Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme – CFM

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme – CFM

O curso de graduação em Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe conquistou acreditação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme – CFM). O certificado reconhece que o ensino médico da instituição possui um padrão adequado e rigoroso de qualidade, mantendo o compromisso e dedicação com a formação médica.

Na região sul do país, até 2023, somente cinco escolas médicas possuíam o selo. A partir de 2024 a Faculdades Pequeno Príncipe passa a compor esse grupo de instituições, conforme explica a vice-coordenadora do curso de Medicina, prof. Me. Mariana Xavier. “Quando passamos por essa avaliação recebemos um selo de qualidade do CFM que nos dá destaque e reforça o nosso compromisso com a educação médica e nos aproxima ainda mais do principal órgão de medicina do país.”

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, essa conquista também abre caminho para a internacionalização. A partir de 2023, o SAEME tornou-se a instituição autorizada pelo World Federation for Medical Education para credenciar escolas médicas. “Isso nos abre uma janela de acesso aos Estados Unidos e Canadá, oferecendo aos nossos estudantes a oportunidade de realizar pós-graduação e exercer a medicina no exterior, algo que nossos estudantes almejam muito.”, enfatizou a professora.

Processo de Avaliação

A instituição iniciou o processo de análise no início de 2023 e recebeu visita externa em setembro. A avaliação é realizada por uma equipe independente e atende a critérios internacionais que compreende quatro etapas: processo de inscrição voluntário, autoavaliação, avaliação externa e emissão de parecer. O cadastramento online abrange as áreas de: gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. Já a segunda etapa consiste na visita da comissão de avaliação, composta por quatro avaliadores, sendo três docentes e um discente.

No parecer de acreditação do curso, a equipe de avaliação destaca boas práticas realizadas dentro da Faculdades Pequeno Príncipe, tais como: a existência da comissão própria de avaliação e suas atividades, juntamente com a divulgação de resultados; o sistema de avaliação dos cursos de medicina, que inclui uma comissão de avaliação de testes e avaliação de OSCE, além da análise de avaliação em grupos de planejamento; e a integração entre ensino e serviço, juntamente com as ações de responsabilidade social e a integração com o Hospital Pequeno Príncipe.

Sobre o Saeme-CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio de especialistas da área médica, desenvolveu e implementou, em 2016, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) para reafirmar os compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País, por meio de um processo avaliativo transparente e independente.

 

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+140

Cursos e serviços ofertados todos os anos.

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Centro de Convivência e Alimentação
  • Biblioteca
  • Laboratórios multidisciplinares
  • Equipamentos e simuladores de última geração

Últimas Notícias

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença


Estamos On-line +55 41 9585-0084