O Prof. Me. Henrique de Aguiar Wiederkehr, docente do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe, foi contemplado com o prêmio Professor Dr. Osvaldo Malafaia, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. O reconhecimento veio pelo trabalho intitulado Liver Transplantation in Patients with Primary Sclerosing Cholangitis: A Multicentric Study, um estudo multicêntrico que analisou diversos transplantes de fígado num período de mais de dez anos.
O prêmio, de âmbito nacional, reconhece o melhor artigo submetido à Revista Científica ABCD, referência no arquivamento de pesquisas de cirurgias do aparelho digestivo, durante o ano de 2023. A entrega do prêmio aconteceu durante o Gastrão, maior congresso de cirurgia do aparelho digestivo do Brasil, que realizou-se entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, em São Paulo.
“Essa conquista é muito significativa para a minha carreira. Vale destacar que esse trabalho foi minha tese de mestrado, então finalizamos essa etapa com chave de ouro”, comentou o Drº Wiederkehr.
O docente explicou que o estudo multicêntrico analisou mais de 1.300 transplantes de fígado ao longo de mais de dez anos, resultando num trabalho inédito tanto no Brasil quanto na América Latina. A pesquisa contou com a colaboração de diversos profissionais e serviços, sendo um esforço conjunto que envolveu coautores e orientadores. O professor agradeceu a todos os envolvidos, destacando a importância da contribuição de cada um para a conquista. “A gente avaliou o transplante de fígado como tratamento definitivo para colangite esclerosante primária, uma doença autoimune rara, e os resultados de transplantes de fígado nesse tipo de paciente se aproximaram muito de resultados quando o transplante de fígado é por outras causas, se mostrando como uma terapia eficaz e segura”, afirma o médico.
A conquista do Dr° Wiederkehr não apenas enriquece sua carreira acadêmica e profissional, mas também reflete a qualidade do corpo docente da Faculdades Pequeno Príncipe, cujo compromisso é oferecer o melhor ensino na área da Saúde.