Início das novas turmas da Residência Multi e Profissional Enfermagem

Início das novas turmas da Residência Multi e Profissional Enfermagem

Em março/2024, a Faculdades Pequeno Príncipe deu início às aulas da XII Turma do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. A nova turma conta com 33 especializandos, 9 da Residência Multi, que englobam as áreas de biomedicina, farmácia e psicologia, e 24 da Residência Uniprofissional em Enfermagem.

O Programa de Residência em Saúde da Criança e do Adolescente da FPP acolhe estudantes de diversas regiões do país, bem como egressos dos cursos de graduação da instituição, todos em busca de uma oportunidade de vivenciar a rotina de uma instituição referência na saúde.

Gabrielle Pontes (26) é enfermeira e veio do Maranhão para cursar a residência. Ela afirma que um dos fatores determinantes para sua decisão foi o patamar ocupado pela Complexo Pequeno Príncipe dentro da área da saúde: “Vi, através da Faculdades Pequeno Príncipe, uma oportunidade ímpar em aprofundar os meus conhecimentos em um ambiente facilitador, especializado e com profissionais competentes”, compartilha a enfermeira.

Os estudantes dos dois Programas têm aulas gerais juntos, enquanto os conteúdos específicos são ministrados separadamente. Já inserida na realidade da residência, Gabrielle conta que supriu suas expectativas. “começos de novos ciclos são sempre muito significativos, ainda mais quando eles são movidos pela conquista de um sonho que exige rupturas extremas. Foi muito difícil sair do Maranhão, pois é lá que meus amigos e núcleo familiar residem. Entretanto, apesar da saudade, têm sido muito gratificante e inspirador o início da residência. As experiências, os profissionais e os ambientes, com os quais tive contato até o momento, só confirmaram minhas expectativas e mostraram novas perspectivas, demonstrando que como residente da FPP posso ir além do que imaginei e terei apoio institucional para tal”, declara.

Sobre escolher o Programa de Residência Profissional Enfermagem, a enfermeira compartilha: “durante o meu processo de formação tive contato com profissionais da área da saúde da criança e do adolescente excepcionais, que se dedicam com paixão e afeto a área e me sensibilizaram para a importância do cuidado humanizado com essa população. Entre elas, minhas ex’s docentes Francisca Georgina e Jeanine Porto, que me abriram os olhos para a importância e a influência do contato com profissionais capacitados, tal qual a diferença que eles fazem na formação de profissionais qualificados. Através da perspectiva desses profissionais e suas capacidades didáticas de transmitirem seus conhecimentos de forma sensível, me encantei pela área e pelo mundo de sorrisos singelos e brincadeiras mesmo em meio a dor, desafios inerentes aos cuidados, a curiosidade e os modos singulares de perceber e viver a vida e o processo saúde-doença das crianças e adolescentes.”

Quem também viu na residência uma oportunidade de seguir em uma instituição de prestígio foi a egressa do curso de biomedicina, Letícia Nominato (22): “ao final do terceiro ano de graduação eu havia decidido que realmente queria fazer a residência, por diversos motivos, dentre eles a oportunidade de aplicar e aprofundar meus conhecimentos em um cenário essencialmente prático e variado, uma vez que os residentes atuam em diversos campos, diferentemente de outras pós-graduações da área biomédica. Além disso, poder conhecer ainda mais sobre o Complexo Pequeno Príncipe foi uma perspectiva que me encantou, ter como local de aprendizado um hospital extremamente reconhecido e prestigiado no mundo todo é uma oportunidade única, que eu não poderia deixar passar. Poder praticar a minha profissão, aprender ainda mais e fazer tudo isso no cenário da pediatria do Complexo Pequeno Príncipe, o qual é muito bem estabelecido, me motivou a fazer essa escolha”.

Formada recentemente com bolsa integral pelo ProUni, a biomédica afirma que a instituição a surpreendeu com todas as oportunidades que disponibiliza para os acadêmicos: “não sabia muito sobre os valores da instituição e nem sobre o Complexo Pequeno Príncipe, no decorrer da graduação fui descobrindo todas as oportunidades que teria ali dentro  A FPP me oportunizou dispor de uma grade curricular com matérias direcionadas ao mercado de trabalho assim como assuntos relacionados à metodologia científica. Por 2 anos fiz parte de projetos de Iniciação Científica que me desenvolveram muito como profissional. Além disso, participei de Ligas, projetos de Extensão, gestões do Centro Acadêmico de Biomedicina e monitorias que agregaram bastante na minha formação”, declara.

Leticia conta que apesar de ser apenas o início, os residentes já foram contextualizados acerca de como é estruturada essa jornada: “iniciamos a residência há poucos dias, mas já me sinto muito motivada e acolhida por todos os profissionais com os quais tive contato. Já na primeira semana conhecemos as comissões em saúde que atuam no HPP, entendemos o funcionamento da rotina de atuação prática e de aulas teóricas e tivemos contato com as residentes já inseridas no programa para que possamos nos sentir preparadas para iniciar, na prática, essa nova etapa. Começos são desafiadores, porém, quando existe um suporte os processos se tornam mais fáceis, e com a residência não é diferente”, afirma a biomédica.

