Curricularização
O Ministério da Educação estabeleceu por meio da Resolução n0 7 de 18 de dezembro de 2018, as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Conceitualmente definida como “[…] atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.
As atividades de extensão, expressas como práticas diferenciadas junto à sociedade, contribuem para a formação integral do estudante-cidadão, nas dimensões profissional e pesquisador, ético, crítico e responsável, negociador, construtivo e transformador, respeitando e promovendo a interculturalidade; por meio de iniciativas e ações que expressem o compromisso social, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena, com incentivo à atuação da comunidade acadêmica e técnica no enfrentamento das questões da sociedade. Contribui ainda, para produção e a construção de conhecimento atualizado e coerente, voltado para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável, e em consonância com a realidade.
Nesse sentido, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), como Instituição de Ensino Superior (IES) com expertise na área de Saúde, cumpre o compromisso social com a sistematização do saber, do ser e do fazer, articulados com o sistema de saúde do país e com o desenvolvimento profissional, com olhar atento ao seu contexto e impacto para a resolubilidade dos problemas de saúde.