Estudante da FPP conquista vaga em programa de doutorado sanduíche na Austrália

Estudante da FPP conquista vaga em programa de doutorado sanduíche na Austrália

Leonardo Vinícius Barbosa é orientando do pesquisador Cleber Machado de Souza, e a ida dele para o exterior fortalece a internacionalização do programa Biotec, da FPP/IPP

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP), celebra uma conquista estratégica para sua internacionalização. O doutorando Leonardo Vinícius Barbosa foi selecionado para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Capes, e realizará parte de sua pesquisa no Frazer Institute, da Universidade de Queensland, na Austrália — um importante centro de referência mundial em diversos estudos, mas bastante focado em câncer.

“Essa aprovação representa um marco para a internacionalização da nossa pós-graduação e também para minha trajetória como orientador. O Leonardo é o meu primeiro estudante a ter uma experiência internacional, e isso amplia as possibilidades de colaboração científica do programa”, afirma Cleber Machado de Souza, pesquisador do IPP.

O projeto de Leonardo se concentra na análise de biomarcadores moleculares e teciduais em sarcomas pediátricos, especialmente sarcoma de Ewing e rabdomiossarcoma. Durante o estágio, ele terá acesso a tecnologias inovadoras, como a plataforma GeoMx Nanostring, capaz de mapear a expressão de RNA, proteínas e microRNAs em amostras de tecidos FFPE (fixadas em formalina e parafinadas).

Biomarcadores e tecnologia de ponta

Leonardo Barbosa se prepara para um novo capítulo no Frazer Institute, na Austrália. A oportunidade marca um avanço na internacionalização do programa Biotec, sob orientação de Cleber Machado. (Foto: Complexo Pequeno Príncipe / Ricardo Marques de Medeiros)

“Eles têm um equipamento de última geração para o transcriptoma espacial, permitindo analisar centenas de proteínas e genes simultaneamente em um único tumor. Essa capacidade amplia nosso poder de compreensão sobre o microambiente tumoral, algo essencial para identificar novos alvos terapêuticos”, destaca Leonardo.

A ida à Austrália é fruto de uma colaboração já estabelecida com o professor Fernando Guimarães, que lidera pesquisas no Frazer Institute e mantém parcerias com grupos brasileiros, incluindo a PUCPR e o IPP. “Desde o início do doutorado do Leonardo, pensamos nessa integração. A aprovação do PDSE coroa um esforço de construção científica internacional”, acrescenta Cleber.

Impacto para os pacientes pediátricos

Os sarcomas representam cerca de 10% dos tumores pediátricos, mas carecem de pesquisas aprofundadas devido à sua raridade. Leonardo pretende trazer ao Brasil dados e análises que poderão no futuro ser validados para apoiar diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados, com perspectivas de novas terapias, como imunoterapia e CAR-T.

“Nosso objetivo é correlacionar a expressão dos biomarcadores com dados clínicos de pacientes, criando uma base para estratégias terapêuticas mais direcionadas. Essa experiência me permitirá não apenas ampliar a rede de colaborações, mas também trazer métodos e conhecimentos de ponta para o IPP”, ressalta o doutorando.

Para Cleber Machado de Souza, os resultados esperados vão além das análises laboratoriais: “O que esperamos, ao final, é contribuir para um avanço real no conhecimento científico, que possa resultar no futuro em melhor prognóstico e tratamento individualizado para crianças e adolescentes com sarcomas.”

Temos bolsas de estudo de 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Amplo Centro de Convivência e Alimentação
  • Ambulatório Interprofissional Próprio
  • Laboratórios Interativos
  • Equipamentos e Simuladores de Última Geração

Últimas Notícias

Estudante da FPP conquista vaga em programa de doutorado sanduíche na Austrália

Estudante da FPP conquista vaga em programa de doutorado sanduíche na Austrália

Atenção: cuidado com golpes em nome da FPP

Atenção: cuidado com golpes em nome da FPP

Aula Inaugural da FPP marca início do semestre com acolhimento e reflexões sobre a saúde

Aula Inaugural da FPP marca início do semestre com acolhimento e reflexões sobre a saúde


Estamos On-line +55 41 9585-0084