A residente do Programa de Residência Multi também  menciona a qualidade do corpo docente da Faculdades Pequeno Príncipe: “durante os 4 anos de graduação em Biomedicina tive aulas com profissionais excelentes, com os quais aprendi não só os assuntos específicos da área, mas também como estudar e aprender, onde pesquisar, além de diversas técnicas. Fui muito feliz dentro da FPP, conheci pessoas incríveis e me descobri como profissional da saúde!”, enfatiza Leticia.

Dicas valiosas

Para finalizar com chave de ouro, Gabrielle e Leticia deixam suas dicas para quem sonha em fazer carreira na área da saúde.

Gabrielle ressalta que o caminho será cheio de desafio, mas vale a pena persistir: perseverança e dedicação. O processo não é linear, a vida é dinâmica e nem sempre os nossos planos saem como planejado, mas se você tem um objetivo e sabe que é aquilo que você realmente almeja, persista no seu sonho.  Não foi a minha primeira tentativa no programa de residência da FPP, no ano de 2022 também havia tentado ingressar em 2023, porém sem êxito. Portanto, não deu certo? Não desista. Recomece, replaneje, reveja suas estratégias, pondere suas fragilidades e persista. Como diria Nietzsche ‘Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos”, declara.

Leticia destaca a importância de aproveitar todas as oportunidades que surgem: “para quem sonha em ingressar na área da saúde eu desejo todas as mais incríveis experiências que esse mundo pode propiciar, que são muitas, seja qual for o curso escolhido. E deixo como conselho que aproveite as oportunidades de aprendizado que surgirem no caminho, pois um novo conhecimento é sempre enriquecedor, e não desista dos seus objetivos dentro da profissão, por mais desafiadores que pareçam, eles são possíveis e são alcançáveis, faça a sua parte da melhor maneira possível e tudo vai dar certo”, aconselha a biomédica.

 

A Residência na FPP

A Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) integra o Complexo Pequeno Príncipe composto por três unidades que atuam em conjunto pela saúde, formando a tríade Assistência (Hospital Pequeno Príncipe), Pesquisa (Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) e Ensino (FPP).

Ao longo dos seus 20 anos de atuação, a FPP conquistou destaque na educação superior, cujo ensino é dedicado exclusivamente à área da saúde. Entre os objetivos da instituição está o comprometimento com a excelência da formação e com a investigação científica. Sendo assim, além dos cursos de graduação, a FPP também oferece Especializações, Mestrado, Doutorado, Residências e Cursos de Extensão.

Foi em 2012, que a FPP recebeu credenciamento dos Ministérios da Educação e da Saúde para oferecer os Programas de Residência nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia. De lá para cá diversas turmas de residentes se formaram e as vagas são sempre muito disputadas.

 

Sobre os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente e Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

Há 12 anos a Faculdades Pequeno Príncipe conta com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente, voltado para os profissionais da área de Biomedicina, Farmácia e Psicologia; bem como o Programa de Residência em Área Profissional Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, direcionado para profissionais de Enfermagem.

Em ambos os programas, a atuação acontece em sistemas e serviços integrados em Rede, abordando as diferentes especificidades pediátricas para atuação profissional individual e coletiva.

Além disso, há a integração dessas duas residências com a atenção à saúde, ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, promovendo a participação e o controle social, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Temos bolsas de estudo de até 100% pelo ProUni

Utilize o FIES ou bancos parceiros para financiar seu curso ou conheça o programa de bolsas e descontos da FPP.

#souFPP

COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

A FPP é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, e tem papel estratégico em todas as ações desenvolvidas no Hospital e no Instituto de Pesquisa. Há quase um século, o Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento a crianças e adolescentes de todo país.

+100

Anos do Hospital Pequeno Príncipe

+20

Anos da Faculdade Pequeno Príncipe

+140

Cursos e serviços ofertados todos os anos.

Conheça a infraestrutura da Faculdade Pequeno Príncipe

Localizada no Centro de Curitiba, em uma região tranquila e de fácil acesso, a Faculdades Pequeno Príncipe concentra suas atividades em 7 blocos com uma estrutura pensada e construída com o objetivo de estimular a atividade e a criatividade intelectual dos acadêmicos. Contribuindo assim para uma formação profissional baseada em conceitos teóricos e práticos, uma vez que as aulas desenvolvidas nesses locais propiciam aos acadêmicos a vivência prática do conteúdo abordado nas disciplinas.

  • Centro de Convivência e Alimentação
  • Biblioteca
  • Laboratórios multidisciplinares
  • Equipamentos e simuladores de última geração

Últimas Notícias

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Faculdades Pequeno Príncipe Inaugura Centro de Convivência e Alimentação com Restaurante Escola

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

Alunas da FPP se destacam em publicação de Oncologia

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença

A caminho da erradicação da tuberculose: Seminário promove debate sobre perspectivas da doença


Estamos On-line +55 41 9585-0084