Dia Mundial da Saúde – Enfermagem FPP

Dia Mundial da Saúde – Enfermagem FPP

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7), o curso de Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) promoveu a ação “Minha saúde, meu direito ao acesso a informações de qualidade sobre a Dengue”, com os estudantes e docentes. A abordagem se deu a partir da leitura e discussão de um artigo publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que retrata o impacto das mudanças climáticas e da dengue (confira clicando aqui).

Com o objetivo de mais conscientização sobre o assunto, a atividade fez parte da Programação da Ação do Dia Mundial da Saúde “Minha Saúde, Meu Direito”, envolvendo todos os cursos da instituição.

As ações do Dia Mundial da Saúde 2024 foram organizadas junto às Direções de Extensão e Acadêmica e com todos os coordenadores dos Cursos de Graduação presenciais e Ead da FPP. O tema deste ano ‘Minha Saúde, Meu Direito’ foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação”, comenta a diretora de extensão da FPP, Tatiana Forte.

A professora ainda destaca que os assuntos escolhidos pelos coordenadores perpassam pelas subtemáticas norteadoras da OMS e todas têm um aspecto preventivo e de promoção à saúde. “Optamos por realizar as ações do dia 4 ao dia 11 de abril. É muito importante mobilizarmos a atenção dos estudantes para estas temáticas que levam os mesmos a refletirem para além dos muros da Faculdade, ampliando o olhar para a saúde planetária”.

 

ESTUDANTES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Os universitários se engajaram pela causa. Marcelo Costa Virmond, aluno do segundo período de Enfermagem, é um deles e enxerga a ação como significativa para sua formação. “Foi enriquecedor refletir sobre a importância da colaboração entre profissionais de saúde, autoridades locais e voluntários. Participar de uma ação voltada para o acesso à informação sobre a Dengue pode ter impacto significativo na minha formação como enfermeiro, voltado ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, sensibilidade para as necessidades da comunidade e consciência da importância da saúde pública”, afirma.

O estudante reflete que, além de potencializar mais a formação acadêmica, atividades como essa refletem positivamente na vida profissional. “Não apenas enriquece minhas experiências, como estudante, mas também contribui para o meu desenvolvimento profissional. Assim, me torno um enfermeiro mais capacitado, compassivo e consciente das necessidades da comunidade que sirvo”, finaliza.

Estudantes de Enfermagem FPP, em ação do Dia Mundial da Saúde.

 

As atividades referentes ao Dia Mundial da Saúde acontecem durante toda a 2° semana de abril, seguindo seguinte Programação:

Podcast: 7 de abril – 20h
Tema : Desafios da Infectologia no Cenário Atual: Além da Pandemia.
Prof. Dr. Francisco Beraldi de Magalhães

GRADUAÇÃO PSICOLOGIA
Ação:  Pergunta norteadora: Como atingir a meta “Minha saúde, meu direito”?

GRADUAÇÃO FARMÁCIA
Ação: Descarte correto de medicamentos.

GRADUAÇÃO MEDICINA
Palestra online “Dengue: desafios do cenário atual e manejo.

GRADUAÇÃO ENFERMAGEM E GESTÃO AMBIENTAL
Ação: “Minha saúde, meu direito ao acesso a informações seguras sobre a dengue.”

GRADUAÇÃO BIOMEDICINA
Ação:  Prevenção e Diagnóstico da Dengue – Mitos e Verdades.

GRADUAÇÃO NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA
Ação:  Reaproveitamento de alimentos como fontes nutricionais.

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+140

Cursos e serviços ofertados todos os anos.

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Centro de Convivência e Alimentação
  • Biblioteca
  • Laboratórios multidisciplinares
  • Equipamentos e simuladores de última geração

Últimas Notícias

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença


Estamos On-line +55 41 9585-0084