Biblioteca da FPP amplia acervo físico e virtual

Com o objetivo de suprir as necessidades acadêmicas dos estudantes e professores, a Biblioteca da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) está em constante evolução. No segundo semestre de 2024, mais de 70 mil reais foram investidos na aquisição de novos livros para o acervo físico da instituição.

Anualmente, são realizadas duas grandes compras de livros físicos: no primeiro e segundo semestre letivo. A seleção das obras adquiridas é baseada nas demandas apresentadas pelos docentes, a partir de uma pesquisa junto aos coordenadores de curso, com foco especial em atualizar a bibliografia básica de cada disciplina e garantir que os volumes que não constam na biblioteca virtual estejam disponíveis para empréstimos e consultas locais.

Biblioteca Virtual FPP

Além das aquisições físicas, o acervo digital da Biblioteca da FPP também foi ampliado significativamente, passando de 6.800 para mais de 13.000 títulos, abrangendo as diversas áreas da saúde. “Temos muitas obras na biblioteca virtual, o que ajuda a suprir as demandas de forma mais rápida e acessível”, comenta a bibliotecária Maria Isabel Schiavon Kinasz.

Maria Isabel explica que, para facilitar o acesso, todos os recursos da Biblioteca virtual foram compilados em uma única plataforma de pesquisa – Sistema Pergamum. Desta forma, ao buscar por um título ou artigo, o estudante encontra os e-books e periódicos em um só lugar, o que garante uma experiência ágil e completa.

Para contemplar os novos alunos que ainda não possuem familiaridade com a ferramenta ou têm dúvidas sobre como acessar e renovar empréstimos on-line, a Biblioteca oferece tutoriais e dicas disponíveis na própria plataforma.

Empréstimos Biblioteca FPP

Os acadêmicos e docentes podem emprestar até quatro livros físicos por vez, com prazo de sete dias para devolução, e a possibilidade de renovação por até cinco vezes, caso não haja reserva. Essa flexibilidade é essencial para garantir que todos tenham acesso aos materiais.

Os exemplares recém adquiridos estão disponíveis na Biblioteca, localizada no Bloco 1 (Avenida Iguaçu, 333), com os títulos selecionados expostos nas primeiras estantes a fim de facilitar a visualização.

Os coordenadores de curso são notificados assim que os livros novos chegam ao acervo, o que facilita o uso eficiente dos exemplares. “A partir do momento em que o livro está catalogado, o professor responsável pelo pedido é informado, e os alunos já podem começar a utilizar”, destaca Maria Isabel.

A aquisição de novos livros e a melhoria na integração dos sistemas de pesquisa reflete o compromisso da FPP com a excelência acadêmica, oferecendo recursos cada vez mais completos e acessíveis para a formação dos futuros profissionais da área da saúde.

Mestres e Doutores formados pelos programas de Stricto Sensu da instituição

• Amplo Centro de Convivência e Alimentação