Em setembro, a professora Dra. Lia Melo de Almeida, docente da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), foi homenageada pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR). A honraria fez parte da plenária realizada pelo Conselho em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado mundialmente em 25 de setembro.
A trajetória da professora Lia está estreitamente relacionada com a própria história do curso de Farmácia da FPP. Foi ela quem ministrou a aula inaugural da primeira turma e, desde então, vem contribuindo de forma significativa para a formação de gerações de farmacêuticos. Muitos de seus ex-alunos hoje também são docentes da instituição, perpetuando a dedicação e o compromisso que marcam sua atuação.

Na menção realizada durante a plenária, o CRF-PR destacou os mais de 40 anos de carreira da professora, formada pela UFPR, ressaltando sua contribuição no ensino, na defesa da profissão farmacêutica e na promoção da saúde pública. “Mais do que reconhecer a sua trajetória, essa honraria simboliza o respeito e a gratidão a todos os farmacêuticos que dedicam sua vida ao cuidado com a saúde. Como professora, formou gerações de profissionais, lutou por melhores condições de trabalho; e como colega de profissão inspira com coragem, ética e sensibilidade”.
A docente compartilha que receber esta homenagem do CRF-PR pelo Dia Internacional do Farmacêutico, foi um momento ímpar em sua vida: “Os meus 40 anos de formada, completados neste ano, foram coroados com muita honra e emoção. Ao longo desta caminhada tive alguns momentos difíceis, desafiadores, mas muitos outros de grandes conquistas pessoais e coletivas”.
“Tenho muito orgulho de ser farmacêutica e tenho procurado, ao longo dos 16 anos de FPP, passar isso para os nossos estudantes, para que eles também tenham muito orgulho da profissão que escolheram e da instituição que os formou. Compartilho esta homenagem com todos que trilharam este caminho junto comigo, pois ninguém conquista nada sozinho”, completa.

A homenagem à professora Lia Almeida representa não apenas o reconhecimento de sua caminhada, mas também a valorização de todos os farmacêuticos que, com amor e dedicação, fazem da profissão um compromisso permanente com a vida.