A Semana Pedagógica da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) teve início nesta quarta-feira (4). Com reuniões, oficinas e palestras, o evento é realizado com o intuito de planejar o semestre e promover a capacitação docente.
Segundo a diretora acadêmica, professora Elaine Rossi, a Semana cumpre um papel estratégico para as atividades semestrais. “Conseguimos definir rumos, construir ações coletivamente e trocar experiências. É também um momento para integrar os novos professores, fazendo o acolhimento adequado que a FPP sempre se preocupa em fazer”, afirma.
Diretora-geral da instituição, a professora Patrícia Forte Rauli destaca que a programação da Semana foi estruturada a partir das diretrizes do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), que organiza a formação docente por etapas. “Essa política institucional divide a formação em quatro fases, que contemplam desde o professor ingressante até o professor com mais de cinco anos de casa. Dessa forma, o docente vai estudando e desenvolvendo competências em cada um dos níveis de formação”, explica.
Uma das docentes recém-chegadas é a Fabiana Sanson Zagonel, do curso de Enfermagem. Egressa da FPP, ela pretende passar adiante um pouco do que aprendeu aqui. “Tô muito entusiasmada, é uma mistura de emoções. Quero poder fazer a diferença em sala de aula, ensinar e continuar aprendendo”, conta.
Ao longo da Semana, os docentes vão discutir assuntos como política ambiental, curricularização da extensão, inserção da pesquisa na graduação, entre outros.

Momento de celebrar
O início da Semana Pedagógica também foi marcado por comemorações pelas conquistas acadêmicas mais recentes, como a nota 5 do curso de Medicina no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). “Apenas 49 instituições de ensino do país conquistaram a nota máxima. Dessas, apenas 9 são instituições privadas e nós somos uma delas”, enfatizou Patrícia, diretora-geral, na abertura do evento.
Outro destaque foi a renovação de reconhecimento do curso de Psicologia. O processo, que é feito pelo Ministério da Educação (MEC) a cada três anos para revalidar a permissão de oferta do curso, também trouxe bons resultados: o curso da FPP obteve nota 5, conceito máximo da avaliação.
Na pesquisa, a FPP também iniciou o ano com muitos motivos para comemorar. Os dois programas de pós-graduação foram bem avaliados pela Capes, com nota 6 para o de Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente (Biotec) e nota 4 para o de Ensino das Ciências da Saúde (PECS). Já a revista científica “Espaço para a Saúde” subiu sua classificação para Qualis CAPES A2, uma das mais elevadas no sistema de avaliação de periódicos científicos nacionais.
“São resultados de um esforço coletivo, que mostram a excelência da nossa formação, do nosso corpo docente e técnico-administrativo”, comemora a diretora.

Volta às aulas
As aulas do 1º semestre letivo iniciam no dia 09 de fevereiro apenas para os acadêmicos de Medicina. Já os outros cursos retornam a partir de 23 de fevereiro.
Após o retorno de todos os cursos, a FPP fará uma programação voltada às boas-vindas dos alunos calouros e veteranos. Todas as informações serão divulgadas em breve.


