial en la formación de profesionales de la salud. Mis actividades incorporan elementos de las humanidades, como ética, sociología e historia de la medicina, para enriquecer la comprensión de los aprendices. Abarcando este conjunto de actividades, un enfoque importante ha sido el estudio de los Currículos y Directrices Curriculares de los Cursos del Área de la Salud, especialmente en medicina, donde he desarrollado y impartido cursos para estudiantes y profesores, abordando temas como estructuras curriculares que permitan la mejora de la comunicación médico-paciente, la ética clínica y el cuidado centrado en el paciente. Destaco que mi currículum incluye estrategias de enseñanza activas e innovadoras, evaluaciones formativas y prácticas basadas en evidencia. En el Programa de Posgrado de las Facultades Pequeno Príncipe tenemos un espacio diferenciado y singular para proyectos cooperativos que crean oportunidades para profundizar este trabajo junto con un excelente cuerpo docente en colaboración y participación activa de los estudiantes de maestría de esta institución.