Katherine Athayde Teixeira de Carvalho

Linhas de Pesquisa
Terapia Celular e Farmacológica – Neurociências
Resumo
Minha linha de pesquisa é em terapias avançadas e biotecnologia celular em medicina regenerativa, com foco em doenças neurodegenerativas e do neurodesenvolvimento; incluindo o desenvolvimento de novas terapias baseadas em células: células-tronco, precursores neurais, exossomos, bem como o desenvolvimento de terapias de miRNAs a partir de células-tronco, configurando o desenvolvimento de terapias avançadas. A linha integra nanotecnologia para uma abordagem no desenvolvimento de nanoestruturas para liberação de células ou fármacos. Nesse contexto, novas tecnologias são associadas, como a bioimpressão. A pesquisa abrange desde modelos pré-clínicos: in vivo e in vitro até a translação do bioprocesso desenvolvido para o estudo clínico. Estudantes de diferentes áreas da saúde são bem-vindos desde a graduação até o pós-doutorado.
My line of research is in advanced therapies and cell biotechnology in regenerative medicine, with a focus on neurodegenerative and neurodevelopmental diseases; this includes the development of new cell-based therapies: stem cells, neural precursors, exosomes as well the development of miRNA therapies from stem cells configuring the development of advanced therapies. The line integrates nanotechnology for an approach in the development of nanostructures to the cell or drug delivery. In this context, new technologies are associated, such as bioprinting. The research ranges from preclinical models: in vivo and in vitro to translation from the developed bioprocess to the clinical study. Students from different areas of health are welcome from graduation to post-doctorate.
Mi línea de investigación es en terapias avanzadas y biotecnología celular en medicina regenerativa, con foco en enfermedades neurodegenerativas y del neurodesarrollo; incluyendo el desarrollo de nuevas terapias basadas en células: células madre, precursores neurales, exosomas, así como el desarrollo de terapias de miRNAs a partir de células madre, configurando el desarrollo de terapias avanzadas. La línea integra nanotecnología para un abordaje en el desarrollo de nanoestructuras para la liberación de células o fármacos. En este contexto, se asocian nuevas tecnologías, como la bioimpresión. La investigación abarca desde modelos preclínicos: in vivo e in vitro hasta la traducción del bioproceso desarrollado para el estudio clínico. Los estudiantes de diferentes áreas de la salud son bienvenidos desde pregrado hasta posdoctorado.

+ 400

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição