Diancarlos Pereira de Andrade
Colaborador
–
E-mail: diancarlos.andrade@professor.fpp.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0968028489517975
Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe (2021).
–
Português: Minha linha de pesquisa científica integra as teorias da ciência de dados, psicometria, a dimensão humana e a educação em saúde. Os objetivos incluem discutir os fundamentos epistemológicos e teóricos, bem como os aspectos metodológicos e analíticos relacionados aos processos de construção, validação e adaptação de instrumentos aplicados à avaliação educacional, programas e políticas sociais. Além disso, buscamos formar pesquisadores nas áreas de psicometria e avaliação educacional, utilizando novas tecnologias de maneira inovadora. Utilizamos também revisões sistemáticas para identificar evidências com fundamentação estatística e teórica no ensino da saúde.
–
English: My line of scientific research adopts the theories of data science, psychometrics, the personhood of the human being and health education. The objectives converge in debating the epistemological and theoretical foundations as well as the methodological and analytical aspects related to the processes of construction, validation and adaptation of instruments applied to educational evaluation and social programs and policies. It is also sought to train researchers in the areas of psychometrics and educational assessment with the use of new technologies in an innovative way. It also uses systematic reviews that can find evidence with statistical and theoretical basis in health education.
–
Español: Mi línea de investigación científica integra las teorías de la ciencia de datos, la psicometría, la dimensión humana y la educación en salud. Los objetivos incluyen discutir los fundamentos epistemológicos y teóricos, así como los aspectos metodológicos y analíticos relacionados con los procesos de construcción, validación y adaptación de instrumentos aplicados a la evaluación educativa, programas y políticas sociales. Además, buscamos formar investigadores en las áreas de psicometría y evaluación educativa, utilizando nuevas tecnologías de manera innovadora. También utilizamos revisiones sistemáticas para identificar evidencias con fundamento estadístico y teórico en la enseñanza de la salud.