A partir de novembro deste ano a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) disponibilizará jogos de tabuleiro no Centro de Convivência e Alimentação (CCA). O objetivo da iniciativa é promover interação e bem-estar entre os estudantes.
O projeto, coordenado pela pedagoga e psicóloga Camilla Mantovani Ozorio, é uma iniciativa do Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico, Psicossocial, Inclusão e Acessibilidade (NADIA) com apoio da Direção Acadêmica, e busca oferecer uma alternativa para descontrair e socializar, possibilitando o convívio além das salas de aula.
Como vai funcionar?
Os jogos de tabuleiro estarão disponíveis nas prateleiras do CCA, em caixas especialmente selecionadas para combinar com o layout do espaço. A utilização dos jogos funcionará de maneira colaborativa: os estudantes escolherão o jogo que desejarem e, após o uso, deverão devolvê-los para que outros colegas também possam desfrutar da atividade.
A ideia surgiu do diálogo com os próprios estudantes, que trouxeram muitas sugestões e uma delas foi a dos jogos de tabuleiro. “Nós gostamos porque além de estimularem a memória, o raciocínio lógico e a criatividade, os jogos promovem a interação, que é o nosso foco principal“, compartilha a coordenadora do NADIA.
É válido destacar que durante o período de almoço, das 11h às 14h, o uso das mesas do espaço é reservado exclusivamente para refeições.
Benefícios dos Jogos de Tabuleiro
Para a coordenadora do NADIA, Camilla, a inclusão dos jogos de tabuleiro no CCA tem como objetivo principal promover a convivência entre os estudantes, indo além das relações formadas em sala de aula e no próprio curso, de forma que a faculdade seja um espaço de bem-estar, onde os estudantes possam se encontrar e interagir em momentos de descontração. “Os jogos contribuem para o desenvolvimento socioemocional e, também, o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a compreensão de regras e a resolução de conflitos“, afirma a coordenadora.
Para concretizar a implementação dos jogos de tabuleiros no CCA, o NADIA contou com a ajuda de duas estagiárias que foram fundamentais durante o processo, as alunas Larissa Thaíse Kern e a Amanda Caroline de Sousa Coelho, ambas do curso de Psicologia da FPP.
Jogos disponíveis
Serão 14 opções de jogos disponíveis:
Uno
Stop
Trunfo monumentos
Perfil express
Caça-palavras
Palavras cruzadas
Xadrez
Trilha
Dominó
Dama
Ludo
Forca
Detetive (com aplicativo)
Dobble eco sleeve
Sobre o NADIA
O NADIA é um espaço dedicado ao suporte dos estudantes da FPP em três eixos principais: didático-pedagógico, psicossocial e inclusão e acessibilidade. A atuação do Núcleo vai desde a adaptação à vida acadêmica, passando por conflitos interpessoais, até a elaboração de planos de ensino individualizados para estudantes com necessidades educacionais específicas.
A coordenadora do NADIA destaca: “Nosso trabalho é para que o NADIA seja um espaço de acolhimento e suporte, mas também um lugar de possibilidade.“