Carolina Cardoso de Mello Prando

Linhas de Pesquisa
Doenças Complexas e Oncogenética – Medicina Molecular e Bioinformática
Resumo
Estudo genética das Doenças Raras, com foco nos Erros Inatos da Imunidade (EII). Os EII cursam com maior suscetibilidade a infecções, autoimunidade, autoinflamação, alergias e câncer e menos de 10% dos casos sugestivos de EII no mundo têm diagnóstico. Meus projetos buscam: conhecer a epidemiologia dos EII, identificar novos genes associados e promover o diagnóstico precoce dessa doenças, compreender a influência da genética humana nas infecções bacterianas, virais e fúngicas e identificar novos alvos terapêuticos para desenvolver tratamentos específicos para os EII. O conceito da Medicina Translacional está presente em todos os projetos desenvolvidos pela minha equipe e os alunos terão a oportunidade de vivenciar o impacto do conhecimento gerado pelos seus experimentos de laboratório transformando vidas na prática clínica.
My research aims to identify genetic causes of Rare Diseases, focusing on Inborn Errors of Immunity (IEI). IEIs present with increased susceptibility to infections, autoimmunity, autoinflammation, allergies and cancer, and less than 10% of the suggestive cases of IEI worldwide are diagnosed. My projects seek to: learn about the epidemiology of IEI, identify new associated genes and promote the early diagnosis of these diseases, understand the influence of human genetics on bacterial, viral and fungal infections and identify new therapeutic targets to develop specific treatments for IEI. The concept of Translational Medicine is present in all projects developed by my team and students will have the opportunity to experience the impact of the knowledge generated by their experimental research transforming lives in clinical practice.
Mi investigación se concentra en el Estudio genético de Enfermedades Raras, con foco en Errores de Inmunidad Congénita (EII). Los individuos con EII son más susceptibles a infecciones, autoinmunidad, autoinflamación, alergias y cáncer, y menos del 10% de los casos sugestivos de EII en el mundo son diagnosticados. Mis proyectos buscan: conocer la epidemiología de la EII, identificar nuevos genes asociados y promover el diagnóstico precoz de estas enfermedades, comprender la influencia de la genética humana en las infecciones bacterianas, virales y fúngicas e identificar nuevas dianas terapéuticas para desarrollar tratamientos específicos para la EII . El concepto de Medicina Traslacional está presente en todos nuestros proyectos y los estudiantes tendrán la oportunidad de experimentar el impacto del conocimiento generado por sus experimentos de laboratorio transformando vidas en la práctica clínica.

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

• Amplo Centro de Convivência e Alimentação