O curso de graduação em Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe conquistou acreditação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme – CFM). O certificado reconhece que o ensino médico da instituição possui um padrão adequado e rigoroso de qualidade, mantendo o compromisso e dedicação com a formação médica.
Na região sul do país, até 2023, somente cinco escolas médicas possuíam o selo. A partir de 2024 a Faculdades Pequeno Príncipe passa a compor esse grupo de instituições, conforme explica a vice-coordenadora do curso de Medicina, prof. Me. Mariana Xavier. “Quando passamos por essa avaliação recebemos um selo de qualidade do CFM que nos dá destaque e reforça o nosso compromisso com a educação médica e nos aproxima ainda mais do principal órgão de medicina do país.”
Além do reconhecimento pela qualidade da educação, essa conquista também abre caminho para a internacionalização. A partir de 2023, o SAEME tornou-se a instituição autorizada pelo World Federation for Medical Education para credenciar escolas médicas. “Isso nos abre uma janela de acesso aos Estados Unidos e Canadá, oferecendo aos nossos estudantes a oportunidade de realizar pós-graduação e exercer a medicina no exterior, algo que nossos estudantes almejam muito.”, enfatizou a professora.
Processo de Avaliação
A instituição iniciou o processo de análise no início de 2023 e recebeu visita externa em setembro. A avaliação é realizada por uma equipe independente e atende a critérios internacionais que compreende quatro etapas: processo de inscrição voluntário, autoavaliação, avaliação externa e emissão de parecer. O cadastramento online abrange as áreas de: gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. Já a segunda etapa consiste na visita da comissão de avaliação, composta por quatro avaliadores, sendo três docentes e um discente.
No parecer de acreditação do curso, a equipe de avaliação destaca boas práticas realizadas dentro da Faculdades Pequeno Príncipe, tais como: a existência da comissão própria de avaliação e suas atividades, juntamente com a divulgação de resultados; o sistema de avaliação dos cursos de medicina, que inclui uma comissão de avaliação de testes e avaliação de OSCE, além da análise de avaliação em grupos de planejamento; e a integração entre ensino e serviço, juntamente com as ações de responsabilidade social e a integração com o Hospital Pequeno Príncipe.
Sobre o Saeme-CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio de especialistas da área médica, desenvolveu e implementou, em 2016, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) para reafirmar os compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País, por meio de um processo avaliativo transparente e independente.