Com 107 artigos publicados desde 2019 até julho de 2025, o GR-SaBio — Grupo de Revisões em Ensino em Ciências da Saúde e Biotecnologia é uma das iniciativas de maior impacto na formação científica da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP). O grupo, que conta com a participação ativa de pesquisadores e estudantes do IPP, é coordenado por Rosiane Guetter de Mello e reúne quinzenalmente professores, mestrandos, doutorandos, residentes e graduandos para a produção colaborativa de revisões científicas.
Desde sua criação, o GR-SaBio tem como missão instrumentalizar a comunidade acadêmica da área da saúde e do ensino para desenvolver artigos científicos de revisão, com o objetivo de ampliar a produção científica dos programas de pós-graduação da FPP. Os encontros ocorrem de forma remota, sempre com apresentações, oficinas ou discussões sobre etapas e metodologias aplicadas às revisões sistemáticas, integrativas e outros formatos.
Os resultados do grupo são expressivos: até maio de 2025, os artigos publicados pelo GR-SaBio já acumularam 967 citações no Google Scholar, um reflexo direto da qualidade e relevância dos temas abordados. Em 2025, foram publicados 12 novos artigos.

O grupo é aberto a todos os interessados — sejam alunos da graduação, residentes, mestrandos, doutorandos ou professores, vinculados à FPP, ao IPP ou a outras instituições. “Não definimos temas nem restringimos quem pode participar. Nosso propósito é formar pesquisadores mais capacitados e conscientes da importância da produção de evidências científicas”, explica Claudia Oliveira, que é pesquisadora do IPP e professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da FPP, uma parceria com o IPP.
A metodologia adotada varia conforme o tipo de revisão, mas todas as produções seguem rigorosamente etapas de busca e análise sistemática da literatura científica. Os temas são definidos pelos próprios participantes, conferindo diversidade aos artigos — que abrangem desde biotecnologia e educação em saúde até genômica e assuntos clínicos diversos.

Além da formação técnica, o grupo também oferece uma vivência prática sobre o processo editorial, aprimorando o senso crítico dos participantes e incentivando o pensamento científico. “Essa iniciativa fortalece a cultura da escrita e da revisão científica desde a graduação até o doutorado. É um espaço de aprendizado contínuo e colaborativo”, destaca Rosiane Guetter Mello, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da FPP e pesquisadora colaboradora do IPP.
Interessados em participar podem ser indicados por colegas ou orientadores. O GR-SaBio não impõe metas numéricas, mas segue crescendo de forma orgânica, impulsionado pela troca entre diferentes níveis de formação e pela busca comum por excelência acadêmica.
